Logística na pandemia: como a crise alterou a logística nas empresas?

logistica-na-pandemia
logistica na pandemia

O novo coronavírus pegou a todos de surpresa. Com isso, a logística na pandemia também sofreu mudanças. Assim como trouxe transformações para todos os setores da economia. Portanto, para continuar vivo no setor é preciso adaptar-se ao novo normal.

Mesmo com o isolamento social, o mercado não pode parar por completo. E em meio a essa crise, o transporte tem sido uma das atividades mais importantes nesse momento. Afinal, é por meio dele que a sociedade está sendo atendida.

É por isso que no post de hoje vamos falar sobre a logística na pandemia. Continue acompanhando e veja como a crise alterou esse processo dentro das empresas. Boa leitura!

A logística na pandemia

Todos os setores enfrentam um grande desafio nesse momento e a logística na pandemia também tem sofrido seus processos e transformações. Afinal, foi preciso se ajustar à nova rotina da sociedade para atender as demandas e não ficar parado, pois foi uma área diretamente impactada que precisou se reerguer com rapidez.

Em um cenário de crise mundial, as transportadoras precisam usar o plano B para não serem abaladas totalmente pela pandemia. Novos processos de logística entraram em ação, tanto na produção, como no despacho ou na entrega.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a logística no Brasil está e vai continuar funcionando normalmente para garantir o abastecimento no país. Portanto, todas as modalidades de meio de transporte continuarão com as suas atividades para assegurar que a sociedade seja suprida.

Sendo assim, a logística na pandemia não vai parar. Por isso, as empresas precisam apostar em soluções que facilitem as operações e aperfeiçoem o tempo de entrega. Além de tomarem todos os cuidados de prevenção para não colocar em risco a saúde da população.

Mudança de comportamento do consumidor

A população brasileira não imaginava que um vírus pudesse mudar todo o comportamento da nação. Mas mudou, inclusive em sua forma de consumir. Os dias atuais mostram que o cliente, além de mais exigente, está pensando mais na hora de comprar algo.

O coronavírus obrigou várias pessoas a aceitarem um novo modelo de compra. Ao invés de ir à uma loja física, passaram a comprar por e-commerces, lojas virtuais. Com isso, o setor de logística foi afetado durante a pandemia e passou por processos de transformação para continuar atendendo a seus clientes. Porém, não são mudanças temporárias. Afinal, boa parte do que funcionava antigamente nos processos logísticos, a partir de agora não será mais utilizado.

A nova realidade da logística na pandemia e depois dela

Toda a estrutura do setor de logística precisou ser revista para atender às demandas. Foram transformações substanciais que serão mantidas quando essa crise passar. Isso porque o novo normal será bem diferente do que já vivemos.

Os sistemas logísticos precisaram ser refeitos e adequados para suprir as necessidades de consumidores que passaram a realizar suas compras online. E esse modo de consumo veio para ficar! Portanto, várias estratégias comerciais precisaram ser revistas, pois as empresas de transporte, por exemplo, serão cada dia mais procuradas.

As vendas online tendem a crescer cada vez mais. Sendo assim, as transportadoras precisarão trabalhar com cargas fracionadas, ou seja, com entregas individualizadas, em diversos pontos do país. Afinal, toda compra agora é considerada uma urgência e não dá para esperar prazos tão extensos.

Novos formatos nas relações comerciais

A tendência é que a maioria das pessoas que iam às lojas físicas optem por realizar suas compras online. Por causa da praticidade e comodidade de realizarem seus pedidos sem sair do conforto de sua casa.

Esse novo modelo de consumo, que já é percebido pelo mercado, traz uma nova realidade para a logística na pandemia:

  • As pessoas passaram a comprar em lojas virtuais e a tendência é que elas comprem cada vez mais;
  • Os serviços de entrega precisarão ser aprimorados;
  • As transportadoras precisam se especializar para realizar entregas residenciais;
  • Há um crescimento nos centros de distribuição regionalizados;
  • Haverá novas formas de entrega ou retiradas de mercadorias.

Todos esses formatos já são estudados e analisados pelo mundo corporativo. Porém, com a Covid-19, os processos foram acelerados e os ajustes aconteceram de maneira antecipada. E neste momento, a logística pós-pandemia já está sendo pensada.

Mas como atender a nova demanda?

É fato que as empresas de transporte precisam se adaptar a essa nova realidade. Ela chegou sem pedir licença, por isso, as transportadoras necessitam de boas estratégias para conseguir atender a todas as demandas. Isso será fundamental para que elas tenham sucesso em suas operações.

Oferecer um serviço de qualidade e com excelente preço serão atrativos e diferenciais nesse momento. É importante pensar em ações para que as entregas sejam realizadas em tempo hábil para que o cliente continue tendo uma boa experiência de compra.

É preciso ofertar serviços de entrega não somente para grandes cargas, mas para pequenas também. Além de disponibilizar entregas com motoboys, por exemplo, que são mais ágeis.

A MXLOG é uma facilitadora! É uma empresa que conta com profissionais experientes e de alta competência no mercado de logística. Com o futuro que chegou de forma abrupta, ela oferece aos seus clientes uma plataforma de contratação de fretes altamente inteligente. Portanto, está totalmente preparada para continuar atendendo você com total agilidade, segurança e comodidade. Seja para entregas pequenas ou grandes.

O seu objetivo é simplificar o transporte de mercadorias, bem como de documentos. Por isso, nesse momento da logística na pandemia, ela está conseguindo atender suas demandas com total rapidez. Afinal, a transformação digital é algo que já estava em sua rotina e adaptar-se a essa realidade foi simples.

A MXLOG atende a empresas de grande, médio e pequeno porte. Porém, ela também possui meios para atender ao consumidor final. Ou seja, você! Ela é uma união perfeita de experiência e modernidade.

Se a sua empresa ainda não pensou sobre os processos de logística na pandemia e depois dela, conheça a MXLOG, o nosso sistema vai ajudar a facilitar suas entregas. Rapidez, simplicidade, qualidade e comprometimento são qualidades que você encontra em nossos serviços!

Confira aqui os principais serviços oferecidos pela MXLOG!

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

E-mail

contato@mxlog.com.br

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana