O que é logística inbound?

logistica inbound
logística inbound

A área de gestão de recursos e planejamento de estratégias está cheia de conceitos e definições que, não fazem parte do nosso cotidiano. Apesar disso, muitas vezes estamos lidando com esses conceitos e definições dia a dia na administração de recursos e processos dentro de empreendimentos. Sendo assim, hoje, nós da MXLOG selecionamos um tema que pode trazer dúvida em muita gente: a logística inbound.

Esse processo está relacionado com as atividades mais básicas que toda fábrica experiencia dia após dia, mas conhecer de forma mais aprofundada essa expressão poderá proporcionar melhores estratégias de atuação dentro do seu negócio.

Sendo assim, este conteúdo irá abordar sobre o que é logística inbound, sua funcionalidade dentro dos processos da fábrica e as suas diferenças e relação com a logística outbound.

Continue acompanhando este post e saiba mais sobre o assunto! Boa leitura!

O que é a logística inbound e como funciona?

Inbound é uma expressão norte-americana que, traduzida livremente para a língua portuguesa, significa “de entrada”. Deste modo, logística inbound expressa o mesmo sentido que logística de entrada.

Sendo assim, a logística inbound se refere a todos os processos pré-produtivos e produtivos responsáveis por fornecer os suprimentos necessários para o funcionamento da cadeia produtiva, seja o transporte de matéria-prima, insumos, equipamentos, peças, ferramentas dentre outros, até a fábrica.

Além da logística inbound atender a todo o planejamento de locomoção, recebimento e descarga de matéria-prima e demais itens indispensáveis para a produção, esse processo também é responsável pelo retorno de embalagens.

Deste modo, durante a execução da logística inbound ocorre o processamento de informações, busca de fornecedores, recebimento e averiguação dos materiais recebidos, controle da qualidade da produção, acondicionamento adequado em estoque, dentre outros.

Como todo negócio prima pelo menor custo e maior benefício, durante o processo de logística inbound é importante que o gestor busque por fornecedores que possuam preços competitivos no mercado e que sejam reconhecidos de forma a garantir que esses dois requisitos sejam atendidos.

Além disso, o recebimento e qualidade do produto proporcionado pelo fornecedor deve ser avaliado, de modo a se garantir a qualidade prometida.

Outro ponto é que durante o processo de logística inbound, o gestor responsável por administrar o fluxo de entrada da empresa possua um planejamento sobre a utilização do estoque de forma que a matéria-prima não fique muito tempo acondicionada e perca a validade, bem como o produto obtido pela matéria-prima não fique parado no estoque de produtos e não tenha saída no mercado.

Qual a diferença entre a logística inbound e a outbound?

Sendo a logística inbound os processos responsáveis pelas etapas pré-produtivas e produtivas dos produtos de uma fábrica, a logística outbound se refere ao movimento contrário.

Outbound também é um termo de origem norte-americana e traduzido livremente para a língua portuguesa significa o mesmo que “de saída”, sendo assim, logística outbound é o mesmo que logística de saída.

Quando se fala em saída, quer dizer que a logística outbound se refere a todos os processos produtivos e pós-produtivos responsáveis pela produção e distribuição de mercadorias para os clientes finais.

Desta forma, durante o desempenho da logística outbound é necessário planejar e executar ações de entrega dos produtos para os clientes finais ou centros de distribuição (CDs), estabelecer rotas, fiscalizar as entregas, contratar operadores logísticos, gerir toda a distribuição de mercadorias e gerenciar ocorrências no transporte.

É fundamental também que durante essas operações o gestor avalie as melhores alternativas para o equilíbrio financeiro da fábrica. Sendo assim, as rotas de entrega devem primar pelas opções que apresentem os menores custos para o empreendimento e a empresa deve realizar o monitoramento dessas atividades para certificar o cumprimento da rota.

Também é importante contratar operadores logísticos que apresentem preços competitivos, com experiência e credibilidade no mercado e também monitorar esses serviços de forma a garantir a qualidade do serviço contratado.

Todos esses pontos são de fundamental importância para a saúde financeira dos negócios, pois quanto melhor forem gerenciados os custos, melhores e mais competitivos serão os preços das mercadorias e a consequência é um maior fluxo de saída.

Além disso, quanto melhor administrada a logística inbound, melhor o desempenho dos produtos, pois esse processo é responsável por certificar a qualidade das mercadorias e do mesmo modo, quanto melhor for controlada a logística outbound mais satisfeito o cliente final ficará, pois estará recebendo a mercadoria dentro do prazo estipulado e sem imprevistos.

Deste modo, os dois processos logísticos precisam atuar de forma conjunta para proporcionar os melhores resultados para a empresa e seus interesses.

Por que é necessário diferenciar esses processos logísticos?

Como você pôde perceber, estes dois processos logísticos estão intimamente interligados um ao outro. Enquanto na gestão de prazos da logística inbound o gestor deve estar atento ao prazo de saída da matéria-prima do fornecedor e chegada até a fábrica, no processo de logística outbound a operação fica um pouco mais complexa.

Isso ocorre porque entre a saída da mercadoria da fábrica até o cliente final, o gestor ainda precisa planejar a rota entre centros de distribuição e de apoio.

Além disso, é fundamental que dentro da logística outbound seja considerada a gestão de tempo e os custos com devolução de mercadorias devido a defeitos apresentados e processo de troca ou reparo para o cliente.

Estas foram as principais informações que a MXLOG selecionou para você conhecer mais sobre logística inbound, como ela funciona e qual a sua relação e distinção com a logística outbound. Esperamos que tenha gostado e, caso tenha alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários!

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

E-mail

contato@mxlog.com.br

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana