Componente-chave de qualquer empresa que lida com produtos físicos, a logística pode levar tempo e dinheiro para ser empregada internamente com eficiência. Por isso, muitas empresas recorrem ao outsourcing logístico, mais conhecido como terceirização.
O principal motivo para recorrer ao outsourcing logístico é a redução de custos, que para as empresas adeptas, torna a prática mais fácil e econômica.
Mas o que é outsourcing logístico?
Outsourcing ou terceirização é um processo no qual uma empresa delega trabalho e funções a outra, uma terceirizada. Todo processo de trabalho pode ser terceirizado, afinal, isso permite que a empresa obtenha serviços mais especializados, de qualidade e com redução de custos operacionais.
Por que e quando precisamos de outsourcing?
Considerar a parceria com uma empresa de outsourcing logístico é uma saída para muitas questões. Sua empresa pode designar funções e atividades, que ajudarão o restante do time a se concentrar em ações mais essenciais e do escopo deles. Isso ajudará a controlar os custos e aumentará a produtividade da equipe. Considere as seguintes perguntas e veja se é ou não o momento de terceirizar o trabalho:
- O custo atual é o mais favorável para nós ou conseguimos melhorar?
- Temos recursos disponíveis para executar tudo com eficiência?
- Nossos recursos financeiros suportam a aquisição de tecnologia para manter a competitividade do mercado?
- Existe formas mais eficazes (ágeis e profissionais) de lidar com nossos processos atuais?
- Minha equipe tem experiência ou treinamento suficiente para o trabalho demandado?
- Precisamos reduzir custos operacionais, com pessoal ou infraestrutura?
Se a maioria das respostas for sim, seu negócio precisa do outsourcing.
E como o outsourcing traz economia na prática?
Custos efetivos: esse pode ser o benefício mais importante pois permite realizar o trabalho a um custo mais baixo e de forma mais eficiente. Sem falar que a despesa permanece sem altas oscilações, ou seja, sua empresa saberá o quanto vai custear com esse serviço nos próximos meses e não haverá surpresas no orçamento.
Custos com pessoal: mão de obra capacitada é cara para as empresas. Salários, benefícios, investimento em segurança e tecnologia para o pessoal contam muito. Os custos totais de uma equipe de logística ainda envolve gerência, equipe do depósito e motoristas, somando tudo isso, a despesa é parte significativa.
Custos com treinamento e recrutamento: na terceirizada, a contratante não se preocupa com contratação, nem capacitação profissional dos colaboradores porque o trabalho já é entregue para pessoal habilitado.
Custos de transporte: transportadoras especializadas costumam ter taxas bastante favoráveis em comparação com a contratação e custeio privado de transporte.
Custos com tecnologia: podemos dizer que tecnologia é investimento. Mas uma empresa que trabalha com outsourcing não precisa investir nisso quando a contratada já faz seu papel.
Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada requer tecnologia de ponta que vai otimizar processos, entradas, saídas e todas as necessidades da cadeia. A empregada já fez o investimento em tecnologia – bom, é o que se espera de uma Companhia como essa – com isso, a empresa consegue dividir o custo com outros clientes, ficando uma pequena parcela para cada. Portanto, por uma fração do custo, sua empresa tem acesso à tecnologia sofisticada.
Ganho em flexibilidade: produtos sazonais requerem flexibilidade e as empresas que gerenciam sua própria logística passam por poucas e boas se não souberem dimensionar a sazonalidade. São datas em que as vendas de determinadas mercadorias podem dobrar, com isso, é preciso saber manejar equipes, operação e ter infraestrutura preparada.
Para garantir uma flexibilidade em qualquer data e com qualquer produto, a melhor opção ainda é a terceirização. Ela vai garantir cobertura de pessoal, demanda e estrutura sem alterar custos.
Antecipe-se às tendências
O crescimento do outsourcing logístico está em ebulição. Isso se dá devido aos inúmeros desafios logísticos e essas são as empresas mais bem preparadas e que possuem as melhores práticas.
É muito provável que as complicações que você teria como empresa, a terceirizada já tenha passado e superado. Por isso, uma boa contratação tem a expertise e o conhecimento que pode ser aplicado no seu negócio.
Se o gerenciamento da cadeia de suprimentos está afetando outras áreas da empresa, tirando o foco do que deveria realmente ser prioridade, este pode ser o momento de considerar a terceirização.
Explore as opções de economia, tempo e custos que essa estratégia oferece. Mas terceirize com cuidado. Saiba escolher a empresa que irá cuidar das suas demandas, avalie a equipe disponível e tire todas as suas dúvidas.
Quer saber mais sobre como a terceirização da logística pode alavancar seus resultados? Clique no botão abaixo e acesse nosso e-book exclusivo.