Planejamento logístico: 5 passos que devem fazer parte dos processos de sua empresa

Planejamento logístico

Cada passo do planejamento logístico é um elemento importante que define as atividades dentro da cadeia de suprimentos. Reconhecer o papel de cada um deles facilita o planejamento pois cada elemento ajuda a explicar as atividades e processos que devem ser realizados.

Existem cinco processos dentro de um planejamento, que podem mudar de nomenclatura, dependendo da empresa, mas basicamente, são eles:

  • Armazenagem;
  • Embalagem;
  • Organização de estoque;
  • Distribuição;
  • Controle de informações.

Como funciona o armazenamento?

A armazenagem tem como função permitir que o fluxo constante de materiais seja fornecido pelos fabricantes. Ou em outras palavras, é guardar e administrar o que é fornecido dentro de um armazém, galpão ou depósito.

Esse é um processo importante porque os fornecedores precisam trabalhar com eficiência máxima, mas a demanda varia muito, muitas vezes os clientes tendem a não requerer os bens na mesma proporção em que são produzidos.

O fato pode ocasionar em um desequilíbrio entre a oferta, que é constante, e a demanda, que pode ser imprevisível. A solução é armazenar os bens excedentes até que sejam solicitados pelos consumidores. Para isso, existe o serviço de armazenagem, que precisa de um espaço propício e especializado com equipamentos de armazenamento, como estantes, rack, prateleiras, condicionamento e equipamentos de manuseio de materiais para movê-los pelo armazém e para carregar e descarregar caminhões e veículos de descarga.

Qual a função da embalagem?

O cuidado e a condição de um produto são pontos chave para a satisfação do cliente.  A embalagem é uma parte essencial disso. Ela deve ser feita pensando em todo o percurso que o produto vai passar, por isso segurança é a palavra de ordem, mas também, estética e funcionalidade. Ela deve preservar bem o produto, protegê-lo dos possíveis riscos do trajeto, ser resistente e ao mesmo tempo considerar custos.

Entenda a importância do estoque

A organização de estoque está intimamente relacionada ao armazenamento. Preocupa-se com que estoque manter, onde o estoque está localizado e quanto de estoque deve-se conservar. É o estoque que controla os fluxos de entrada e saída de materiais de um depósito. E como isso é feito? Analisando os dados dos anos anteriores. Para isso, é preciso considerar vendas, cálculos matemáticos, ferramentas de métricas e estatísticas para poder prever pedidos anteriores, demanda e períodos em que determinados produtos saem mais.

A organização do estoque é um serviço vivo, não é uma ciência exata, ela deve estar em constante transformação, porque tudo muda a todo o tempo no depósito.

Quais as etapas da distribuição?

Imprescindível em qualquer processo logístico. Sem distribuição – e transporte – não há entrega. O processo de distribuição envolve basicamente cinco etapas, do operacional ao atendimento, são elas:

1. Gestão de transporte

Envolve a escolha do meio mais adequado para o tipo de carga e atendimento. É daí que sai a base de cálculo do frete.

2. Checagem e expedição de mercadorias

Fase de conferência das quantidades, tipos e destinos das cargas.

3. Administração de frete

Cálculo do frete considerando o modal.

4. Análise e acompanhamento de indicadores

Fase de definição das métricas e metas relevantes a serem consideradas. A saúde do negócio pode depender desse acompanhamento e a análise facilita o trabalho dos gestores ao tomarem decisões para minimizar problemas e até de marketing.

5. Roteirização

Aqui, define-se quais rotas serão utilizadas pelos veículos para entrega ao consumidor final.

Controle de informações

Informação e controle dependem muito do processo de análise e acompanhamento, que citamos acima. Saber controlar os dados é crucial para atuar com muitos dos procedimentos operacionais existentes dentro do processo logístico.

Tendo todas as informações do estoque, por exemplo, a operação saberá quais itens precisam ser separados, embalados e remanejados para o transporte.

O papel da informação e controle é ajudar a projetar sistemas de todos os procedimentos operacionais da equipe. Só assim é possível prever a demanda e o estoque disponível, bem como informar a produção da necessidade de aumento ou não.

No fim, todos os processos estão interligados e são cruciais para um bom planejamento. Algumas empresas podem mudar os nomes das etapas, mas os processos são os mesmos.

O fluxo de informações em todo o processo de gestão logística é necessário, principalmente nesta sociedade cada vez mais globalizada em que vivemos. Quanto mais assertivo é um planejamento logístico, mais facilmente os gestores e o time trabalharão na demanda com precisão, evitando custos, gerando economia, aperfeiçoando os processos e aumentando a capacidade de demanda e atendimento.

Ter um parceiro logístico que faça todas essas etapas do planejamento quando não se tem um setor de logística interno, é a resposta para quem quer continuar avançando no mercado.

E se você quiser entender melhor como uma logística sob medida pode otimizar a sua distribuição, conte com a MXLOG para te auxiliar. Fale com um de nossos consultores e saiba mais.

Logística de distribuição

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana