Os 7 principais desafios da logística urbana nas grandes cidades

como driblar as dificuldades de logistica e entrega em grandes cidades

A logística urbana nas grandes cidades como São Paulo é bastante desafiadora para qualquer empresa.

São muitos os desafios que precisam sim, de atenção governamental, mas também de expertise da transportadora. Acompanhe a leitura e descubra os sete principais desafios do modal rodoviário no transporte urbano e os impactos que estes percalços podem causar.

7 desafios para o transporte urbano

Cada vez mais as pessoas estão optando por comprar online, por telefone ou por WhatsApp, para que os produtos sejam entregues no conforto de suas casas. A questão é que isso só aumenta, e os problemas de distribuição persistem. Em geral, os desafios podem ser resumidos em 7 pontos críticos, são eles: planejamento de rotas, segurança, infraestrutura, carga tributária, lentidão no trânsito, lucratividade e last mile.

1. Planejamento de rotas

A logística de transporte se destaca na consolidação de mercadorias de diferentes fornecedores, tendo que, muitas vezes, planejar rotas com várias paradas.

O desafio desse planejamento é gerar economia, aumentar ou aproveitar as frequências para um determinado destino e levar um melhor serviço ao cliente final.

É preciso saber como reduzir os custos por cada entrega feita. Por isso, é um desafio planejar uma rota considerando cada parada e o quanto custa cada uma.

2. Roubo de cargas

A segurança, ou melhor, a falta dela é sem dúvidas um dos maiores obstáculos nas estradas e grandes cidades, como São Paulo.

Os roubos de cargas, furtos, assaltos e violência contra os condutores assusta e prejudica a rota. E infelizmente, as estatísticas só aumentam.

3. Infraestrutura

A falta de infraestrutura é um transtorno que não depende das transportadoras. Esse é um problema que requer investimento governamental para melhoria das estradas, ruas e avenidas movimentadas das cidades grandes.

A crítica situação das estradas tem grande contribuição para o desgaste dos caminhões. O que aumenta o custo de manutenção da frota.

4. Aumento da carga tributária

Apesar da infraestrutura ser de baixa qualidade, as cargas tributárias só aumentam e consomem boa parte da receita das empresas, afetando diretamente na distribuição.

5. Congestionamentos

Trânsito lento, horários de pico, congestionamentos. Manter a agilidade nas entregas considerando esses fatores das ruas de São Paulo, por exemplo, não é para amadores. Durante o dia, é quase impossível atravessar a cidade em menos de uma hora.

Voltando ao primeiro item da lista, tudo isso, deve entrar em conta no planejamento da rota. A velocidade das entregas é afetada de acordo com a rota escolhida, mas de qualquer forma, não se deve desconsiderar que acidentes e imprevistos podem acontecer mesmo nas regiões consideradas mais tranquilas e com menos fluxo de veículos. É preciso uma boa consultoria de tráfego.

6. Lucratividade

Lucratividade pode ser um problema para as empresas que não sabem como melhorar os custos somando os aumentos de taxas e impostos.

7. Last mile

Last mile ou “última milha” é a entrega mais cara e a mais frequente na cidade. Os varejistas são os que mais dependem da entrega last mile, que é a etapa final de entrega de um produto. É o trecho final da rota, e por isso, frequentemente, passa pelas cidades grandes.

O maior problema é que entregar as mercadorias na porta do cliente ainda é um processo pouco tecnológico. Se o cliente não está em casa, a entrega é adiada, o produto volta para o armazém e no dia seguinte ou em poucos dias, deve retornar para o endereço de entrega. O que aumenta tráfego e custos. Sem um bom direcionamento, a last mile pode ser um grande problema, pois é uma forma muito frequente.

Como superar os desafios da logística urbana

Para superar os desafios só contando com um parceiro logístico eficiente e com ampla expertise. Uma transportadora que possui mais de 30 anos de atuação na logística de empresas, com certeza já enfrentou todos os desafios aqui mencionados.

A MXLOG é essa empresa. Operamos com transporte urbano de alta qualidade por mais de três décadas, e, com isso, sabemos lidar com os desafios para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Somos pioneiros em transporte e envio de mercadorias para todos os lugares do Brasil, armazenamento estratégico, gestão de documentos e movimentações logísticas. E quando se fala de São Paulo, conhecemos como a palma de nossas mãos. Afinal, nascemos aqui e sabemos enfrentar com planejamento eficaz todas as vertentes dessa grande cidade.

Por isso, para a sua empresa, o que temos a oferecer é: Você vende. O restante, pode deixar com a gente. Nossa estrutura e capacitação está preparada para atender qualquer demanda e de todos os segmentos corporativos.

Quem confia, recomenda! Supere os desafios urbanos de suas entregas, fale com a MXLOG.

 

Como otimizar a logística last mile em 5 passos

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

E-mail

contato@mxlog.com.br

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana