O ambiente logístico brasileiro vive em meio a um contexto único de desafios e oportunidades.
Se, por um lado, os obstáculos de infraestrutura e questões burocráticas dos principais modais de distribuição do país podem gerar gargalos para as empresas; o avanço da digitalização e de novas metodologias logísticas abrem possibilidades para um cenário de maior eficiência, segurança e atendimento das necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes quanto a prazos e transparência nas entregas.
É nesse contexto que cresce no mercado o paradigma da logística personalizada.
De modo objetivo, a logística personalizada é um modelo que customiza a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa de acordo com suas reais necessidades.
Pensemos, por exemplo, em um pequeno negócio ou loja virtual que trabalha com a venda de mercadorias de pequeno porte não perecíveis: ao invés de investir em uma estrutura robusta e dispendiosa de distribuição, ele pode contar com o apoio de uma gestão logística mais enxuta envolvendo, por exemplo, motofrete, com toda a segurança e transparência necessária para o acompanhamento das etapas de distribuição.
A rigor, a logística personalizada funciona a partir do modelo de outsourcing: ou seja, a empresa contrata os serviços de uma operadora logística independente, por demanda ou contrato fixo, que pode tanto gerenciar toda a cadeia de distribuição do negócio e gerar indicadores específicos para a companhia, conforme suas necessidades, quanto cuidar de rotinas específicas de distribuição.
E se você quer saber mais sobre a logística personalizada, incluindo as principais etapas para implementar esse modelo inovador e que pode reduzir significativamente os custos logísticos de sua empresa, não deixe de baixar o novo e-book da MXLOG:
Logística personalizada: sua empresa está pronta para essa experiência?
Até a próxima!