Imagine quanto custa parar o processo de produção de uma empresa por falta de matéria-prima. Agora, avalie a situação de um estoque repleto de produtos, mas sem previsão de chegar ao seu destino final. Considere também a insatisfação de alguém que comprou algo, mas nunca recebeu.
O mundo realmente seria um caos sem logística, não é mesmo? Todas as situações retratadas acima parecem absurdas, mas elas são reais em empresas onde a logística não funciona.
Acompanhe esse artigo até o final e saiba mais sobre o que é logística, para que serve e os motivos pelos quais você deve cuidar bem dela dentro da sua empresa.
O que é logística?
A logística é uma área ligada à administração de empresas. Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos que possibilitam a implementação e o controle do fluxo de produção.
É por meio dela que uma empresa garante os insumos necessários para a produção, a movimentação de mercadorias, a estocagem e a chegada de seus produtos ao consumidor final.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, logística não se trata apenas de um setor da empresa. Suas atividades envolvem diversos departamentos. Ela está presente na chegada ou entrega de matérias-primas, passa pelo processo de produção, a armazenagem e a distribuição dos produtos finais aos clientes.
Para que serve?
Para tornar tudo mais fácil no mundo empresarial ou destruí-lo de vez. Tudo depende da importância que a empresa atribui a logística em sua gestão de processos.
Quando praticada de forma eficiente e estratégica, a logística traz muitos resultados positivos a empresas ou organizações. Representa um dos caminhos para a redução de custos desnecessários, aumento da produtividade, melhoria nos processos de distribuição de produtos, agilidade na tomada de decisões e integração de todas as atividades de supply chain.
Além de proporcionar eficiência nos processos, ela viabiliza a abertura de novos mercados e potencializa a força do marketing. Acompanhar as necessidades e expectativas dos clientes, não é mais um processo que demora décadas. As empresas precisam estar antenadas e inovar em curtos espaços de tempo, por meio da oferta de produtos e serviços de qualidade, dentro de prazo e com uma margem de lucro razoável.
Já ouviu falar em logística 4.0? Bem, ela é uma realidade. Se sua empresa ainda não conhece, aproveite para saber um pouco mais neste artigo que preparamos para você (clique aqui).
5 razões para cuidar da logística da sua empresa
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é logística e qual sua importância, confira 5 bons motivos para cuidar bem dela dentro da sua empresa.
1. Redução de custos
Produzir somente o necessário, conforme demanda do mercado, com matérias-primas garantidas, sem repetição de processos e de forma otimizada. Com logística, sua empresa fica livre de retrabalhos, estoques gigantescos e mesmo uma grande quantidade de produtos vencidos por má distribuição ou produção em excesso.
2. Aumento na lucratividade
Por um lado, a redução de custos. Por outro, o aumento na lucratividade. Se sua empresa consegue focar em uma logística eficiente, os custos dos processos operacionais caem e o lucro aumenta. É uma consequência.
No entanto, nem sempre é possível contar com uma equipe especializada para fazer a gestão logística de sua empresa. A boa notícia é que hoje existem softwares de gestão para otimizar o trabalho em diversas áreas, além de garantir que as atividades sejam executadas de forma estratégica.
Outro ponto a ser considerado é a contratação de um operador de logística. Clique aqui e saiba mais sobre o que este profissional pode fazer por você e sua empresa.
3. Controle e qualidade nos processos
Quando a logística funciona, tudo flui. A empresa consegue visualizar, controlar e garantir a qualidade de todos os processos da cadeia de produção. Do início do processo à entrega do produto ao consumidor final, é possível se antecipar a falhas e erros no processo.
O resultado disso tudo, você já sabe: mais qualidade, menos custos, maior lucratividade e fornecedores e clientes mais satisfeitos.
4. Gestão da cadeia de suprimentos
A logística eficiente possibilita visualizar e gerenciar a cadeia de suprimentos como um todo, desde o fornecedor da matéria-prima até o consumidor final.
Saber o que funciona e o que não funciona contribui para aprimorar o gerenciamento de fornecedores, estoques, o momento certo de fazer manutenção nas máquinas, o tipo de transporte a ser utilizado, possíveis riscos externos, a necessidade da padronização de processos, além de garantir uma boa comunicação entre as partes envolvidas.
Tudo isso está relacionado à gestão da cadeia de suprimentos e também à logística.
5. Satisfação dos clientes
Último ponto deste artigo, mas não menos importante. A internet e as redes sociais estão aí para mostrar que clientes insatisfeitos podem acabar com a reputação de sua empresa ou marca em poucos cliques.
Ter sua logística em dia, representa entregar os produtos no prazo, em perfeito estado, dentro de uma embalagem segura e com informações confiáveis sobre todo o processo de compra.
Fácil? Nem sempre. A pandemia da COVID-19 influenciou o aumento expressivo de compras on-line, por exemplo, e mostrou o quanto as empresas ainda estão despreparadas para o atendimento de seus clientes.
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.