3 dicas para garantir a segurança do seu estoque

Segurança no estoque

A grande maioria das empresas que dependem de vendas, sobrevivem da comercialização de produtos ou mercadoria. O que significa precisar de um estoque para garantir o abastecimento da produção. Um pedido realizado de um produto em falta, pode ser fatal para a satisfação do cliente, ou melhor, para a insatisfação dele. E quando uma empresa armazena produtos, ela tem que se responsabilizar pela qualidade e segurança deles. Se ter um espaço suficiente para armazenagem já é difícil para muitos negócios, imagina mantê-los protegidos.

Um estoque desprotegido pode ocasionar em perdas e prejuízos financeiros. A contratação de um seguro é fundamental, ele pode ajudar a repor perdas acidentais. Mas prevenir é sempre melhor do que remediar.

Antes de descobrir as três formas mais eficientes de proteger seu estoque, confira algumas ações bastante básicas, mas muitas vezes esquecidas.

Passos básicos para um estoque eficaz

  • Verifique e tenha controle de todos os produtos recebidos;
  • Coloque rótulos em tudo;
  • Tenha conhecimento e acompanhe as datas de validades;
  • Defina um limite para seu estoque, seu espaço não é infinito;
  • Monitore constantemente com as ferramentas que você tiver;
  • Mantenha as prioridades sob fácil acesso;
  • Busque ajuda profissional se tiver dificuldade.

Se mesmo após seguir os passos acima, o seu negócio demandar soluções mais eficientes, analise as 3 dicas abaixo e escolha a melhor para você.

1. Armazenamento adequado

O depósito ideal é aquele se supre as necessidades básicas de armazenagem do seu produto. Se você vende produtos secos, perecíveis ou equipamentos de energia, por exemplo, seu espaço deve seguir regras rigorosas para mantê-los seguros e protegidos.

Produtos de mercados e mercearias, são perecíveis que necessitam de acondicionamento rígido, alguns itens terão que ser armazenados sob determinadas temperaturas.

Já máquinas, eletrônicos e equipamentos sensíveis, requerem outro tipo de armazenagem e podem necessitar de travas de segurança.

E se o seu negócio oferece uma variedade de produtos, o depósito deve ser capaz de estocar todos, respeitando suas devidas condições e divisões. 

2. Tecnologia

Roubos, furtos e perdas são comuns em depósitos mal instalados. Não importa qual seja seu ramo, implementar procedimentos de segurança vai proteger o estoque. Softwares, câmeras de segurança e alarmes são indispensáveis. Em alguns casos, você também pode investir em de detectores de metal nas portas ou ímãs antirroubo colocados em determinado estoque. Pode parecer uma alternativa rígida, mas acredite, necessária.

O investimento em tecnologia possibilita manter o estoque em uma área monitorada e trancada. Além disso, existem softwares perfeitos para ter um inventário de tudo que entra e sai do depósito, identificando quaisquer itens que possam vir a faltar.

3. Sistema de controle de estoque

Essa opção sem dúvida é a que mais irá manter seu estoque organizado e seguro. Depender de processos manuais abre margens para o erro, por isso, ter um sistema de controle para administrar seus produtos e mercadorias ajudará sua equipe.

Ter um sistema de controle de estoque fará com que seu time saiba exatamente o que tem e o que não tem. A automatização reduz gastos e melhora a performance do time.

Para adquirir um sistema eficiente, sua empresa pode contratar um software, como citamos no item acima ou fazer melhor e contratar uma empresa terceirizada, que possui boa expertise em gerenciamento de estoque.

A MXLOG possui um sistema de controle de estoque eficiente e de alta tecnologia. Em mais de 30 anos, já ajudamos centenas de empresas a administrar melhor suas mercadorias. E engana-se quem pensa que um sistema tão robusto como esse serve apenas para grandes empresas, todas se beneficiam, inclusive as pequenas e médias empresas.

Anotações em blocos de papel ou planilhas são totalmente inseguras e ultrapassadas. Um estoque seguro é automatizado, inteligente e monitorado em tempo real. 

A MXLOG oferece a segurança que o seu estoque precisa

Conheça nosso sistema de controle de estoque e tenha: controle total e simultâneo de seus produtos e mercadorias, redução de erros em todo o processo de armazenagem, mais facilidade de implantar corretamente uma política de estoque e garanta um processo de logística mais organizado, seguro e protegido para você e para quem confia em você, seus consumidores.

Ganhe tempo, economize com erros, falhas, perdas e roubos e mantenha a competitividade da sua empresa otimizando os processos de organização de estoque.

Se quiser saber mais sobre o Sistema de Controle de Estoque da MXLOG antes de falar com um de nossos consultores, acesse aqui.

Conte com a MXLOG para proteger suas vendas!

Como evitar avarias

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana