Todos os anos, a última sexta-feira do mês de novembro é marcada pela famosa Black Friday.
Para os consumidores, esse dia representa uma oportunidade única para a compra de produtos desejados durante todo o ano, com descontos que chegam a até 90%!
Por ser uma data tão esperada pelos consumidores, é natural que o movimento aumente muito nas lojas. Por isso, é muito importante preparar a sua logística para a Black Friday.
Segundo informações da página da Black Friday, os lojistas esperavam um aumento nas vendas de aproximadamente 21% em relação ao ano anterior. Com esse crescimento é estimado um faturamento de aproximadamente R$ 3,1 bilhões.
A Black Friday dá início à temporada de compras natalinas e, como sabemos, nessa época ocorre uma alta nas vendas e a demanda de pedidos tanto em lojas físicas como nos e-commerces cresce significativamente.
Com a praticidade que a tecnologia nos dá hoje, muitos consumidores estão optando por efetuar suas compras em lojas online e em aplicativos para celular.
Por outro lado, para o lojista, essa época exige muito trabalho e dedicação. Uma boa preparação para a Black Friday, além de evitar problemas durante esses dias, também pode ajudar a conseguir a fidelização de novos clientes. Tudo vai depender da sua eficiência durante as vendas e o seu processo para a entrega dos produtos.
Dessa forma, é muito importante preparar a logística da sua empresa para a Black Friday. Essa preparação começa no momento da compra e vai até a finalização desse processo, que é quando finalmente o cliente recebe seu produto em sua residência.
Continue lendo este post e conheça 4 passos para preparar a logística da sua empresa para a Black Friday.
1. Planejamento de vendas
Como vimos, nessa época do ano ocorre um grande crescimento nas vendas. Então, quanto antes você começar a se preparar, melhor. Assim você terá mais chances de sair na frente dos seus concorrentes, além de não ser pego de surpresa pela alta demanda.
O planejamento deve começar definindo quais produtos estarão em promoção e os descontos que você aplicará para cada um deles.
Nessa etapa, você pode aproveitar para analisar o que os seus concorrentes estão oferecendo e conhecer os produtos mais buscados por seus consumidores.
Calcular sua margem de lucro também é importante, assim você pode oferecer descontos mantendo um preço atraente para o seu cliente.
Outro fator importante é oferecer descontos reais e ser transparente em suas ofertas. Algumas empresas aproveitam a Black Friday para agir de má-fé com alguns clientes, enganando-os e oferecendo descontos que não são reais.
A realização desse planejamento também é a oportunidade de definir suas estratégias de vendas, tanto na sua loja física quanto em lojas digitais.
No entanto, ter suporte e infraestrutura adequada é fundamental nesse período. Afinal, durante a Black Friday, muitos clientes enfrentam problemas, o que causa reclamações e insatisfação.
Então, se prepare para que isso não ocorra com você.
Durante a criação da sua estratégia você deve definir alguns itens importantes, sendo eles:
● Descontos progressivos;
● Kits de produtos;
● Frete grátis ou garantia extra.
2. Estoque
Quando você começa a preparar a logística para a Black Friday da sua empresa, o estoque tem um papel importantíssimo dentro desse planejamento.
Depois de escolhido os produtos que serão ofertados na Black Friday, é hora de preparar o seu estoque para essas vendas. Faça um levantamento de todos os produtos que você tem em sua loja e, se necessário, entre em contato com fornecedores para garantir que a entrega dos produtos oferecidos seja realizada sem atrasos.
O mapeamento do seu estoque e a organização dos seus produtos evita que você tenha prejuízos durante esse período de promoções.
Além disso, a Black Friday é uma oportunidade para você zerar o seu estoque, ou seja, produtos mais antigos que estão acumulados nas prateleiras têm a oportunidade de finalmente serem vendidos. E, para aquele produto que não está vendendo tão bem, ainda é possível associá-lo em um kit a outro que está com as vendas melhores.
3. Prazos
Um dos maiores motivos de reclamações durante a Black Friday é o atraso nas entregas.
Muitas pessoas aguardam o ano todo para finalmente comprar um produto. O cliente escolhe minuciosamente o que deseja comprar, calcula o valor do frete, verifica o dia de entrega e quando finalmente chega a data informada, a frustração do produto não ser entregue.
Infelizmente isso é comum, no entanto com esse atraso você causa uma enorme insatisfação no seu cliente. Então, preste atenção nessas dicas:
● Forneça prazos dentro da realidade da sua empresa;
● Mantenha seu cliente informado no pós-venda;
● Foque no seu cliente;
● Acompanhe pessoalmente todo o processo nas transportadoras;
● Adicione algum tempo a mais nas entregas por segurança, pois a demanda estará maior nesse período.
4. Frete e transporte
Ao comprar um produto pela internet, muitos consumidores ficam atentos aos valores de frete oferecidos pelas lojas. Afinal, esses valores têm peso na decisão de compra. O valor do frete também pode influenciar no seu volume de vendas.
Então, fique atento às taxas dos Correios e se necessário contrate empresas especializadas para otimizar suas entregas. Alguns lojistas se preparam tão bem que conseguem oferecer frete grátis para seus produtos e até diminuem os prazos de entrega.
Como vimos acima, a logística para Black Friday é essencial para o sucesso nas suas vendas. Todos os detalhes nesse processo são importantes, afinal são eles que irão garantir um bom desempenho para seus negócios.
Além disso, com a alta demanda de vendas na Black Friday, pode ser necessária a contratação de carregadores e entregadores extras.
Para as demandas com logística, a MXLOG pode te ajudar nesse processo, garantindo suas entregas dentro do prazo com competência e segurança.
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