O ambiente de negócios brasileiro está se transformando a passos largos. Além dos avanços em transformação digital, o Brasil é um dos países que vive o período da chamada “centralidade no cliente”.
Impulsionado pelo avanço de serviços mais ágeis, pelo maior acesso a informação dentro de uma sociedade globalizada e digitalizada, e pelo empoderamento da voz do consumidor nas redes sociais e canais de avaliação de marcas e empresas, investir em estratégias de customer success deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma exigência geral do mercado.
E, nesse contexto, uma gestão mais eficiente dos processos das empresas é um imperativo para que a mensagem que ela transmite para o mercado e seus clientes seja, de fato, correspondida com a qualidade de seus serviços, atendimento e entregas.
É nesse cenário que cresce a importância da integração entre duas áreas aparentemente díspares de uma empresa: o marketing e a logística; integração essa que, por sua vez, impulsiona no mercado o conceito de marketing logístico.
O marketing logístico nada mais é do que o alinhamento e a integração entre as metas do setor de distribuição com a mensagem de uma empresa e as expectativas geradas por meio das campanhas de marketing.
Assim, por meio de uma estratégia eficaz de marketing logístico, a centralidade no cliente é, de fato, posta em prática por uma organização, o que tende a se traduzir em melhoria da experiência, reputação mercadológica e resultados financeiros para o negócio.
Mas, para que essa tendência realmente se consolide nas empresas, é preciso que elas atendam a uma série de questões importantes, as quais incluem:
- A otimização do controle de seus processos logísticos;
- A melhoria da comunicação entre a área logística e a de marketing;
- O reforço dos investimentos em experiência do cliente;
- A efetivação de uma gestão ágil de indicadores de ambas as áreas;
- A difusão do conceito de marketing logístico no negócio.
Se você quer saber mais sobre esse tema e se aprofundar em estratégias para atender a essas necessidades em seu negócio, vale muito a pena conferir nosso novo e-book:
Os maiores desafios para conseguir integrar logística e marketing
E tenha certeza: no contexto atual do mercado, o alinhamento entre marketing e logística, não é apenas uma questão de escolha, mas uma necessidade para o sucesso das organizações!