Os olhos de todo consumidor brilham quando leem o termo frete grátis. Afinal, é um benefício imenso não pagar pela entrega de uma compra pela internet, não é mesmo? Mas, você sabe como isso funciona?
É importante o empreendedor de um e-commerce considerar o fato da entrega gratuita para o consumidor. Segundo uma pesquisa da Voucher Cloud, empresa especialista em cupom de desconto, 59% dos consumidores virtuais consideram o valor do frete para fechar uma compra ou não. Ou seja, ofertar esse benefício é algo importante para alavancar suas vendas.
Claro que não dá para ficar oferecendo frete grátis a todo o tempo. Mas podem ser realizadas campanhas, de vez em quando, sem atrapalhar os seus lucros. Quer saber como? Continue acompanhando e descubra. Boa leitura!
Campanha de frete grátis, o que considerar?
Quando pensar em colocar a estratégia de frete grátis em ação, é importante tomar alguns cuidados antes. É necessário realizar análises que vão te ajudar a visualizar melhor se a campanha será positiva ou não.
Entre os pontos importantes para verificar estão:
1 – Margem de lucro
Todos os custos realizados em uma empresa colocam em risco a sua lucratividade. Portanto, é preciso fazer uma análise para ver quais serão as margens de lucro do produto para verificar a possibilidade de conceder o frete grátis ao cliente.
Por exemplo, se o seu produto custa R$100 reais e a sua margem de lucro é R$20, você deve oferecer um frete de no máximo R$20 reais.
2 – Perfil do consumidor
Dentro da sua cartela de clientes existem diversos perfis de compradores. Eles possuem padrões, necessidades e preferências diferentes. E nesse grupo existem aqueles que priorizam o frete grátis e os que são atraídos por um valor mais em conta.
Para definir o perfil do consumidor que prefere o frete grátis é preciso usar uma ferramenta para realizar a segmentação. Dessa maneira você vai conseguir estipular quais são as melhores estratégias.
As segmentações para você avaliar são:
- Valor do carrinho;
- Recorrência;
- Tipo de produto;
- Qual o canal de vendas.
Uma dica: um cliente que faz assinatura de um produto espera ansiosamente por uma campanha de frete grátis, mais do que aquele que compra somente um livro.
3 – Localização dos consumidores
Um dos pontos que mais influencia no preço da transportadora é a localização dos clientes. Conhecido popularmente como frete por km rodado. Ou seja, quanto mais distante o seu consumidor morar, mais alto será o valor da entrega.
Investir em frete grátis vale a pena para regiões em que os consumidores são muito exigentes e não gostam de pagar caro por isso. É o caso da população de São Paulo. Portanto, se você tem clientes nessa área, pode começar a pensar em campanhas de entrega gratuita.
4 – Comportamento de mercado
Estar sempre de olho na concorrência também é uma boa estratégia. Porém, não para copiar uma ação, mas para ver como e quando é possível precificar o frete para o seu cliente. Por meio dessa análise é possível ofertar algo mais atraente para o seu consumidor. Um fator que pode ser decisivo para que o cliente decida efetivar a compra.
Esses são somente alguns cuidados que devem ser considerados ao realizar uma campanha de frete grátis.
Como realizar um planejamento de campanha para frete grátis
Ao planejar uma campanha de frete grátis é preciso analisar alguns pontos:
1 – Revisão de orçamento
Essa é uma ação que serve para verificar como está o financeiro da sua empresa e se é possível realizar uma campanha de frete grátis. É preciso ver se essa decisão não irá pesar no resultado final.
Vale ressaltar que essa estratégia é definida pelo departamento de marketing da sua organização. Ou seja, deve entrar no orçamento desse setor.
2 – Diminuição de custos
Para conseguir efetivar a sua campanha de frete grátis sem impactar negativamente em seu financeiro, é preciso encontrar meios de diminuir os custos dos envios. Assim você vai conseguir colocar em prática essa estratégia, mas sem comprometer o seu resultado.
3 – Verificação do impacto de frete grátis
É recomendado fazer uma análise de como a campanha de frete grátis pode impactar seus custos. Assim você visualizará se irá precisar aumentar o preço dos produtos, para não ficar com déficit ou se não tem a possibilidade de realizar essa estratégia no momento.
Existe uma análise bastante comum, chamada conta frete. Nela é possível comparar os preços do frete que foram cobrados do consumidor no ato da venda, com os custos do frete e valor que foi pago para a transportadora. Essa é uma verificação bem comum para quem tem um e-commerce.
Realizando uma campanha de frete grátis
Uma campanha desse tipo deveria seguir os padrões acima. Porém, existem outras práticas que podem ser adotadas:
1 – Valor mínimo de compra
Essa é uma estratégia bastante comum, pois assim o cliente consome mais a cada compra que fizer para ter o frete grátis. Não existe um valor mínimo estipulado para uma pessoa consumir dentro do e-commerce. Isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa.
Porém, o ideal é que seja um valor acima do ticket médio. Por exemplo, você pode estipular que as compras acima de R$200 reais terão frete grátis para todo o Brasil.
2 – Tipo de produto
Que tal oferecer frete grátis para aqueles itens de menor saída e que os transportes não ficam tão caros? Pode ser uma boa estratégia para esvaziar seu estoque e vender bem um produto que já está parado. Os resultados podem ser melhores do que você imagina.
3 – Frete grátis por região
Você quer alcançar a população de Belo Horizonte, mas ainda não conseguiu? Então, ofereça frete grátis para essa cidade, por exemplo! Não para sempre, mas por um prazo determinado.
Pode ser uma boa estratégia para começar a ter clientes nesta capital. Além de ser uma boa oportunidade para expandir seus negócios.
4 – Tenha um clube de clientes VIP
Todo cliente gosta de se sentir especial. Quando você tem a oportunidade de oferecer frete grátis para um grupo exclusivo de consumidores, o objetivo é dar a eles a sensação de exclusividade. Dessa maneira, você vai começar a atrair novos consumidores. Essa é uma forma eficiente de fidelizar o seu cliente.
Outras opções de entrega do produto
Muitas lojas virtuais oferecem ao seu cliente a opção de retirar o produto na loja física, uma vez que é mais rápido e econômico. Assim, o consumidor não precisa esperar um prazo maior para receber o que comprou e você não gasta com o frete.
Viu como é possível oferecer ao seu cliente um serviço de frete grátis sem comprometer o seu orçamento?