Processos logísticos: como as empresas estão repensando para os novos tempos

processos logisticos
processos logísticos

A pandemia da Covid-19 alterou profundamente as dinâmicas de todos os setores do comércio internacional. Podemos afirmar que se tratou de um cenário que resultou em uma profunda transformação nas questões relativas aos processos logísticos mundiais.

Nesse sentido, cientes desse impacto, nós da MXLOG optamos por discorrer brevemente sobre as consequências da pandemia no campo dos processos logísticos. Sendo assim, apontaremos de forma sucinta questões pertinentes às readaptações das empresas e demonstraremos alguns casos de sucesso.

O impacto da epidemia nos processos de logística: uma história de superação e transformação

Começamos nossa narrativa através da introdução do impacto nos processos logísticos resultantes da pandemia do novo coronavírus, Sars-CoV-2.

Como todos sabemos, tratou-se de um evento que impactou profundamente todos os setores da economia mundial. Podemos apontar que a logística foi um dos campos mais afetados pela nova conjuntura. Afinal, a compra e venda de mercadorias sempre foi vista como um ato essencialmente social e presencial.

Contudo, apesar desse impacto gigantesco, podemos afirmar que o comércio internacional se provou mais resistente do que o imaginado. Nesse momento, você pode estar se perguntando: “de onde vem essa resiliência?”

Encontramos dois fatores distintos, mas interligados que contribuíram para a volta do crescimento do setor logístico:

A criação de supply chains mais eficientes e a digitalização dos processos logísticos.

Aumento da eficiência das supply chains

A existência de barreiras sanitárias, de fronteiras fechadas e de portos cheios de produtos parece um cenário pós-apocalíptico. Contudo, onde existe dificuldade, também há oportunidade.

Nesse sentido, uma das primeiras medidas que foram tomadas pelas empresas responsáveis pelas cadeias logísticas, também conhecidas como supply chains, foi a tentativa de melhorar sua eficiência. Portanto, torna-se apenas lógico que iniciemos nossa exposição ressaltando esse ponto.

Para compreender esse fato, faz-se necessário retornar aos princípios básicos do conhecimento dos processos logísticos.

Uma supply chain se configura naquilo que interliga os distintos elos da produção até o consumidor. Nesse sentido, podemos incluir desde fabricantes, transportadoras e, até mesmo, o consumidor final. 

Portanto, quando estamos falando de eficiência no campo da supply chain, estamos falando em minimizar todos os atritos que atrasam esse processo e, para que isso aconteça, só há um caminho: investimento em uma boa gestão. 

Uma gestão eficiente de supply chain é aquela que é capaz de enxergar todas as distintas etapas do começo ao fim como partes integrais de um único processo. Esse entendimento se traduz em uma melhora de toda a malha logística.

Outro ponto importante a ser ressaltado é uma alteração no comportamento da maioria dos atores do setor logístico. Pode-se notar que tem havido uma grande reconfiguração na relação desses indivíduos com seus fornecedores. Por meio de mapeamento e pesquisa, muitas empresas optaram por fazer uso de fornecimento local, diminuindo, assim, as dificuldades da cadeia logística.

Podemos notar que a gerência adequada das supply chains tem se tornado cada vez mais central no campo dos processos logísticos. A importância dessa área não deve ser subestimada, pois é ela que oferece as bases para qualquer empresa. Faz-se necessário apontar que foi somente com o investimento em gestão de cadeia de suprimentos que o próximo ponto do presente texto se tornou possível.

O e-commerce 

Iniciamos nossa exposição introduzindo o e-commerce, também conhecido como comércio digital.

Trata-se de uma modalidade que tem ganho muitos adeptos durante a pandemia, uma consequência direta de dois fatores: o medo da exposição ao vírus e o início de muitos home offices.

Segundo um estudo realizado pela Compre&Confie, quando comparado com 2018, podemos  identificar um aumento de cerca de 81% no faturamento de e-commerce em 2020. Mediante essa melhora, não é de se admirar que aquelas empresas com uma plataforma digital mais robusta tenham se destacado desde o início da pandemia. 

Podemos encontrar uma causalidade quase que direta entre a ascensão do e-commerce e a melhora das supply chains. Sem esse incremento qualitativo, seria impossível esse aumento do comércio digital.

Confira também este artigo que explica como estruturar a sua operação logística de e-commerce!

Casos exitosos

Com os fatores causais do retorno do crescimento dos setores ligados aos processos logísticos devidamente explanados, adentramos agora aos casos exitosos da pandemia. Aqui apontaremos exemplos concretos de como alguns atores se adaptaram à atual conjuntura.

Safras e transporte de grãos

Segundo especialistas, o setor agrícola foi um dos menos prejudicados durante a pandemia. Em particular, podemos destacar que o transporte de grãos teve um excelente ano, decorrente da safra anual.

Esse setor tem servido como uma base sólida, que impulsionou até mesmo os campos ligados à automação.

Magazine Luiza

Previamente nós mencionamos que as lojas que mais se destacaram no campo do e-commerce foram aquelas que já possuíam uma estrutura de comércio digital prévia. Portanto, não deveria ser surpresa que a rainha do e-commerce brasileiro, as redes Magazine Luiza, destacaram-se profundamente.

Contudo, faz-se necessário apontar que as redes Magalu fizeram questão de compartilhar seu crescimento com pequenos varejistas. Graças ao projeto “Parceiro Magalu”, a gigante do e-commerce permitiu que os pequenos empresários tivessem acesso a toda estrutura e clientela da rede comercial, um ato que foi fundamental para a proteção de muitos empregos.

Natura

Outra empresa que tem se destacado durante essa pandemia é a Natura. A razão desse sucesso pode ser traçada por sua estrutura digital.

A digitalização das operações da Natura se configuram como uma prioridade para a empresa desde 2012, e agora ela está colhendo os frutos de seu trabalho. A Consultora Digital Natura, como o programa foi chamado, mostrou-se um sucesso e resultou em um forte crescimento para a empresa.

Por fim, como podemos observar, os processos logísticos sofreram uma grande alteração devido à pandemia, adquirindo uma centralidade muito maior do que antes. Portanto, considerando o mundo atual, o controle desse campo é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.

A MXLOG também pode ser aliada da sua empresa durante os tempos de pandemia. Oferecemos todo o suporte que precisa para enviar suas remessas, além de realizar a sua mudança corporativa, com um galpão de armazenamento para guardar os seus pertences durante a transição. Conheça todos os serviços oferecidos pela empresa.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

E-mail

contato@mxlog.com.br

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana