O crescimento do e-commerce e o papel da logística

e-commerce

O comércio eletrônico vive um significativo período de expansão. De acordo com dados da Ebit | Nielsen, já em 2019 o e-commerce movimentou mais de R$ 61 bilhões, crescendo 16,3% no comparativo com 2018.

Por sua vez, dentro do contexto de pandemia, as lojas virtuais viram seu faturamento avançar ainda mais e, dada a necessidade de isolamento social, muitos negócios físicos passaram também a investir na internet para a geração de receita. Nesse sentido, em 2020 e 2021, o comércio virtual alcançou crescimento respectivo de 73,8% e 38% (os dados são do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital e da Confederação Nacional do Comércio).

E a expectativa para 2022 segue positiva, com o mercado estimando a consolidação do varejo digital como um dos principais canais de compra.

Diante desse cenário, a busca por estratégias capazes de impulsionar os resultados de uma loja online se mostra indispensável, uma vez que o ambiente de negócios do e-commerce ao mesmo tempo em que cresce, torna-se também mais competitivo e com um perfil de clientes mais exigente. E tais estratégias passam, sem dúvida, pela eficiência na logística de distribuição que, dentre outros pontos, contribui para:

  • A melhoria na experiência dos consumidores;
  • Redução de custos com logística reversa e devoluções;
  • Entregas no tempo estimado;
  • Maior controle dos processos de gestão na empresa.

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância de uma logística eficiente para os resultados de um e-commerce, um levantamento da Moosend apontou que o tempo de entrega aliado aos custos de frete estão entre as principais razões para o abandono de carrinhos no comércio eletrônico.

Além disso, a partir de processos logísticos bem estruturados – que incluem, além das etapas citadas acima, uma comunicação clara e a disponibilização de canais de atendimento ágeis durante cada etapa da distribuição até um armazenamento inteligente que garanta a segurança e o controle de mercadorias – podemos assegurar a satisfação dos consumidores e potencializar a reputação de lojas virtuais, fator este que, consequentemente, pode contribuir com um maior número de vendas no e-commerce.

Por fim, todo esse controle tende a reduzir custos com a logística reversa e evitar a devolução de mercadorias que, por exemplo, sofreram com avarias durante o trajeto de um frete ou chegaram fora do período estipulado de entrega. Vale frisar que, segundo o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), os custos com logística reversa podem chegar a 5% do faturamento das empresas.

Nesse sentido, se você precisa de algumas dicas para otimizar a distribuição no seu e-commerce, não deixe de conferir nosso novo e-book com 5 estratégias que poderão apoiar os processos de sua empresa.

Esperamos que aproveite a leitura!

E-book

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana