Por que investir no outsourcing logístico pode reduzir os custos gerenciais do seu negócio?

Componente-chave de qualquer empresa que lida com produtos físicos, a logística pode levar tempo e dinheiro para ser empregada internamente com eficiência. Por isso, muitas empresas recorrem ao outsourcing logístico, mais conhecido como terceirização.

O principal motivo para recorrer ao outsourcing logístico é a redução de custos, que para as empresas adeptas, torna a prática mais fácil e econômica.

Mas o que é outsourcing logístico?

Outsourcing ou terceirização é um processo no qual uma empresa delega trabalho e funções a outra, uma terceirizada. Todo processo de trabalho pode ser terceirizado, afinal, isso permite que a empresa obtenha serviços mais especializados, de qualidade e com redução de custos operacionais.

Por que e quando precisamos de outsourcing?

Considerar a parceria com uma empresa de outsourcing logístico é uma saída para muitas questões. Sua empresa pode designar funções e atividades, que ajudarão o restante do time a se concentrar em ações mais essenciais e do escopo deles. Isso ajudará a controlar os custos e aumentará a produtividade da equipe. Considere as seguintes perguntas e veja se é ou não o momento de terceirizar o trabalho:

  • O custo atual é o mais favorável para nós ou conseguimos melhorar?
  • Temos recursos disponíveis para executar tudo com eficiência?
  • Nossos recursos financeiros suportam a aquisição de tecnologia para manter a competitividade do mercado?
  • Existe formas mais eficazes (ágeis e profissionais) de lidar com nossos processos atuais?
  • Minha equipe tem experiência ou treinamento suficiente para o trabalho demandado?
  • Precisamos reduzir custos operacionais, com pessoal ou infraestrutura?

Se a maioria das respostas for sim, seu negócio precisa do outsourcing.

E como o outsourcing traz economia na prática?

Custos efetivos: esse pode ser o benefício mais importante pois permite realizar o trabalho a um custo mais baixo e de forma mais eficiente. Sem falar que a despesa permanece sem altas oscilações, ou seja, sua empresa saberá o quanto vai custear com esse serviço nos próximos meses e não haverá surpresas no orçamento.

Custos com pessoal: mão de obra capacitada é cara para as empresas. Salários, benefícios, investimento em segurança e tecnologia para o pessoal contam muito. Os custos totais de uma equipe de logística ainda envolve gerência, equipe do depósito e motoristas, somando tudo isso, a despesa é parte significativa.

Custos com treinamento e recrutamento: na terceirizada, a contratante não se preocupa com contratação, nem capacitação profissional dos colaboradores porque o trabalho já é entregue para pessoal habilitado.

Custos de transporte: transportadoras especializadas costumam ter taxas bastante favoráveis em comparação com a contratação e custeio privado de transporte.

Custos com tecnologia: podemos dizer que tecnologia é investimento. Mas uma empresa que trabalha com outsourcing não precisa investir nisso quando a contratada já faz seu papel.

Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada requer tecnologia de ponta que vai otimizar processos, entradas, saídas e todas as necessidades da cadeia. A empregada já fez o investimento em tecnologia – bom, é o que se espera de uma Companhia como essa – com isso, a empresa consegue dividir o custo com outros clientes, ficando uma pequena parcela para cada. Portanto, por uma fração do custo, sua empresa tem acesso à tecnologia sofisticada.

Ganho em flexibilidade: produtos sazonais requerem flexibilidade e as empresas que gerenciam sua própria logística passam por poucas e boas se não souberem dimensionar a sazonalidade. São datas em que as vendas de determinadas mercadorias podem dobrar, com isso, é preciso saber manejar equipes, operação e ter infraestrutura preparada.

Para garantir uma flexibilidade em qualquer data e com qualquer produto, a melhor opção ainda é a terceirização. Ela vai garantir cobertura de pessoal, demanda e estrutura sem alterar custos.

Antecipe-se às tendências

O crescimento do outsourcing logístico está em ebulição. Isso se dá devido aos inúmeros desafios logísticos e essas são as empresas mais bem preparadas e que possuem as melhores práticas.

É muito provável que as complicações que você teria como empresa, a terceirizada já tenha passado e superado. Por isso, uma boa contratação tem a expertise e o conhecimento que pode ser aplicado no seu negócio.

Se o gerenciamento da cadeia de suprimentos está afetando outras áreas da empresa, tirando o foco do que deveria realmente ser prioridade, este pode ser o momento de considerar a terceirização.

Explore as opções de economia, tempo e custos que essa estratégia oferece. Mas terceirize com cuidado. Saiba escolher a empresa que irá cuidar das suas demandas, avalie a equipe disponível e tire todas as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre como a terceirização da logística pode alavancar seus resultados? Clique no botão abaixo e acesse nosso e-book exclusivo.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana