ESG é uma sigla muito utilizada no meio corporativo e se refere a boas práticas empresariais que estejam em conformidade com os aspectos ambientais, sociais e de governança.
E se os princípios de ESG estão tendo cada vez mais prioridade para empresas de todos os setores, na logística não seria diferente.
ESG e a logística
A adoção e consolidação de políticas e indicadores ESG ganhou ainda mais relevância na área logística após o setor ter alcançado uma importância expressiva durante a pandemia, com os impactos e mudanças na cadeia de consumo e adaptação das empresas ao digital.
A logística, um setor responsável pela distribuição e transporte, tem em seu maior desafio ser ambientalmente eficiência e reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.
Para entender melhor, veja abaixo os impactos e desafios das atividades logísticas em cada um dos três aspectos:
Ambiental – a otimização da cadeia logística, envolvendo soluções para automatização de processos, por exemplo, auxilia na redução da pegada de carbono e ajuda na desaceleração de problemas ambientais.
Atualmente, já existem inúmeras tecnologias e processos sustentáveis que auxiliam milhares de empresas a reduzirem não só a emissão de gases na atmosfera, como também os altos custos de logística.
Social – neste pilar é preciso que as ações e atividades estejam alinhadas principalmente aos princípios de direitos humanos, por isso é preciso que a empresa siga algumas diretrizes, tais como:
- Melhoria das condições e jornadas de trabalho de motoristas e operadores;
- Garantia de segurança nas estradas e nas operações;
- Valorização da diversidade, tanto em cargos operacionais quanto de liderança;
- Redução de impactos negativos para as comunidades à beira das estradas e em torno das operações.
Governança – este princípio tem relação, principal, com a garantia da transparência, ética e responsabilidade, no que diz respeito a visão externa do negócio. Já no sistema interno, a governança refere a uma gestão inteligente com relação à adoção de soluções que otimizem o tempo, controlem os gastos e facilitem a gestão de pessoas.
Na logística, a adoção de práticas ESG está em amplo crescimento e não basta apenas conhecer o termo: é preciso estabelecer estratégias, contar com soluções e trabalhar a cultura sustentável.
O crescimento financeiro sustentável é o objetivo primordial para tornar o futuro viável para todos. E quem não se adaptar, não fará parte dele.