Conforme a legislação atual, a averbação de carga é um procedimento obrigatório dentro da atividade de transporte de cargas. Todo o processo é feito com bastante tranquilidade, desde que a empresa que realiza o transporte esteja cumprindo suas obrigações legais, ou seja, adquirindo o seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), ao realizar a atividade.
É importante deixar claro que a averbação de carga não funciona somente como uma obrigatoriedade, mas sim, como um fator de extrema segurança para a empresa e especialmente para o dono da carga que é transportada. A logística deve ser sempre priorizada com o maior custo-benefício possível, e isso certamente inclui a segurança do procedimento.
Dessa forma, veja neste post tudo o que você precisa saber sobre a averbação de carga, bem como entenda a sua importância no universo dos transportes. Acompanhe!
O que é averbação de carga
A averbação de carga é um procedimento padrão entre as empresas que fazem o transporte de cargas de um local para outro. Esse tipo de averbação consiste em levar informações para a companhia de seguros que detém o seguro da carga transportada. Essas informações são ligadas a dados relacionados a notas fiscais e aspectos importantes da carga.
Ao fazer a averbação, a carga fica segura quanto a ocorrência de sinistros e o trajeto fica mais seguro tanto para o remetente quanto para o destinatário da carga. Esse procedimento pode ser um pouco complexo no começo, mas depois é bem tranquilo de ser realizado, pois os colaboradores acabam aprendendo o procedimento de maneira rápida.
Em relação a logística da averbação de carga, basta que esses dados sejam informados de maneira idônea para a companhia seguradora. A partir daí, a carga já está segura quanto a ocorrência de acidentes. Isso permite que os prejuízos sejam minimizados e a empresa não tenha transtornos em demasia por conta de imprevistos durante o trajeto.
A averbação de carga foi instituída pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que emitiu a portaria 247, a qual obriga as transportadoras a realizar a averbação de todas as questões relativas a carga, junto a seguradora, desde o começo até o final do trajeto realizado pelo motorista que carrega as mercadorias em carga.
O mais importante aqui é saber que, se a averbação da carga não for realizada, a empresa responsável pelo seguro das mercadorias, ou seja, a companhia seguradora, pode se negar a pagar a indenização no caso de ocorrência de acidentes, roubos, sinistros, entre outros imprevistos que podem ocorrer durante a viagem.
Como funciona a contratação
Existem duas formas de fazer a contratação da averbação de carga em uma seguradora. A primeira é a digital, em que todas as informações pertinentes são passadas do próprio sistema da transportadora para o sistema da companhia de seguros contratada. Esse processo é bem mais prático e rápido, além de proporcionar maior segurança quanto a erros humanos.
A segunda forma, que ainda é a mais comum atualmente, é a manual, em que a empresa contrata a seguradora e posteriormente envia as informações solicitadas para a companhia. Entre as informações mais importantes que devem ser passadas para a seguradora, estão:
- valor integral da carga;
- dados informativos do veículo que transporta a carga;
- dados relacionados a natureza da carga;
- conhecimento de transporte eletrônico (CT-e);
- chave de acesso do CT-e;
- informações a respeito do motorista que leva a carga; e
- informações referentes a apólice contratada.
Todas essas informações devem estar corretas, de modo que em caso de qualquer tipo de problema com o segurado, os dados possam ser certificados e validados. Caso tudo esteja em conformidade, a transportadora não deve ter qualquer tipo de problema para receber a indenização solicitada pelo cliente.
Para que serve
A averbação de carga serve para proteger, tanto a empresa que realiza o transporte de cargas, quanto a companhia de seguros. Ao fazer a averbação, todos ficam resguardados em caso de qualquer tipo de incidente.
Digamos que o roubo da carga esteja presente na apólice de seguro adquirida pela transportadora. Caso aconteça a eventualidade de a carga ser roubada durante o trajeto, a seguradora vai avaliar se todos os dados informados, manualmente ou eletronicamente, estão corretos.
No momento do roubo, quem estava dirigindo o veículo é a mesma pessoa que consta nos dados da averbação? A carga realmente é a que foi informada? Os valores estão corretos? O veículo é o mesmo que foi averbado?
A seguradora faz todas essas perguntas, e outras mais, e posteriormente analisa o caso. Se tudo estiver da maneira com que foi feita a averbação, a indenização é paga. Caso as informações passadas para a seguradora, no momento da averbação, estejam incorretas, a seguradora não é obrigada, a princípio, a realizar o pagamento da indenização.
Dessa forma, é para isso que a averbação de carga serve. Para proteger todos os lados da operação de transporte de cargas. Desde a transportadora até a companhia de seguros que vendeu a apólice para a empresa.
A importância do tema
Existe uma grande importância de levantar o tema da averbação de cargas ao realizar entregas. Primeiramente é necessário relembrar: este é um procedimento obrigatório por lei. Assim, não basta que a empresa de transporte queira ficar resguardada com uma apólice, ela precisa disso obrigatoriamente, para estar dentro da lei.
Posteriormente, podemos mencionar a questão da segurança. Ao adquirir uma apólice de seguros com o valor do montante da carga e com as informações corretamente fornecidas para a empresa de seguros, a transportadora pode fazer o trabalho de maneira mais segura e tranquila.
Em caso de acidentes na estrada, sinistros, roubos, furtos, seja lá o que esteja contemplado na apólice de seguros, a empresa não terá com o que preocupar-se quanto a esses aspectos. Isso faz com que o transporte de cargas fique mais seguro e responsável para todos os envolvidos.
Considerações finais
Por fim, cabe mencionar que o seguro Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), que obriga a averbação de carga, é importante para que a atividade ocorra com toda segurança. Mesmo se não fosse obrigatório, seria recomendado para transportadoras. Portanto, se você atua em uma empresa como esta, não se descuide desse procedimento.
Confira nosso artigo que explica tudo sobre o nosso serviço de mudança comercial!