À medida que o setor de transporte e logística emerge da pandemia global da COVID-19 e dos desafios que ela infligiu à cadeia de suprimentos, surgiram inúmeros desafios e incertezas. Para 2023, eles permanecerão, principalmente relacionados à economia do próximo ano, mas serão bem diferentes, afinal, se fossem iguais, não seriam desafios, não é mesmo?
A seguir, veja as seis principais tendências que podemos esperar ver em 2023 no que diz respeito a estratégias e tecnologias do setor.
1 – Fusões e aquisições de empresas
Durante a pandemia, o setor logístico cresceu como nunca antes. Com isso, na economia, houve uma grande fusão de empresas de ramos diferentes com empresas logísticas e aquisições por parte de empresas de outros setores, mas que dependem muito do setor logístico. A explicação vai desde ao crescimento do setor, no caso dos investidores, mas também pelos desafios que outros mercados enfrentaram na pandemia por não terem uma parceria logística forte. E é justamente esse último motivo o que impulsiona as fusões para 2023. Segundo relatório da Pwc, as incertezas relacionadas às novas variantes do COVID-19, o novo governo, a escassez de materiais e equipamentos e as interrupções gerais da cadeia de suprimentos são fatores propulsores para empresas que querem obter mais controle sobre sua cadeia de suprimentos”.
E assim como foi em 2022, as fusões tendem a otimizar a força de trabalho e as estratégias logísticas em geral para o consumidor. Empresas que não estão preparadas para as demandas, vão perder espaço no mercado.
2 – Implementações inteligentes
Para manter as vantagens competitivas e oferecer mais valor aos clientes, o setor logístico deve expandir os serviços e investir em implementações ainda mais inteligentes.
Segundo pesquisa da Accenture com executivos de logística, as expectativas dos clientes aumentam a cada ano. Eles esperam que o setor logístico ofereça mais serviços, comodidade, melhor suporte ao cliente e expansão geográfica.
O setor logístico deverá se tornar mais criativo em 2023. Em 2021 e 2022, muitas empresas investiram em tecnologia, mas perderam dinheiro por não saber implementar, e outras transferiram funções para o exterior. A tendência é que os serviços sejam mais alocados em nível nacional, pois as empresas estão tornando-se mais maduras e alternativas.
3 – Serviços com mais qualidade
A pandemia trouxe um crescimento brusco e inesperado para as transportadoras, os ciclos foram anormais e muitas vezes difíceis de prever. Isso fez com que muitas empresas realizassem contratações sem muita seletividade.
Para o próximo ano, a previsão é de fluxos mais estáveis e seletividade na contratação, o que obriga o setor a oferecer serviços com mais qualidade e tecnologia.
4 – Continuidade do trabalho remoto
As empresas continuarão a adotar opções de trabalho remoto. A pandemia mudou a forma como as pessoas trabalham e forçou as empresas a aprenderem a trabalhar remotamente.
Para o trabalhador ficou mais fácil mudar de trabalho sem se mudar de ambiente, por sua vez, as empresas estão entendendo que precisam investir em remuneração, incentivos e benefícios para manter a retenção de talentos e o crescimento da empresa.
Como o trabalho remoto irá continuar, a previsão é de colaboradores mais treinados, motivados e focados em alavancar a carreira no setor.
5 – Setor de TI aquecido e novas tecnologias
Os talentos de TI também crescem e continuarão em crescimento. A tendência é que as equipes de Tecnologia da Informação sejam mais ativas no setor Logístico, pois devem ir além de averiguar máquinas, mas implementar novas tecnologias.
Automação, transformação digital e a análise de dados serão prioridades importantes para os líderes.
6 – Treinamento com Inteligência Artificial
As empresas adotarão cada vez mais tecnologias avançadas para treinamento de funcionários e a inteligência artificial está entre as tecnologias baseadas em dados que mais crescem e que transformam os negócios.
Nos Estados Unidos, segundo relatório da NewVantage, nove em cada 10 empresas têm investimentos contínuos em IA. E o setor logístico brasileiro deve adotar a IA para otimizar processos de contratação, integração, treinamento e desenvolvimento de funcionários.
A inteligência artificial permite que os funcionários iniciem suas tarefas de trabalho mais cedo e com mais assertividade.
E quer um extra?
Logística Sustentável
À medida que a transição para uma economia circular se torna cada vez mais importante, serão criados fluxos reversos para recolher embalagens, produtos usados e peças, bem como para melhorar o processo de devolução, é o que prevê Karl Kapustka, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios de Cadeia de Suprimentos e Logística e especialista em desenvolvimento de software.
Os setores de logística e transporte sempre evoluíram e em 2023 não será diferente. Os objetivos permanecerão os mesmos: segurança, previsibilidade, eficiência, confiabilidade, velocidade e qualidade.
A COVID-19 testou nosso mercado, forçando a adoção de novas tecnologias e modelos de negócios. A MXLOG ao decorrer dos últimos anos acompanhou as tendências, implementou novas tecnologias, aumentou o portfólio e claro, já está de olho nas previsões dos próximos anos.
Continue acompanhando nossos conteúdos, pois as previsões são mutáveis. O fato é que 2023 será um ano de novas experiências.
E qual você quer levar para seus clientes? Observe as previsões do setor, como elas se interconectam e adapte para o seu negócio.
Quanto a nós, estamos de olho e prontos para serviços e entregas mais rápidas, atendimento diferenciado e sustentabilidade em todas as nossas relações.