Frete aéreo: principais vantagens e o que levar em conta na hora de contratar um parceiro

Para enfrentar a competitividade dos negócios, as empresas precisam expandir sua participação para agregar mais valor aos clientes e lucrar. E no setor logístico, não é diferente. Algumas empresas do ramo são globais, operam além das fronteiras, por terra, mar e céu. Também por isso, trabalhar com frete aéreo pode ser uma vantagem e tanto, beneficiando clientes, varejistas e os negócios em geral.

Com frete aéreo, não há barreiras para o empresário. A entrega e exportação de mercadorias ultrapassam fronteiras e podem chegar a praticamente a qualquer lugar do mundo.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, acompanhe e descubra as vantagens incríveis que o frete aéreo pode oferecer.

Envio mais rápido

“Só se enviar de avião”, pois bem, uma entrega aérea em comparação com frete rodoviário ou marítimo, pode ser mais rápida e com menos chance de perdas.

Envio Mundial

Fazer entregas internacionais é um enorme diferencial. A contratação de uma transportadora que trabalhe com frete aéreo é a opção mais assertiva para quem trabalha com envios internacionais.

Preço de seguro mais baixo

Como o frete aéreo é mais rápido do que as outras modalidades de transporte, as chances de uma mercadoria ser perdida é menor. Com isso, os seguros também custam menos.

Embora o preço real do serviço de frete aéreo possa ser maior do que outras modalidades, a economia vem de outras formas, sendo uma delas, com o baixo custo de seguro, principalmente em comparação com o frete marítimo.

Segurança

A segurança do frete aéreo é máxima. Tudo é documentado manual e digitalmente, como pedem as normas. As equipes, conferem toda a documentação para que não haja falhas e que as remessas não fiquem presas na alfândega. Isso, claro, se você contratar uma empresa séria, certificada e autorizada. E os cuidados com armazenamento e transporte são sempre seguidos à risca.

Documentação completa e atualizada

Ainda falando de documentação, ela é fundamental para qualquer envio internacional. Em geral, os países não possuem as mesmas leis e regras, e apresentam disparidades na exigência de documentação legal.

Mas, uma transportadora séria saberá conferir exatamente quais documentos a sua empresa precisa apresentar. Isso evitará muita dor de cabeça, pois uma documentação imprecisa, desatualizada e incompleta pode resultar em retenção da mercadoria, atraso e prejuízos.

Por isso, na hora da contratação, certifique-se que a transportadora de frete aéreo conheça todos os procedimentos legais que o país ao qual seu produto se destina, exige.

Custo-benefício

Geralmente, quanto maior é um item, maior é o custo de envio. Mas com o frete aéreo, o custo bem sempre compensa. As transportadoras trabalham com parcerias e estratégias específicas para manter o melhor custo para todos, por isso, esse também é, sim, um serviço econômico.

Armazenamento em áreas estrangeiras

Por vezes, antes de uma remessa chegar ao destino, ela pode precisar ser armazenada em outro local, até que seja liberada. A vantagem do frete aéreo é que ele garante que sua remessa chegue ao destino. As boas transportadoras aéreas oferecem armazenamento caso os envios cheguem em um local diferente, o que manterá a mercadoria segura e protegida.

Etapas do frete aéreo

A cadeia logística da modalidade pode ser diferente de uma empresa para outra, mas em geral, funciona assim:

  1. O remetente solicita a um despachante que envie mercadorias por via aérea e as entregue a um destinatário;
  2. O produto é transportado via terrestre para o aeroporto;
  3. O despachante processa a documentação;
  4. O despachante entrega a documentação para fiscalização e autorização;
  5. As agências de manuseio assumem as mercadorias no terminal de armazenamento;
  6. A mercadoria é armazenada no avião e passa a ser de responsabilidade da companhia aérea durante o trânsito e até a chegada ao destino;
  7. Ao desembarcar, as agências de manuseio assumem novamente a responsabilidade e descarregam a carga para o terminal;
  8. No terminal, um agente confere a documentação, passa para o despachante, que deverá processar a importação;
  9. Por fim, a carga importada é entregue ao transportador responsável pela entrega final.

Para quem é o frete aéreo?

Se a sua empresa precisa transportar produtos de alto valor, ainda que de baixo volume ou perecíveis, o frete aéreo serve para você. Independentemente do tamanho, peso e forma, o frete aéreo é seguro, confiável e garante um excelente custo-benefício para remessas de alto valor.

Importante, essa modalidade não se refere apenas a viagens internacionais, mas também serve para a movimentação de cargas dentro do mesmo país, entre estados.

A MXLOG oferece uma ampla variedade de serviços de transporte e armazenagem, incluindo transporte multimodal. Tudo para ajudar a sua empresa nas suas necessidades e garantir a eficiência da cadeia de suprimentos, sem abrir mão da competitividade.

 

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana