Vender deveria ser o maior desafio de uma empresa, mas quando se trata de logística o desafio pode ser ainda maior pela falta de conhecimento e estratégia. A logística empresarial requer necessidades de processos que muitas vezes podem parecer demais para o empresário saber lidar.
Segundo pesquisa da Capgemini, cortar custos de transporte é a maior preocupação do empresário que precisa de logística. Mas outras questões entram na lista como a necessidade de inovações, avanços tecnológicos, processos logísticos e capacitação profissional.
6 principais desafios logísticos empresariais
Uma logística eficiente vai além do orçamento, listamos os principais desafios enfrentados pelo setor atualmente.
- Custos de combustível
No cenário atual, na lista de custos com transporte, a preocupação com os custos de combustível está no topo.
- Melhoria de processos
A produtividade dos processos de logística depende da aplicação de melhorias constantes, e para isso existe a tecnologia. Com o foco nas vendas, o empresário que não é do ramo de logística não tem tempo para acompanhar as tendências tecnológicas que surgem. É preciso saber aproveitar as oportunidades para integrar e melhorar os processos.
- Atendimento ao cliente
Transparência na entrega e atendimento ao cliente é requisito básico da logística empresarial. Sua empresa precisa se preocupar com o atendimento e a disponibilidade dele para o consumidor.
Crescer em um público fiel é benéfico e sustentável para a empresa, mas também tem seus riscos. Segundo informações da Small Biz Genius, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode valorizar os lucros em 25% a 95%. No entanto, se o atendimento é ruim e deixa uma má experiência para o consumidor, o risco de perder esse cliente é grande, 49% dos consumidores assumem que deixam de comprar devido à qualidade do atendimento.
- Contratação de pessoal qualificado
Reter bons motoristas pode ser um problema para o empresário de outro ramo. As contratações devem cumprir requisitos legais e serem bem-feitas para evitar a rotatividade de funcionários, que custa caro para a empresa. Investir em treinamento e em departamento pessoal nem sempre é viável, mas se não quiser terceirizar a logística, pode ser necessário o investimento em capacitação profissional para a equipe.
- Regulamentos Governamentais
Assunto pouco falado e por isso bastante desconhecido. Mas as transportadoras enfrentam regulamentações de conformidade impostas pelas autoridades federais, estaduais e locais. É preciso conhecê-las para cumprir com os estabelecidos e evitar multas e sanções.
- Logística reversa
Todo negócio de e-commerce ou que requer entregas requer logística reversa. Se o consumidor não estiver satisfeito com algum produto, ele pode devolvê-lo dentro dos prazos estipulados e este é um processo contínuo. Mas implementar um processo de logística reversa pode ser difícil e caro sem conhecimento e suporte.
Solução para mitigar riscos
Com tantos pontos críticos, a melhor solução é adotar parceiros estratégicos para superar esse cenário. Quer seja sua empresa grande ou pequena, se você precisa do serviço de entregas, uma transportadora ou melhor ainda, uma empresa de logística integrada é a alternativa.
Uma empresa integrada de logística pode enfrentar esses desafios com tempo de experiência e soluções de softwares. Como? Vamos ver agora.
Redução de custos de transporte
Reduzir custos com transporte é possível devido ao monitoramento da quilometragem. Softwares específicos permitem economizar graças ao roteamento otimizado que indica a melhor rota para determinado veículo. Com isso, diminui os quilômetros percorridos e consequentemente o consumo de combustível. Além do mais, é possível optar pela rota com menor número de pedágios, e projetar rotas para caminhões e veículos grandes. A redução impacta diretamente no frete e nas taxas repassadas.
Rastreamento
Empresas de transporte como a MXLOG dispõem de softwares de rastreio em tempo real. Com isso é possível calcular o tempo real das entregas e compartilhar a posição e chegada da encomenda a todas as partes interessadas. Uma tecnologia que aumenta a transparência, segurança, pontualidade e eficiência do serviço.
Atendimento Humanizado
O atendimento ao cliente só é um desafio para a logística empresarial de quem não tem um bom parceiro logístico. Boas parcerias entendem que o atendimento faz parte da fidelidade do cliente, dessa forma, sendo interessante para todos os lados.
Na MXLOG o atendimento é humanizado, por isso o cliente tem a garantia de um atendimento especializado, constante e personalizado. A empresa possui uma central que fica inteiramente disponível a qualquer hora para atender as necessidades que o cliente precisar.
Uma pesquisa da Hubspot revelou que 93% dos consumidores são mais propensos a fazer compras repetidas em empresas com excelente atendimento ao cliente.
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