As 6 Principais tendências da logística para 2022

A indústria de logística e a cadeia de suprimentos evoluem ano a ano. Mas você sabe quais tendências deve considerar para o seu negócio em 2022? Fique com a gente e acompanhe!

Um compilado de relatórios e pesquisas de mercado nos deram um panorama do que pode ser tendência no setor a partir deste ano.

1. Automatização

Equipamentos e veículos estão mais automatizados do que nunca. Veículos autônomos podem deixar de ser coisas de ficção científica e de testes e passar a fazer parte do varejo de grandes marcas. Estima-se que o mercado de robótica dobre e, veículos e equipamentos autônomos surjam cada vez mais.

Um exemplo é a entrega automatizada. A Starship Tecnologies, empresa que usa pequenos drones para a entrega de mercadorias em pequenos raios, já entregou 2 milhões de produtos. A Amazon Prime Air é outra empresa que já oferece entrega automatizada. A companhia oferece entregas em 30 minutos para alguns clientes, graças aos drones.

2. Iniciativas de sustentabilidade como foco

A sustentabilidade vem sendo tendência já há alguns anos. E no setor de logística não é diferente. Práticas verdes e sustentáveis são o futuro. Exemplos são os caminhões elétricos.

Segundo pesquisa da Allied Market Research, a indústria de caminhões elétricos deve crescer quase 2 milhões de dólares até 2027. Um crescimento impulsionado pelas taxas de emissões de gases. O setor só não decolou ainda por causa da Covid-19, que paralisou as vendas desses veículos e, agora, estima-se que tenha uma retomada lenta nos próximos anos.

Toda iniciativa pode ser bem-vinda. Países da União Europeia cobram imposto sobre embalagens de plástico não reciclado. Uma ação verde que visa expandir o uso de reciclados.

3. Otimização da Logística reversa

Devoluções e falhas nas entregas são relativamente simples quando a área de remessa é pequena e a empresa é física. Mas é no e-commerce que a logística reversa ganha mais importância.

A logística reversa otimizada é fundamental para qualquer e-commerce, que deve fazer a devolutiva de uma mercadoria com a mesma eficiência pelo mesmo canal de compra.

4. A expansão local

Se antes a valorização era pela expansão global de uma empresa, a tendência agora é pela expansão local. A covid-19 foi um ponto de inflexão para muitos comércios. Com o lockdown, as empresas se viram obrigadas a expandir o acesso e a encontrarem oportunidades locais.

Com isso, o abastecimento local continuará a ser uma oportunidade para a gestão da cadeia de abastecimento em 2022. Uma alternativa que muitos empresários encontraram foi a terceirização local.

2 principais benefícios da terceirização local

  • Mais segurança em tempos de crise econômica ou política pois suas mercadorias não ficarão restritas em fronteiras;
  • Controle do tempo de entrega. Os fornecedores são concentrados de acordo com as proximidades de sua área.

5. Varejo omnicanal

A experiência de compra perfeita é aquela em que o cliente pode comprar, pagar e receber atendimento na loja, online, pelo telefone ou até mídias sociais. Isso é ser omnicanal, estar em vários canais simultaneamente.

Os canais devem ser integrados e funcionar juntos. As cadeias de suprimentos que não acompanharem essa tendência causarão tensão entre os clientes. Afinal, a transformação digital é a chave para se tornar omnicanal.

6. Previsão de estoque e entregas de Last Mile

Os volumes de entrega da última milha ou Last Mile só aumentam. Varejistas e fornecedores de logística devem se preparar cada vez mais para os períodos de alta temporada.

Não há mais espaço para uma gestão no escuro. O gerenciamento deve ser capaz de prever o estoque e a entrega para saber o que esperar e como lidar com isso antes que a corrida comece. E isso, a tecnologia é capaz de oferecer.

Softwares de gerenciamento de logística aliados à inteligência artificial ainda são recursos pouco explorados, mas que fornecem insights que ajudam a minimizar, antecipar e responder a eventos e interrupções.

Planejar com antecedência e prever problemas de estoque e entrega, bem como controlar os problemas em tempo real que surgem ao longo do caminho são tendências eternas, além de 2022.

Então, para onde você vai levar sua logística e cadeia de suprimentos?

Citamos apenas algumas tendências, continue acompanhando nossos conteúdos, pois as tendências são mutáveis. O fato é que 2022 será um ano de escolha. Ou sua empresa opta por fornecer melhorias, automação e terceirização ou continua levando como está e fica para trás. Foque em qual experiência você deseja dar ao seu cliente, pois, pode não haver uma terceira opção.

Observe as tendências do setor, como elas se interconectam e adapte para o seu negócio. Considere uma coisa de cada vez, avalie bem e implante aos poucos.

Seus clientes esperam entregas mais rápidas, atendimento diferenciado, fretes competitivos e empresas sustentáveis.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana