O setor de transporte e logística é gigante e cheio de oportunidades de crescimento. Mas, para fazer o seu empreendimento avançar, você precisa saber como ele funciona e como a logística pode te ajudar. Um ponto bastante significativo da área de logística é o serviço door to door, ou seja, as entregas porta a porta.
Diversas empresas já atendem ao serviço door to door. E se você quiser expandir a sua, vai precisar oferecer essa facilidade para seus clientes.
Para entender melhor sobre a logística de distribuição door to door e como ela atua, continue acompanhando a leitura.
O que é logística de distribuição door to door?
A logística de distribuição door to door é um serviço no qual o processo de entrega de produtos vai do armazém do vendedor para o local do cliente final.
É uma escolha inteligente para qualquer negócio, por diversas razões. É basicamente um acordo de transporte onde as mercadorias são entregues ao cliente pela transportadora, que retira o item do armazém para entregá-lo ao destino final.
Vantagens da logística de distribuição door to door
São muitos os benefícios, mas cinco se destacam, são eles:
. Único ponto de contato
Uma das principais razões pelas quais muitos preferem serviços de entrega door to door é pelo único ponto de contato. O responsável pelo processo na sua empresa, só precisa entrar em contato com o gerente da transportadora ou da logística e rastrear a entrega online. Sua empresa também receberá atualizações da transportadora a cada passo dado com o objeto.
. Segurança
Uma boa transportadora oferece seguro de mercadorias caso sejam perdidas em trânsito, danificadas, furtadas, etc. Esta é uma vantagem adicional para o seu negócio, que oferece segurança. Em qualquer sinal de falha, antecipe-se e certifique-se do seguro de seus itens.
. Baixo custo
A logística de distribuição door to door não significa que você tenha que gastar muito. Como tudo é feito de uma vez só, o serviço é acessível e não requer despesas em todas as etapas do processo de atendimento.
. Eficiência operacional
Menos esforço operacional para sua equipe é uma vantagem. O sucesso de uma empresa não é definido pelo esforço que ela faz, mas por sua eficiência. Uma vez que você tenha uma transportadora que ofereça o serviço door to door, você não precisa desperdiçar sua energia ou recursos no processo de atendimento logístico, por exemplo. Em vez disso, escolha investir em estratégias de marketing, desenvolvendo novos produtos e serviços, etc.
. Gerenciamento facilitado
Ao precisar ter contato apenas com a transportadora, fica mais fácil gerenciar. O processo de entrega será rastreado a todo momento. Já se você não optasse por isso, teria que cuidar de diferentes etapas da distribuição.
O que considerar na hora de escolher uma empresa de logística e distribuição door to door?
Ao escolher um parceiro para o seu negócio, há alguns pontos que você precisa considerar. Aqui estão alguns.
- Pontualidade, essa é uma das primeiras coisas que você precisa verificar. Obviamente, não compensa escolher uma empresa que tenha problemas com prazos e horários. Seu parceiro deve entregar dentro do prazo estipulado, oferecer rastreamento de entrega e segurança.
- Conveniência. Escolha uma empresa que ofereça um nível mais alto de conveniência. Isso significa que a transportadora se esforça para garantir que o pacote chegue ao destinatário no local certo para a pessoa certa, ainda que isso demande mais tempo dela. Com a exigência do consumidor e o cenário de entregas mudando fortemente, pode ser uma boa garantir que a empresa trabalhe 7 dias por semana, para atender às necessidades complexas dos clientes.
- Segurança. De novo, certifique-se de que a contratada oferece seguro para suas encomendas, independente do preço do objeto.
- Economia. Um serviço como esse não deve fugir da competitividade do mercado. Já é quase básico oferecer o serviço door to door. Portanto, uma contratação dessa não significa que você tenha que pagar uma boa quantia, mas o razoável, de acordo com o mercado. O door to door deve gerar economia para sua empresa e não o contrário.
- Tecnologia. A empresa também deve contar com a ajuda de tecnologia de última geração para oferecer os melhores serviços. Não há mais espaço para tecnologia ultrapassada no mundo logístico atual. Para maior satisfação do cliente e melhor taxa de sucesso de entrega, eles devem acompanhar a evolução e contar com tecnologia de ponta.
- Histórico. Sua contratada deve ter um bom histórico entre seus clientes. Dê uma de Sherlock Holmes, analise a classificação da empresa no Google Meu Negócio, Reclame Aqui, site e redes sociais antes de contratar.
- Especialização. Se ela for especializada na logística de distribuição door to door, melhor ainda. Uma empresa com essa especialização terá tudo que for necessário para o transporte ocorrer da melhor forma possível.
Para fechar, escolha o que há de melhor no mercado e garanta um bom índice de satisfação do cliente e uma boa reputação para a sua empresa. Escolha a MXLOG, somos especialistas em logística de transporte.