Escolher um bom parceiro logístico é fundamental para garantir a satisfação dos seus clientes, a saúde e a lucratividade do seu negócio. Afinal, a logística é a coluna que ajuda a sustentar uma empresa, sem a qual, obter sucesso é muito mais difícil.
De nada irá adiantar ter boas equipes de marketing, administração e Recursos Humanos, por exemplo, se os serviços logísticos não estiverem na mesma linha de raciocínio da empresa. Sua logística deve estar alinhada, pronta para atender às necessidades do seu público, oferecendo serviços seguros e confiáveis. Do contrário, uma terceirizada pode ser capaz de manchar a reputação da sua empresa e interferir negativamente nas vendas. Mas, uma vez que você saiba escolher um bom parceiro para chamar de seu, seu negócio pode ficar em boas mãos.
7 coisas que você deve considerar ao escolher um parceiro logístico
1. Segurança
Este não poderia deixar de ser o primeiro item. Saber como a terceirizada gerencia as questões de segurança e o quão consciente ela é nesse quesito, é primordial. A empresa deve responder questões sobre como manter seus bens seguros, quais normas e regulamentos ela adota na prática e em quais condições sua mercadoria é transportada. Não saia sem respostas antes da contratação.
2. Reputação
Este é um fator relevante ao contratar uma empresa. Pesquise a reputação dos serviços entre os clientes, veja as avaliações e feedbacks disponíveis no site, Google Meu Negócio, redes sociais e Reclame Aqui.
Uma boa reputação é sempre reconhecida. O seu próprio atendimento, logo no primeiro contato, já dirá algo a respeito de como a empresa considera as necessidades do cliente.
3. Profissionalismo
No mundo corporativo, profissionalismo é sinônimo de confiabilidade. Analise a história de vida da empresa, tempo de existência, estabilidade e descubra o quão confiável ela pode ser.
4. Cobertura
Se seus produtos são vendidos online, provavelmente você precisa de entregas para todo o país, e por vezes, até para fora. Por isso não esqueça que a cobertura e localização da sua parceira importa muito. Ela precisa cobrir todas as localizações de entrega dos seus clientes. Um parceiro que atende globalmente contribuirá para a expansão dos seus negócios.
5. Especialização
Existem diferentes tipos de serviços de logística. Você pode optar por vários parceiros, cada um com sua devida especialização, o que torna sua escolha mais difícil ou escolher empresa completa, que inclua transporte, armazenagem, distribuição, envio e recebimento.
Questione as especialidades do negócio, estratégias que ela usa para atender em nível nacional e internacional, onde e como são suas instalações, tipo e tamanho de frota de veículos. Escolha um parceiro cuja especialidade atenda às suas necessidades. Combine os requisitos da sua empresa com os serviços oferecidos pelo parceiro de logística. Pense que essa deve ser uma relação de longo prazo, por isso precisa ser definida com cautela e precisão.
6. Custo-benefício
Saiba quais benefícios/serviços estão inclusos no preço. O mais barato pode custar caro e o melhor preço costumeiramente está relacionado ao valor da oferta. Não sacrifique a qualidade do serviço por um preço aparentemente bom. O melhor custo-benefício é aquele que entrega qualidade com preço justo. No geral, o investimento sempre compensa.
Mas fique de olho nas entrelinhas, a transparência é crucial nas boas negociações. Saiba exatamente quais serviços precisa, peça orçamento para todos e confirme possíveis taxas e cobranças. As informações devem estar claras para você.
7. Velocidade
Ela está relacionada ao tamanho da frota e à tecnologia que o negócio emprega. Verifique o quão rápido a empresa está disposta a entregar suas encomendas. Agilidade e pontualidade são requisitos básicos para os seus clientes. Poder monitorar e receber avisos via WhatsApp, e-mail ou SMS também contam, mas para isso, seu parceiro precisa oferecer tecnologia.
Encontrar o parceiro ideal pode não ser tão fácil em meio a tantas opções, mas agora você tem uma boa base para poder questionar, pesquisar e encontrar a melhor opção.
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