Tomar decisões faz parte da gestão logística e da rotina diária de um ambiente corporativo. Mesmo que você não perceba, o tempo todo elas são necessárias e, por isso, é importante priorizar e compreender a responsabilidade de uma decisão.
Se mal tomada, pode ser prejudicial tanto para a gestão quanto para o pessoal de logística. Ao esforçar-se para otimizar a cadeia de suprimentos, as empresas mais bem-sucedidas encantam seus clientes com inovação e tecnologia.
Da embalagem impecável e criativa e a entrega express a outros recursos que proporcionam as melhores experiências de compras. Essas empresas vão além de apenas minimizar os erros, elas inovam e otimizam a logística da empresa.
Mas sabemos bem que nem sempre isso é fácil, demanda energia e uma série de fatores. Por falta de experiência e de profissionalização, alguns negócios caem em falhas bem possíveis de serem evitadas.
Para errar menos e otimizar mais, confira os erros mais comuns cometidos na gestão de logística. Evite-os ao máximo.
5 erros mais comuns em logística
Automação, contratação, erro de cálculo, desconhecimento do mercado e falta de indicadores, esses são os erros mais cometidos por pequenas, médias e até grandes empresas.
Falta de automação
Não levar a automação em consideração no ambiente corporativo é negar a importância dela na vida cotidiana dos seus clientes.
A automação faz parte do dia a dia de qualquer pessoa, ela está em todo lugar e impacta diretamente na forma como consumimos produtos e serviços.
Ela ajuda a economizar tempo, dinheiro e esforço, deixar de usá-la na logística é abrir brechas no acompanhamento de pedidos e remessas.
É humanamente impossível acompanhar tudo e não perder nada de vista sem um bom software para fazer backup, por exemplo.
Recursos tecnológicos servem para enfrentar e evitar problemas com atrasos, perdas e falhas, permite precisão de dados por meio de monitoramento contínuo de todas as etapas da cadeia de suprimentos, além de facilitar o trabalho em equipe, agilizar e otimizar o fluxo operacional. Sem falar na vantagem competitiva que contribui para o aumento de produtividade.
Não tem mais espaço para falhas no processo logístico com tanta tecnologia disponível. Os clientes estão exigentes e sabem das possibilidades que o mercado oferece.
Para construir relações sustentáveis e estáveis com seus compradores, invista e disponibilize tecnologia para seus times.
Má contratação
Um gerenciamento ineficiente pode derrubar suas operações. Geralmente, a falta de conhecimento e competências são os grandes responsáveis por ‘tragédias’ logísticas.
A solução para esse erro frequente é simples, chama-se boas contratações e treinamento. Não há grandes problemas em contratar sem experiência, desde que haja vontade.
Desenvolva seu pessoal, capacite-os e forme bons líderes. Uma empresa com cultura de liderança forte vai longe.
A falta de orçamento para treinar o pessoal não pode ser empecilho. Priorize a capacitação e desenvolva uma cultura de cooperação, na qual os colaboradores se enxerguem como um time onde se um erra, todos erram.
Erro de cálculo
Custos mal calculados podem sair bem caros pois acarretam perda de receita, o que não é nada bom para nenhuma empresa.
Como um bom gestor, se sua empresa ainda não tem um time tão bom nisso, contrate, terceirize ou treine pessoas com boas habilidades na área.
Não acompanhar o mercado
As tendências de mercado existem para serem acompanhadas. Se você não tem o hábito de seguir as novidades da área, é hora de se atentar a isso.
Seus concorrentes, parceiros e consumidores acompanham as tendências, pode acreditar.
Mantenha-se aberto às inovações em todas as áreas que cercam a logística. Esse é um setor que muda constantemente, quem não acompanha, fica para trás.
Desconhecer os próprios indicadores de desempenho
Para saber como evolui seu próprio negócio, é necessário colher, unir e mensurar os resultados.
Bons gestores se preocupam e analisam as métricas de desempenho da empresa e de cada área isolada. Se preocupar com isso apenas quando as coisas não vão bem pode ser tarde demais.
As demandas de logística mudam o tempo todo, portanto, sua gestão deve estar ciente das métricas de desempenho e ter algumas respostas na ponta da língua no final de um período específico.
Como saber o que funciona de fato e o que não vale a pena repetir se não existem relatórios?
É só através de monitoramento e análise que a empresa consegue mensurar sua produtividade, vendas, atendimento e qualidade de seus serviços.
Não espere as coisas desandarem para correr e tentar consertar, conhecer os próprios indicadores é antecipar-se aos erros e planejar as melhorias.
Para concluir, saiba que espaço para falhas sempre existirá, a gestão perfeita não existe. E quando se trata de logística, o aperfeiçoamento é constante, nossa área não para de evoluir.
Por isso, não trabalhe para apagar incêndios, trabalhe para minimizar as faíscas.
Aprenda com os erros, conheça seus concorrentes e tire experiências de todas as oportunidades. Diariamente, o mercado nos apresenta novas chances de desenvolvimento.