Contar com um bom sistema de logística faz com que uma empresa possa oferecer diversos diferenciais para seus clientes. Entre os principais está a possibilidade de realizar entregas rápidas e seguras. A partir disso, empreendimentos estão optando por terceirizar suas entregas para empresas de transporte e disponibilizar seus produtos em um centro de distribuição.
Prossiga a leitura e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a importância dos centros de distribuição. Acompanhe!
O que é um centro de distribuição
O centro de distribuição é o local onde ficam armazenados os produtos e documentos que devem ser transportados. O CD, como também é chamado, funciona como um local de transição, onde os produtos chegam, são separados e depois vão até o seu destino. Normalmente isso é feito através de empresas especializadas em transporte de produtos.
É importante frisar que este tipo de centro não funciona como um depósito, mas sim como um local onde a logística de distribuição é realizada. Os fornecedores ou a própria empresa enviam os produtos para o CD, de modo que a empresa de transporte possa passar por este local e retirar os produtos que devem ser entregues em seguida para os consumidores finais.
Além dos consumidores finais, os CDs também podem armazenar produtos provisoriamente para serem entregues para outros locais. Esse é o caso das empresas que utilizam o centro para realizar entregas para revendedores, sedes ou outras filiais da empresa.
Como funciona
Primeiramente o centro de distribuição deve funcionar como um local onde a agilidade e a organização tenham o maior foco possível. Assim, é possível fazer a separação dos produtos para que eles sejam entregues a seus respectivos destinatários sem demora.
É exatamente assim que o CD deve funcionar. Como exemplo prático, podemos citar uma empresa que vende móveis e eletrodomésticos e tem uma filial na cidade de São Paulo, de modo que os clientes se dirigem até lá para efetuarem suas compras.
Assim, um cliente pode ir até a filial de SP para comprar um sofá, porém esse sofá em específico pode não estar em estoque na loja. Dessa forma, o depósito ou uma outra filial deve enviar o sofá até o centro de distribuição para que o transporte seja realizado até a filial de São Paulo. O produto pode tanto ser entregue na loja, como na casa do cliente final.
Enquanto o sofá ou qualquer outro produto ou documento estiverem dentro do CD, eles devem ser armazenados pelo tempo que for preciso, bem como separados, embalados e entregues para que o transporte seja realizado. Uma boa gestão em logística facilita muito o trabalho do centro de distribuição e faz com que os produtos cheguem muito mais rápido até os clientes.
Centro de distribuição: facilidades que oferece nas entregas
A grande facilidade do centro de distribuição é a praticidade e a economia de tempo e recursos financeiros para realização de entregas. Além disso, agiliza o trabalho realizado pela empresa de entregas, de modo que isso faz com que mais entregas sejam realizadas ao longo do tempo. Veja com mais detalhes as principais facilidades geradas pelo centro de distribuição:
Centro de distribuição: redução de custos
A questão dos valores economizados com o investimento no CD é muito grande. Isso acontece uma vez que é possível diminuir a quantidade de gastos realizados com frete, bem como não é preciso contratar um grande número de funcionários para realizar a mão de obra que entregas de longa distância exigem.
Com o centro de distribuição, todo o processo acontece de maneira muito mais automatizada, sendo que as distâncias são reduzidas e são necessários poucos funcionários para manter o local funcionando.
Agilidade
A rapidez das entregas é outro ponto que facilita muito a vida das empresas que prestam esse tipo de serviço para seus clientes. Com um CD é possível aumentar a rapidez com que os produtos são entregues.
Isso ocorre, pois a logística é feita para agilizar cada uma das etapas, desde a chegada dos produtos no local estratégico onde o centro de distribuição é localizado, até a entrega para o local de destino.
Melhora na logística
O centro de distribuição permite que os produtos saiam do local de origem e cheguem mais rápido até os clientes, mas não é só isso. Além desse benefício, as questões de logística, catalogação, guarda e separação dos produtos também são feitas com muito mais atenção no CD.
Armazenamento
Como dito anteriormente, o centro de distribuição não é um depósito. Porém, em certos pontos, ele funciona como um. Isso acontece, principalmente, porque o CD atua como um local de armazenamento e guarda dos produtos antes de eles serem transportados. A diferença é que os produtos ficam por tempo bastante reduzido no CD.
Além disso, por armazenar os produtos vendidos no centro de distribuição, as lojas e demais empreendimentos que investem nesse tipo de solução, também ganham em espaço. O local de atendimento físico fica menos cheio e os estoques podem ficar muito menores.
Principais benefícios para os consumidores
Para os consumidores de empresas que contam com centros de distribuição, os grandes benefícios são a economia no frete dos produtos e a rapidez com que os recebem. No caso da economia, ela ocorre, uma vez que os processos logísticos de entrega são realizados com melhor custo-benefício, possibilitando um custo menor de frete para o cliente final.
Além disso, os produtos chegam muito mais rápido até o local a que se destinam. No caso do cliente final, ele recebe os produtos até mesmo antes do previsto, o que é um diferencial e tanto para os consumidores.
Isso acontece porque a empresa de transporte não precisa pegar os produtos nos depósitos que ficam longe das casas dos clientes, mas sim nos centros que são estrategicamente posicionados pelo país.
Considerações finais
Tendo em vista tudo o que foi abordado neste artigo, é possível perceber que o investimento em um centro de distribuição é uma excelente opção para empresas dos mais diversos segmentos que já oferecem ou que pensam em oferecer o serviço de entregas para seus clientes.