Como melhorar a entrega no seu e-commerce: 3 Dicas Infalíveis

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O aumento da competitividade dentro do mercado de trabalho não fica restrito a somente uma área de atuação, atingindo diversos setores da economia. Em vista disso, as empresas estão buscando outras formas de atração aos seus produtos, como as vendas online, por exemplo. Nesse cenário, surge uma demanda que ocupa cada vez mais espaços: a entrega para e-commerce.

Tenha sempre em mente que um dos principais critérios que um cliente usa para voltar ou não a comprar no seu e-commerce, é o tempo de espera pelo seu produto, levando em consideração se a entrega cumpriu o prazo determinado. Além disso, também é de extrema importância ter um canal de contato facilitado com o seu cliente, sempre aberto à críticas, sugestões e a qualquer tipo de opinião.

É importante sempre superar as expectativas dos seus clientes com bom atendimento e atenção redobrada durante a entrega para e-commerce, pois assim, os consumidores irão ajudar a trazer cada vez mais pessoas para o seu e-commerce. No entanto, mesmo que essa missão possa parecer algo simples de se realizar, ainda é muito comum que empresas se percam nela e, por consequência, acabam se afundando.

E se você quer saber como fazer as entregas no seu e-commerce de forma mais eficiente e para garantir melhores resultados, é muito simples! Continue a leitura deste artigo até o final e conheça as principais formas de envio utilizadas pelos e-commerces e também dicas para melhorar o processo dentro da sua empresa.

Principais formas de entrega para e-commerce

Para conseguir oferecer um serviço de entrega de qualidade dos produtos do seu e-commerce, antes de tudo é necessário estipular por qual meio será feito esse envio. Com base nisso, veja abaixo algumas das principais formas de entrega utilizadas pelas empresas brasileiras:

Correios

A estatal brasileira é a principal forma utilizada para fazer entregas em todo o território nacional. É possível firmar um contrato com a empresa que possibilita o pagamento das taxas de envio de uma única vez através de uma fatura mensal, além de poder pagar o preço de PAC em serviços como eSedex, Sedex 10 e outros serviços expressos que os Correios oferecem. No entanto, existem algumas limitações em relação à entrega, como no caso do peso das encomendas: elas só podem pesar até 30 Kg quando a entrega for normal e até 10 Kg quando for por Sedex 10, por exemplo.

Frete com transportadoras

Diferentemente do que ocorre com os Correios, o envio de uma mercadoria por transportadora não possui limites para peso, uma boa opção para empresas que vendem produtos com mais de 30 Kg. Esse tipo de serviço também fica livre das possíveis greves que podem acontecer na empresa estatal, garantindo que as suas entregas não sejam interrompidas. Entretanto, mais aspectos podem afetar no valor final do serviço, como pedágios e fragilidade da carga, o que faz com que a opção se torne mais custosa.

Entrega própria

Essa é uma excelente alternativa principalmente para quem está começando e ainda possui um raio pequeno de atuação, atendendo apenas o próprio bairro ou a cidade, por exemplo. Ter um veículo próprio para as entregas, seja um carro ou uma moto, possibilita nesses casos algo mais rápido e econômico, já que os Correios e as transportadoras normalmente seguem uma rotina de procedimentos e horários que pode fazer com que se demore até mesmo dois dias para entregar um produto a um cliente no mesmo bairro.

Retirada no local

Seguindo o mesmo exemplo apresentado no tópico anterior, caso o comprador esteja localizado próximo ao estoque da sua empresa, a retirada no próprio local se torna uma ótima alternativa, uma vez que será rápida e não será cobrado nenhum tipo de frete.

FedEx

Essa última opção é de extrema importância para quem realiza venda e entrega de mercadorias também no exterior. Através do FedEx, uma espécie de Correios internacional,  é possível enviar mercadorias para qualquer lugar do mundo. Os serviços prestados pela FedEx não apresentam qualquer restrição de tamanho, quantidade ou peso.

3 dicas para melhorar a entrega

Agora que você já conhece as principais maneiras de enviar as mercadorias para os seus clientes, chegou o momento de saber como é possível melhorar a execução de todo esse processo. Sendo assim, veja abaixo 3 dicas para melhorar a entrega do seu e-commerce:

1.     Controle do seu estoque

A primeira atitude a ser tomada quando se deseja oferecer uma entrega para e-commerce de excelência é controlar o estoque de maneira consistente e eficaz. O seu estoque deve estar sempre sincronizado com o seu site, evitando que ocorra, por exemplo, um pedido de algum produto que esteja em falta.

Com isso, baseado na sua previsão de vendas, será possível evitar que a demanda seja maior que a oferta e, por consequência, o processo de entrega demore.

2.      Possibilidade de rastreamento

Outro aspecto que hoje em dia nem chega mais a ser considerado um diferencial e sim uma obrigação dos e-commerces, é a possibilidade de rastreamento da mercadoria durante o período de entrega. Desse modo, cada etapa do envio, desde o seu faturamento até a chegada ao destinatário final, pode ser acompanhada remotamente.

Isso garante que o seu cliente tenha uma maior comodidade e saiba se a encomenda está realmente a caminho.

3.     Utilização de embalagens resistentes

De acordo com o relatório de 2016 TIC Domicílios, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), organização que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), um dos principais medos do consumidor quando se trata de compras online é a questão do recebimento da mercadoria e se ela está com algum dano.

Diante desse cenário, sempre escolha embalagens com a máxima resistência possível. Além disso, também é recomendado preencher os espaços que possam ficam vazios com isopor ou jornal, isso evita deslocamentos dentro da embalagem e, consequentemente, danos.

De uma maneira geral, a parte de entregas dentro de um e-commerce pode definir se um cliente voltará a fazer uma compra no seu site ou se nunca mais irá querer nem ouvir o nome da sua empresa. Com isso, estude todas as possibilidades e veja qual melhor se encaixa para o seu negócio, fazendo com que a entrega para e-commerce seja um dos seus pontos fortes.

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