A importância de aumentar a segurança de seu armazenamento logístico

Fale com qualquer gerente de um depósito de armazenamento sobre sua prioridade e ouça como resposta a segurança. Alguns princípios são básicos para qualquer instalação manter suas operações seguras e protegidas. Quer saber quais? Fique com a gente!

Algumas medidas de segurança são bem básicas, mas a correria da rotina faz com que as pessoas relaxem um pouco. Por isso, para manter tudo em ordem sempre, a empresa tem duas opções: lembrar constantemente a equipe sobre os regulamentos de segurança e aplicar fiscalização ou ter um armazenamento logístico especializado como estratégia para aumentar a segurança e possuir um maior controle das mercadorias. Essa última opção, seria contratar uma terceirizada como a MXLOG, que possui o serviço de armazenamento especializado.

 

5 princípios para um armazenamento logístico seguro e protegido

De qualquer forma, toda empresa deve saber como aumentar e melhorar a segurança. Alguns princípios básicos são:

 

  1. Medidas de segurança contra acidentes

Acidentes e contratempos podem acontecer em qualquer empresa, mas é possível evitá-los. Segundo dados da Occupational Safety and Health Administration (OSHA), os acidentes com vítimas fatais no setor de armazenamento são maiores do que a média nacional para qualquer outro setor.

Assustador, não?! Isso se deve aos vários potenciais riscos dentro da operação. Um empilhamento mal feito, uma máquina posicionada em local inadequado, um produto químico mal armazenado, desorganização, são muitos os fatores dentro de um armazém. Certifique-se de que todas as passagens de viagem estejam bem sinalizadas.

Para evitar acidentes é preciso uma boa previsão de riscos, equipe especializada, que saiba operar corretamente cada equipamento e treinamento. Certifique-se de que as técnicas de empilhamento adequadas estão sendo usadas o tempo todo e que o produto seja armazenado apenas em plataformas aprovadas.

Considere também aplicar avaliações periódicas de prevenção, solicitar certificados dos operadores de máquinas e, de novo, treinamento. Lembre-se que o barato pode sair caro.

Proteger adequadamente as áreas de armazenamento em suas instalações irá ajudar a evitar a escassez, danos às matérias-primas, produtos e acidentes que podem incapacitar os funcionários.

 

  1. Armazenamento eficaz

Materiais armazenados incorretamente podem causar grandes acidentes. Busque posicionar os produtos uniformemente, separados por grau de risco e considere a altura de armazenagem de acordo com o peso da carga.

 

  1. Estações de carregamento

Para evitar incêndios, explosões e acidentes, recomenda-se a proibição de cigarro nas estações de carregamento, bem como a instalação de extintores de incêndio posicionados corretamente. Adeque-se às normas de segurança e evite acidentes.

 

  1. Produtos químicos

Produtos químicos devem ser etiquetados e catalogados com todas as informações importantes, possíveis riscos, forma de manuseio e armazenagem, medidas de primeiros socorros e informações sobre a toxicidade do produto. Tudo isso também deve ficar visível e de fácil acesso aos trabalhadores. Espalhe cartazes com as recomendações e avisos de segurança.

 

  1. Medidas de segurança contra roubos e furtos

Um depósito de armazenamento é responsável por guardar centenas de itens de quaisquer valores por pouco ou muito tempo. Manter a cadeia de suprimentos segura é obrigação da empresa.

Algumas estratégias devem ser colocadas em prática. A possibilidade de instalação de sistemas de segurança pode ser uma delas. Encontre uma empresa confiável, que invista em tecnologia, que inclua alarmes e câmeras de vigilância. A proteção remota, ajudará a evitar a ação de criminosos e a monitorar as ameaças externas.

Uma prática também pouco adotada, mas essencial é quanto à contratação de pessoal. Verifique os antecedentes e as recomendações de novos funcionários. Está dentro da lei e não há nada de errado nisso. Seus clientes confiam na sua empresa e merecem ter seus pertences seguros e protegidos.

Acidentes e falhas na segurança de uma cadeia de suprimentos afetam negativamente toda a empresa. Por isso, investir em protocolos de segurança pode garantir o funcionamento do seu negócio.

Mas se você prefere a segunda opção, contrate uma terceirizada com armazenamento logístico especializado. Independente do porte da empresa, essa pode ser a melhor opção. Tudo o que sua empresa precisará investir para manter a segurança logística, a terceirizada já investiu por você. E o custo é bem menor por causa do repasse da empresa com outros clientes.

A prevenção será sempre a melhor forma de economizar e manter as coisas funcionando bem!

E a MXLOG pode ajudar com isso, afinal, são mais de 30 anos de experiência com armazenamento, transporte e terceirização de serviços. Sempre com o compromisso de assegurar, proteger e zelar pela confidencialidade de dados, inclusive digitais de todas as informações que passam pela gente.

Fale com um de nossos consultores e descubra como seus produtos estarão seguros e protegidos com a gente. E se quiser saber mais sobre como a terceirização da área logística pode ajudar seu negócio, clique no botão abaixo e acesse nosso material exclusivo e gratuito.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana