Você sabe o que são Pick Up Points? E por que essa inovação está cada vez mais tornando-se popular em diversos países de todos os lugares do mundo?
Pois bem, os Pick Up Points estão virando uma tendência, inclusive em países grandes como Austrália, Estados Unidos, China e Europa!
Neste post, vamos explicar para você tudo que você precisa saber sobre os Pick Up Points, falando sobre o que é, como funciona, quais os seus principais serviços e benefícios oferecidos para sua empresa, assim como explicaremos suas vantagens para lojas virtuais, sua facilitação em logística reversa e diversos outros assuntos relacionados ao tema.
Acompanhe o post abaixo e entenda como os Pick Up Points podem ajudar você a alavancar o seu negócio!
O que são Pick Up Points?
A tradução para Pick Up Points é “pontos de retirada”, ou “pontos de captação”. Basicamente, os Pick Up Points consistem em ter pontos de entregas em que o consumidor possa ir até o local e retirar o seu produto.
Devido à alta demanda de compras online, grandes lojas começaram a optar por esse tipo de serviço, já que pode ser muito econômico para o negócio e satisfatório para os seus clientes.
O Pick Up Point tem sido um modelo de negócio e logística muito inovador, já que é um grande diferencial aos comércios e e-commerces e muito efetivo como solução para problemas relacionados a trocas, devoluções e principalmente entregas de produtos e mercadorias.
Como os pick up points funcionam?
Grandes franquias de lojas, supermercados, eletrodomésticos e outros costumam oferecer entregas via Pick Up Points em suas próprias redes distribuídas em diversas localidades. Basta o consumidor comprar seu produto via online e escolher o local de retirada.
Algumas lojas virtuais possuem seus próprios estabelecimentos físicos para a retirada de pedidos via Pick Up Points, mas se você não possui, você pode utilizar como alternativa realizar parcerias e acordos com outros comércios e negócios para utilizar o espaço, de modo que os consumidores de sua loja possam retirar os produtos em lojas parceiras e conveniadas.
Esse modelo já é muito popular e utilizado no mundo todo, portanto, avalie o negócio, entre em contato com lojas físicas que podem aceitar esse tipo de serviço e ter um bom relacionamento com a sua empresa.
Benefícios e vantagens para as empresas e lojas virtuais
Esse método é tão inovador e moderno que possui suas inúmeras vantagens tanto para o consumidor quanto para a empresa e lojas virtuais.
Você conhece alguns dos benefícios que os Pick Up Points podem oferecer?
Trouxemos abaixo alguns deles para você se inteirar do assunto e, quem sabe, até aderir à prática!
1. Economia para a empresa
Para empresas e lojas virtuais, uma grande vantagem é a economia, já que, não havendo necessidade de entregar o produto na casa do cliente, economizam drasticamente na parte de transporte, sendo apenas necessário repor o estoque.
Além da economia, como o cliente acaba circulando pelo estabelecimento, aumenta-se o seu potencial de compra, tendo em vista que ele estará por um período em sua loja física e poderá olhar e comprar os diversos produtos que estão à mostra na respectiva loja.
2. Velocidade
Já que a rota não é customizada, as entregas devem ser feitas sempre no mesmo destino. Com os Pick Up Points, a velocidade e agilidade da reposição de estoque e produtos especiais é mais fácil, gerando satisfação para o cliente, e, mais uma vez, trazendo ótimos benefícios e reduzindo consideravelmente os custos do seu negócio.
3. Indisponibilidade
Diversas entregas diariamente precisam voltar ao fornecedor por ausência do cliente e precisam ser entregues novamente em um novo dia e horário, gerando muita dor de cabeça tanto para a empresa quanto ao consumidor, já que é um retrabalho muito grande de ambos os lados, e sabemos muito bem que o público preza por praticidade, não é mesmo?
Dentro do modelo de Pick Up Points, essa problemática não existe já que é o consumidor que irá buscar o produto. Portanto, as entregas que são feitas dessa forma não possuem o problema de indisponibilidade do cliente.
4. Cliente satisfeito
Para o consumidor que aceita esse tipo de entrega, a satisfação, agilidade, facilidade e praticidade de ir à loja retirar seu pedido fica ao seu dispor, o que gera um cliente alegre e satisfeito com a entrega, possibilitando assim, uma grande fidelidade, e, mais uma vez, traz benefícios à empresa, já que um cliente com um bom feedback gera status maior e melhor para o seu empreendimento.
5. Logística reversa
Essa inovação facilita e economiza drasticamente também na parte da logística reversa, já que na troca o cliente irá devolver o produto de volta ao Pick Up Point.
Uma mercadoria que precisa retornar ao fornecedor também se faz muito eficiente, já que o cliente entrega de volta o produto ao Pick Up Point, tornando mais prático e diminuindo os gastos da empresa na hora da troca ou cancelamento da mercadoria.
Conclusão
Esse tipo de negócio tão inovador é vantajoso tanto para grandes e médias empresas, e-commerces e lojas virtuais, quanto para os clientes e consumidores de suas respectivas lojas, já que do lado das empresas, baixam os custos drasticamente e para o lado do cliente, as entregas são facilitadas segundo sua própria disponibilidade.
Os Pick Up Points possuem diversos benefícios como ser mais econômico, mais veloz e não tem problemas de indisponibilidade, já que o consumidor ficará responsável pela retirada. Além disso, temos como resultado um cliente satisfeito e contente, em que as empresas também têm como consequência muitos fatores positivos.
Temos também a logística reversa, que faz com o que o consumidor devolva o produto diretamente ao Pick Up Point.
Agora que você já sabe o que são Pick Up Points, quais são as suas vantagens para o seu comércio e como eles podem ajudar você a alavancar seu negócio, não perca tempo e experimente implementar essa inovação do mercado na sua empresa!
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