Envie notificações de status do pedido para seus clientes via SMS e WhatsApp

Notificações do seu pedido

Quando se trata de comunicação empresarial, os consumidores têm suas preferências. Para receber notícias e ofertas de produtos não sazonais, o e-mail ainda é o canal preferido dos brasileiros por conter informações longas e, com isso, mais completas. Mas quanto às notificações de status do pedido, o SMS e o WhatsApp são os canais da vez.

Uma mensagem de “pedido em separação” ou “seu pedido saiu para entrega” é a ‘notificação preferida’ de 82% dos consumidores. É o que diz a pesquisa Delivering Consumer Choice, que analisou as preferências do consumidor quando o assunto é entregas delivery.

Ao realizar uma compra, o seu cliente espera poder rastrear o pedido e saber quando a entrega será feita. E melhor do que receber essa comunicação por e-mail, é recebê-la por notificação push.

O que são notificações push

Notificações push são alertas curtos em formato de pop-up enviados geralmente por SMS e, mais recentemente via WhatsApp. Perfeitas para o envio de status de pedidos, esse tipo de mensagem pode ser visto mesmo pela tela de bloqueio do celular.

Se o cliente autorizar a permissão para envio de mensagens, você pode enviar uma notificação de status, no qual ele receberá em forma de pop-up.

Sozinho, o SMS já é uma ferramenta útil que permite que as empresas enviem mensagens concisas e oportunas para seus clientes. Mas combinado com o WhatsApp, a empresa passa a ter a experiência de comunicação perfeita com o comprador.

O SMS está vivo

Segundo outro estudo, desta vez feito pela Twilio SendGrid com consumidores no Brasil, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, o e-mail é o melhor canal para comunicações longas, como falamos no início. Mas o resultado da pesquisa, publicado no Relatório Global de Engajamento de Mensagens de 2022, apontou que o SMS está vivíssimo. A maioria dos brasileiros concorda em receber notificações de status de entregas de pedidos por SMS.

Como o próprio nome diz, Short Message Service (Serviço de Mensagens Curtas), as mensagens de texto, como conhecemos, são ideais para comunicações concisas e urgentes. Limitadas a 160 caracteres, elas não permitem imagens ou vídeos. São simples e diretas, do jeito que o consumidor gosta.

WhatsApp

O aplicativo mais popular do mundo, é altamente eficaz para qualquer empresa que deseja aperfeiçoar a comunicação com seu público-alvo.

A ferramenta oferece mais recursos que o SMS. Por meio dele, a empresa pode enviar locais em um mapa, compartilhar imagens e arquivos.

O perfil comercial em uma conta do WhatsApp Business permite que o cliente identifique que a mensagem está vindo da sua empresa. Além da bio, que pode conter informações comerciais do negócio como endereço, URL do site e outros dados.

Uma das queixas apontadas pelos brasileiros na pesquisa da Twilio é quanto a falta de personalização das empresas no envio de mensagens. Para 71%, a personalização importa. Receber uma notificação com o nome do cliente e com informações de seu interesse, torna a empresa memorável.

Categorias de notificações

Uma vez que o cliente concedeu a permissão para envio de notificações via SMS e WhatsApp – e pode acreditar que eles anseiam por elas, como vimos anteriormente, a empresa pode enviar comunicações de atualização de cada passo da compra. A pesquisa da Delivering Consumer Choice ainda revelou que 93% dos compradores aguardam por uma confirmação de que o pedido foi recebido pela loja. Por isso, as interações via push podem já começar nessa etapa da venda. E assim, sua empresa oferece a melhor experiência possível de pós-compra.

Outras categorias de notificações que o comprador aguarda receber são:

Status do pedido: Pedido recebido.

Status de pagamento: Pagamento em análise ou confirmado.

Status de compra: Pedido em separação.

Status de transporte: Pedido chegou na unidade transportadora.

Status de envio: Pedido saiu para entrega.

Status de recebimento: Pedido entregue.

Comece agora a notificar seus clientes

Seus clientes devem poder optar por interagir com sua marca em qualquer canal que preferirem. Isso ajudará você a criar uma experiência de compra melhor e mais integrada. E acompanhando as tendências de consumo, agora você também já pode oferecer essa novidade para os seus clientes ao realizar suas entregas com a MXLOG.

A MXLOG lançou a ferramenta que você precisa para enviar notificações personalizadas, rastreáveis e seguras. Mais uma forma de aprimorar continuamente a experiência do consumidor em sua jornada de compra.

Seja a notificação preferida do seu consumidor. Fale com um consultor MXLOG, conheça nossa ferramenta de interação e ofereça um serviço ainda mais completo de entregas, transporte, armazenamento, distribuição e gestão de correspondências.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana