Logística de distribuição: como otimizar as entregas de fim de ano da sua empresa?

Todo fim de ano é a mesma coisa, a demanda aumenta e as entregas que lutem. Para quem se programa, isso já não é mais um problema. Você sabe como otimizar suas entregas de fim de ano? Fique com a gente e pegue 6 dicas que separamos para te ajudar.

Natal e Réveillon são as datas mais movimentadas do ano para varejistas e e-commerces. Poucas semanas antes até a véspera em si, as pesquisas e compras disparam repentinamente. Isso é ótimo, mas só para quem sabe aproveitar a oportunidade. O pico sazonal do fim de ano também traz obstáculos nos processos logísticos e de entregas. É preciso estar preparado para oferecer uma boa experiência de compra.

 Para evitar o caos e garantir a lucratividade das festas de fim de ano, atente-se aos riscos e previna-se o quanto antes.

6 dicas para se preparar para as entregas de fim de ano

1. Antecipação

Antecipe-se à pressa repentina dos compradores. Isso é totalmente possível já que todos os anos é a mesma coisa, as empresas já são capazes de prever.

A demanda festiva pode aumentar em até 5 vezes mais os pedidos, mas seu cliente não está disposto a aguardar 5 vezes mais de tempo para receber suas compras. Antecipe-se e terceirize sua logística antes das datas festivas. Não deixe para agir em cima da hora.

Ao antecipar seu planejamento, a empresa evita reclamações, devoluções e dores de cabeça que seriam evitáveis.

2. Comunicação com a terceirizada

Se sua empresa já tem uma terceirizada, mantenha o contato com ela. As empresas devem estar alinhadas e falando a mesma língua. Lembre-se que como a demanda aumenta para você, pode aumentar para a empresa também. Daí a importância de fazer uma boa contratação porque se a sua empresa deve estar preparada, a terceirizada deve estar preparada em dobro.

Comunique-se e deixe as coisas claras para evitar estresse e falhas na comunicação. Prazos, retiradas e entregas devem ser visualizadas por você facilmente, a terceirizada tem que garantir essa visão ao contratante.

3. Comunicação com os clientes

Uma abundância de pedidos surge ao mesmo tempo. Uma dica é se antecipar aos pedidos dos clientes mais antigos e fiéis. Se sua empresa oferece vendas B2B, que tal perguntar antes se haverá demanda para o fim do ano? Isso lhe dará tempo de se programar e organizar a produção e a logística com antecedência.

Evite surpresas. A comunicação com os clientes só contribui para a relação.

4. Formas de entrega

Varie as formas de entrega e melhore a conveniência do cliente e da empresa. Oferecer apenas um serviço de entrega pode não ser suficiente nessa época. Além disso, a entrega rastreável já não é mais um diferencial, os clientes não esperam menos do que isso.

O rastreamento permite ao cliente saber onde seu produto se encontra e assim, evita que ele entre em contato para solicitar informações. Todo mundo ganha.

Também tenha ciência que no fim do ano as pessoas estão ainda mais exigentes e querem entregas rápidas, que cheguem antes do Natal. Para cumprir essas expectativas, alie formas de entregas expressas e esteja pronto para enviar mercadorias imediatamente.

5. Erros e sucessos anteriores

Os anos anteriores proporcionaram experiências boas ou ruins. O importante é aprender com elas. O que já deu certo e dá para replicar e aperfeiçoar? O que deu errado e deve ser eliminado? Analise um a um, redefina as estratégias e melhore a eficiência das vendas e entregas.

6. Trocas e devolução

Fim de ano também pode ser o período em que mais ocorrem trocas e devoluções. Planeje essas demandas também. Um serviço ruim ou que comprometa a credibilidade da empresa torna-se alvo de críticas e reclamações. Por mais chata que seja essa parte, ela é muito importante e deve entrar no planejamento.

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Nós temos uma gama de serviços de entrega para oferecer. Não perca as oportunidades das datas festivas por falta de organização. O boom do Natal e do Réveillon devem ser aproveitados ao máximo, veja esse período como um grande potencial de melhorar o ano e fechar no azul. Não há mais temporada para errar, a concorrência está correndo atrás.

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