Na área do comércio, a empresa com a capacidade de transportar seus produtos da maneira mais econômica, otimizada e em menor tempo possível é a que mais se destaca no setor. E para o sucesso dos negócios, é importante definir o modal de transporte ideal para a sua operação.
Mas você sabe o que é modal de transporte?
Em linha geral, refere-se a alocar objetos e recursos do ponto básico para outros, integrando a operação logística. Por isso, o primeiro passo é definir qual estratégia logística é a ideal para a sua empresa. Essa escolha está altamente conectada com a seleção posterior do modal de transporte que mais se encaixa no seu modelo de negócio
Quais são os tipos de modais de transporte?
O primeiro e mais comum é o transporte por terra: rodoviário ou ferroviário. Os veículos mais utilizados são caminhões, trens, carros, bicicletas, etc.
O modal hidroviário, por sua vez, também pode transportar um grande volume de carga, por longas distâncias, mas por um período mais longo de tempo. Suas maiores desvantagens são o custo elevado e a burocracia para documentação de desembaraço de cargas.
Por último, o transporte aéreo tem algumas vantagens: rapidez, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exigem um transporte rápido, como por exemplo os eletrônicos. As maiores desvantagens são: o alto investimento em infraestrutura e limitação da capacidade de mercadorias.
Depois de encontrar qual o tipo de transporte que mais se adequa ao seu modelo de negócio, é importante pensar que o modal precisa caminhar lado a lado com a logística para garantir otimização e, consequentemente, sucesso nas vendas e fidelização de clientes.