Será que a sua empresa sabe como mensurar se os transportes realizados por um parceiro logístico estão sendo eficientes?
Com os indicadores de desempenho logístico é possível analisar o custo-benefício mesmo que você seja a transportadora em questão, aperfeiçoando cada vez mais seus resultados corporativos (afinal sem análise não há gestão). Confira nesta matéria 5 indicadores que você deve entender e levar em consideração!
1. Tempo em trânsito
Esse é um dos mais importantes indicadores de desempenho logístico. Aqui é preciso mensurar o tempo em que o produto chega até o consumidor final ou público e pode ser medido em dias ou horas e também levado em consideração a escolha do modal de transporte, que influencia diretamente nessas métricas;
2. Manutenção de avarias na frota
Este indicador avalia a condição das mercadorias durante o transporte e a manutenção dos veículos, sendo calculado pela proporção entre o valor das avarias e o total de mercadorias transportadas.
Analisando esse ponto é possível saber se a carga está sendo manuseada de forma segura e correta, por isso, observar de perto as operações vai além de cálculo, é uma participação ativa no dia a dia da sua empresa ou no dia a dia do parceiro logístico.
3. Percentual de capacidade
Cada veículo possui uma capacidade de carga específica que não pode ser ultrapassada, pois isso compromete a segurança da carga e do condutor, mas pode ser otimizada e bem utilizada, nada a mais, nada a menos. Este indicador nos mostra se os veículos de transporte estão sendo usados eficientemente, calculando a proporção entre o peso da carga transportada e a capacidade total do veículo.
Para calcular o indicador, basta dividir o peso da carga transportada pela capacidade total do veículo. Se o resultado indicar que 85% da capacidade está sendo utilizada, significa que o veículo ainda tem 15% de espaço.
4. Notas de transporte
Dúvidas sobre valores e prestação de contas não podem existir, para isso, sempre verifique e exija a exatidão e transparência das informações repassadas tanto por contatos telefônicos, quanto principalmente em contratos e/ou notas fiscais de transporte, sempre verificando sua qualidade e conformidade com as leis.
5. Custo de transporte
É bastante claro que o valor gasto com transporte pode interferir diretamente no preço de venda e preço de produção de determinado produto, e para saber exatamente os impactos desses valores na vida do cliente é preciso analisar bem o custo-benefício deste transporte, por isso, esse indicador avalia
o impacto dos gastos com transporte nos custos de produção e venda, sendo calculado de diferentes formas, incluindo custo por unidade, custo de saída (outbound) e custo de entrada (inbound).
É importante ressaltar que os fretes pagos por fornecedor e por empresa devem ser separados.
É essencial analisar, acompanhar e como um bom gestor sempre propor soluções para não só melhorar a lucratividade da empresa, mas também para impulsionar a marca, fortalecer as relações com os clientes internos e externos e ir em busca de feedbacks para fazer com que a empresa esteja sempre à frente do seu tempo, personalizando cada vez mais suas operações e tornando-as realmente eficientes.
Se você gostou dessas informações e quer conhecer melhor os serviços da MXLOG, fale com nossos consultores e encontre novos caminhos logísticos para a sua empresa!