O contexto logístico brasileiro atual é repleto de desafios e oportunidades. Se, por um lado, 2020 foi um ano de baixos investimentos na infraestrutura dos modais de transporte no país, em contrapartida, a movimentação de cargas seguiu em alta mesmo dentro do cenário de pandemia, conforme ressalta matéria recente do Jornal Valor Econômico.
Motivado por esses fatores, no âmbito do transporte rodoviário, por exemplo, o lucro médio das empresas de carga subiu 15% no país, segundo dados da reportagem supracitada.
Por sua vez, com o boom do e-commerce nos últimos meses — só no primeiro trimestre do ano, o faturamento do e-commerce se expandiu em mais de 72%, segundo levantamento da Associação Brasileira de E-commerce (ABComm) — e o próprio crescimento nos pedidos via aplicativos, tendências como a logística last mile seguem com protagonismo no mercado brasileiro e global.
Diante desse cenário, a logística de distribuição possui um papel decisivo nos resultados de uma empresa, influenciando em questões que vão da experiência do cliente ao aumento das vendas.
Não é exagero, aliás, afirmar que a logística de distribuição é a principal base estruturante de uma supply chain. De modo objetivo, ela abarca todos os processos que estão envolvidos na entrega de um produto para um destino-final (clientes, parceiros, prospects etc.): da retirada de um determinado item em uma fábrica, por exemplo, até a entrega em si da mercadoria.
Com isso, o gerenciamento eficiente da logística de distribuição é um dos fatores preponderantes para o sucesso de uma companhia no mercado. Sobre esse ponto, uma pesquisa divulgada pela BusinessWire este ano apontou que 65% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por entregas de maior agilidade: ou seja, para além da própria satisfação e possível fidelização de consumidores, há uma tendência clara de aumento de faturamento que nasce de uma distribuição otimizada.
E se você quer saber mais sobre a importância da logística de distribuição e conferir etapas para aumentar a eficiência desses processos na sua empresa, não deixe de baixar nosso novo e-book e se aprofundar ainda mais sobre esse tema fundamental. Até a próxima!