Profissionais capazes de atender o público com assertividade e de forma personalizada são indispensáveis para qualquer negócio e ainda mais nos tempos atuais onde as pessoas têm pressa e pouca paciência para esperar.
Por isso, oferecer capacitação e aperfeiçoamento para que os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias e se tornem capazes de solucionar problemas de forma mais rápida, pode ser um investimento necessário.
Equipes bem alinhadas são o ingrediente que faz a empresa crescer, ganhar confiança e autoridade no ramo.
Processos de gestão de equipe
Gerir equipes de vendas e atendimento é tarefa dos líderes de cada setor. O objetivo da boa gestão é preparar o time para alcançar metas e atingir os melhores resultados a longo prazo, fidelizando o cliente.
A boa gestão ainda visa motivar os funcionários, incentivar o trabalho em equipe, aperfeiçoar o clima organizacional da empresa, estimular o aprimoramento profissional de cada membro para que este almeje crescer na empresa, revisar e consertar pontos negativos encontrados e, claro, aumentar vendas e conversões. Mas, para realizar uma boa gestão, é preciso:
1. Escolher bem os líderes
A liderança tem papel crucial numa equipe. O bom líder é aquele que tem boas habilidades de comunicação, comprometimento, que conhece a fundo as etapas do setor em que lidera e que sem muito esforço, inspire a equipe a ser melhor, apenas pelo exemplo.
2. Feedbacks para a equipe
Feedbacks para negócios físicos e monitoria e feedbacks para e-commerces e negócios físicos que realizam entregas. Identifique pontos positivos e de melhorias da equipe. Dessa forma, o colaborador pode receber um feedback para aperfeiçoar os próximos atendimentos.
A aplicação frequente de feedbacks é o que vai possibilitar mensurar o treinamento oferecido ao time, além de facilitar a visualização de novas demandas que possam surgir.
3. Ouvir feedbacks dos clientes
Ter canais de fácil acesso para o cliente permite com que a empresa recebafeedbacks, sugestões e insights de seus compradores. Algumas opções para colher esses feedbacks são: redes sociais, e-mail marketing, via formulários, ouvidoria e através de empresas especializadas em pesquisas de satisfação. O importante é ouvir o que o cliente tem a dizer.
Vantagens de uma equipe bem gerenciada
Uma equipe preparada é aquela que tem conhecimento profundo da empresa, serviços e produtos que vende. Assim, a equipe será capaz de transmitir para o consumidor clareza nas informações, agilidade nos processos, comunicação personalizada e assertiva, confiança e humanização.
Os frutos dessas vantagens a empresa colhe a curto e a longo prazo, que são a fidelidade do cliente e o aumento do ticket médio. Sem falar que clientes satisfeitos se tornam promotores espontâneos da sua marca, que são mais confiáveis para as pessoas do que a publicidade de influencers digitais, por exemplo.
O boca a boca é poderoso porque as pessoas confiam mais em seus amigos, familiares e colegas de trabalho como referência do que em uma publicidade paga.
Como o gerenciamento eficaz reflete no atendimento
O maior benefício do gerenciamento eficaz é que um time de vendas e de suporte bem alinhado, motivado e seguro, é focado em resolver o problema do cliente.
Para e-commerces e empresas que trabalham com entregas, quanto mais humanizado for o atendimento, melhor.
Com escuta ativa e boa argumentação do vendedor, o consumidor tem mais confiança em considerar uma compra.
Pessoas se conectam com pessoas, por isso, a comunicação ainda que virtual fica mais fluida se a sua empresa estiver presente e disponível para atendimento nos canais digitais.
Mas, atenção, não adianta estar em todos os canais digitais, se a empresa não está preparada para isso. O cliente não tolera mais ter que esperar horas para ser respondido, as coisas na internet têm que ser quase instantâneas.
Contudo, trazer uma pessoa real até o cliente online é a melhor opção para otimizar a experiência do cliente, aproximando o atendimento da loja física e tornando as etapas mais envolventes.
Nesse sentido, o atendimento da MXLOG é destaque. Por aqui, nada de atendimento robótico via chatbot, por exemplo. Esse tipo de atendimento não dá segurança ao consumidor e abre margem para erros e falhas de comunicação.
Lembre-se que o atendimento é um dos principais pilares de uma venda. Ainda que o cliente aprove seu produto ou serviço, se o atendimento for ruim para ele, ele encontra outra empresa com produto ou serviço semelhante, mas com um ótimo atendimento.
As pessoas buscam experiências de compras, por isso valorizam tanto como são tratadas e como uma empresa ajuda a resolver o problema dela.
A MXLOG é destaque no atendimento porque ela disponibiliza diversos canais de relacionamento. Logo, os clientes podem entrar em contato por telefone, e-mail, site e até mesmo pelas redes sociais.
Tudo para que as solicitações sejam recebidas e respondidas praticamente em tempo real.
Nós entendemos que para manter um bom relacionamento com os clientes é preciso se fazer presente nos pontos de contato do cliente. Se o cliente está em determinada rede social, a gente se faz presente lá.
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