O gerenciamento de processos dentro de uma empresa é de fundamental importância para cortar custos e desperdícios e garantir maior eficiência nas atividades do negócio, o que certamente irá se refletir na satisfação do cliente e, consequentemente, na rentabilidade do negócio. Nesse sentido, dentre um dos processos que devem ser considerados pelas gerências está a logística de distribuição.
Mas você sabe o que compete à logística de distribuição e como implementá-la na sua empresa? Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, este post foi feito para você. Portanto, continue lendo este conteúdo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é logística de distribuição?
A logística de distribuição é uma etapa específica dentro da logística como um todo, sendo aquela que está mais próxima do consumidor final. Sendo assim, esta parte da logística gerencia e distribui o produto final — o qual pode estar armazenado no estoque de produtos acabados, nas lojas, nos centros de distribuição ou até mesmo no atacadista — de modo sistematizado por meio dos veículos de distribuição e, por meio de um sistema de roteamento, encaminha essas mercadorias até o seu destino, que pode ser a residência do consumidor final.
Quais etapas compõem a logística de distribuição?
Para que a logística de distribuição ocorra de maneira ágil, evite desperdícios, seja segura e satisfaça o cliente final, há diversas etapas que devem ser conhecidas e respeitadas pelos profissionais da área.
Desse modo, as fases que compõem essa parte da logística são basicamente cinco, sendo elas: gestão de distribuição, checagem e expedição de mercadorias, gerenciamento do frete, monitoramento de indicadores de desempenho e roteirização.
Nesse sentido, veja a seguir as especificidades de cada uma das etapas e compreenda mais sobre o assunto.
- Gestão de distribuição
A gestão é considerada a base de toda a logística de distribuição, pois é nesta etapa que todo o processo será planejado para garantir maior eficiência, segurança e satisfação do cliente. Assim sendo, nesta fase é de suma importância estabelecer os seguintes aspectos:
- realizar um planejamento prévio de estoque;
- identificar as cargas que serão transportadas;
- averiguar qual modal é mais adequado para realizar a distribuição (aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário ou rodoviário);
- estabelecer se a distribuição será terceirizada ou realizada por frota própria; e
- planejar as rotas a serem seguidas, considerando a maior eficiência.
- Checagem e expedição de mercadorias
Além de planejar todo o processo de logística de distribuição, é fundamental checar a mercadoria antes de encaminhá-la para o cliente final. Esta simples etapa auxilia significativamente, pois evita desperdícios e a insatisfação do cliente, o que impacta diretamente na lucratividade do negócio.
Por exemplo, caso o cliente receba em casa uma mercadoria que não aquela que ele comprou ou caso o produto apresente algum defeito, isso acarretará em uma má impressão da empresa para o cliente, que certamente não comprará novamente no mesmo local. Além do mais, a empresa terá que custear a devolução e o envio de uma nova mercadoria para o cliente, o que gerará um maior custo para a mesma.
- Gerenciamento de frete
Mais do que planejar a distribuição, é preciso controlá-la de modo a garantir que todo o empenho na etapa de planejamento valeu a pena e que tudo está sendo executado da maneira pretendida.
O transporte de mercadorias, quando não planejado, pode abalar significativamente o equilíbrio financeiro da empresa. Dessa forma, é indispensável planejar e cortar custos desnecessários e desperdícios para que o cliente final não seja onerado e a empresa lucre.
Uma boa maneira de gerenciar o frete é contando com um sistema de gestão integrada que registre todo o deslocamento de carga. Assim a gerência terá maior controle da situação e o cliente também se beneficiará ao poder também controlar a entrega de seu produto.
- Monitoramento de indicadores de desempenho
O gerenciamento da logística de distribuição permite que os gestores possam identificar problemas, suas causas e propor melhorias. Sendo assim, os Indicadores de Desempenho Logístico, conhecidos também como KPI’s, são de suma importância para o processo.
Sendo assim, caso estejam ocorrendo muitas devoluções ou atraso nas entregas, é possível identificar esses problemas e suas razões para solucionar os eventuais gargalos e garantir a satisfação do cliente e a saúde financeira do negócio.
- Roteirização
Por fim, é fundamental que seja realizada a roteirização de distribuição através do mapeamento de entregas que devem ser realizadas, prazo para entrega, local de destino e a identificação dos percursos mais rápidos e seguros. Para isso, é possível contar com a tecnologia.
Atualmente, diversos sistemas de gestão integrada conseguem planejar todo o trajeto levando em consideração as questões mencionadas anteriormente, de modo que todo o processo se torna mais ágil, altamente rentável, seguro e satisfatório para o cliente.
Qual a importância da logística de distribuição?
Como foi possível observar neste conteúdo, a logística de distribuição é uma etapa de suma importância para garantir maior redução de custos, maior agilidade e segurança nos processos, satisfação do cliente e, consequentemente, maior rentabilidade para a empresa.
Confira também este artigo sobre como reduzir custos de frete na sua empresa!
Concluindo
A logística de distribuição é um processo que não pode deixar de ser considerado pelas empresas, ainda mais em um contexto onde o e-commerce cresce a cada dia mais e muitas vezes o maior contato que o cliente final tem com a marca é justamente durante a entrega do produto encomendado.
Como exemplo da importância da logística de distribuição para todos os processos de transporte de uma empresa, nós da MXLOG lançamos um novo serviço de entrega destinado especificamente para kits, como cestas de fim de ano, brindes, etc, e já implementamos todas as etapas mencionadas neste post para que esse novo serviço seja muito bem-sucedido na sua estreia no mercado.