Quais fatores macroeconômicos favorecem o mercado logístico em 2023?
No panorama econômico global, o maior fator macroeconômico que pode favorecer o mercado logístico em 2023 é a conservação da economia, que possibilita o aumento da demanda por produtos e serviços logísticos. Além disso, a redução das barreiras comerciais e os avanços tecnológicos também contribuem para este desenvolvimento.
Já falamos aqui de 6 previsões do setor logístico para 2023. Agora, conversaremos um pouco mais sobre outros fatores.
A logística no mundo
A logística é importante porque impulsiona a competitividade das empresas em todo o mundo, o que é fundamental para a geração de empregos e o crescimento econômico. Quanto melhor o desempenho de um empreendimento logístico, maiores são os rendimentos e desenvolvimento.
Como a logística eficiente conecta às empresas aos mercados doméstico e internacional, ela afeta a eficiência das cadeias de valor global de manufatura e a competitividade da economia de um país.
Mas os custos logísticos possuem dois lados; por um lado, a logística é uma fonte de renda e emprego e um ingrediente necessário nas cadeias de suprimentos globais das quais todos se beneficiam, mas ao mesmo tempo, muitos dos custos incorridos na cadeia de abastecimento são desnecessários, como o tempo perdido em engarrafamentos, portos congestionados ou intercâmbios de transportes ineficientes, custos na fronteira, taxas de fiscalização, tarifas entre outras.
Então, qual é o futuro da logística global?
O passado recente nos ensina algo sobre os fatores macroeconômicos capazes de impulsionar a logística.
7 Fatores macroeconômicos que podem modificar e beneficiar a logística
Do aquecimento global à Covid, os fatores que mudarão a logística em 2023 são:
-
Aquecimento global
Há quem negue, mas o aquecimento global está mais perto do que imaginamos. E este fato impulsiona a logística verde, aquela que restringe as emissões de poluentes ou é tributada. A logística verde pede transportes sustentáveis com soluções ecológicas e intermodais. O transporte rodoviário continuará desempenhando papel importante nas entregas de last mile, mas os veículos se tornarão menos poluentes. Com isso, todos ganham.
-
Mercados voltando à normalidade
Desde o segundo semestre de 2022, as taxas de frete marítimo vêm caindo após ter aumentado exponencialmente em 2020. O mercado vem se normalizando em termos de taxas, ofertas e disponibilidade de navios. À medida que 2023 avança, esperamos taxas regulares, nas quais os expedidores se beneficiam de tarifas competitivas e capacidade livremente disponível. Além disso, a movimentação de cargas será mais rápida do que nos últimos 2 anos.
-
Recessão global
Este fator é mais uma previsão do que um benefício. O benefício para o setor está em se adiantar para a possível previsão. A recessão pode vir, não tem como prever o futuro com ampla certeza, mas segundo os indicadores macroeconômicos vem ocorrendo uma desaceleração da economia internacional, por receio de uma recessão iminente.
Muitos analistas revisaram para baixo as projeções de crescimento de 2023 para a economia global, e a expectativa é de que a gravidade da recessão seja leve, mas longa.
Em 2023, espera-se que as transportadoras tenham capacidade excedente, e provavelmente, reduzam as tarifas para atrair volumes, beneficiando proprietários de cargas e consumidores finais.
-
Covid
Passamos pela pandemia de Covid, mas, esporadicamente, temos pequenos surtos, notícias e previsões da doença, especialmente na China, de onde vem grande parte das exportações. Surtos repentinos podem implicar uma ameaça às cadeias de suprimentos.
Assim como a recessão global, esse pode não parecer um fator positivo, mas veja o fator macro a seguir.
-
Novas tendências de compras
Se a COVID não soou tão positiva, preste atenção aqui. Com o histórico chinês que presenciamos nos últimos anos, muitas empresas que dependem apenas da China adotarão novas estratégias de compras para diversificar o abastecimento de suas cadeias.
As empresas querem e estão iniciando um processo de transferência (que obviamente será a longo prazo) de parte de sua produção e ou exportação.
Segundo o Banco Mundial, países como Vietnã, Filipinas e Índia estão bem posicionados para se beneficiarem dessa transição das empresas. A Apple, inclusive, já tem parceiros produzindo seus produtos na Índia.
É provável que essa tendência ganhe força já em 2023 e, principalmente, nos próximos anos, com parte do comércio até pensando na produção doméstica, ou seja, aqui no Brasil mesmo.
-
Nova tendência na gestão de estoque
Depois da escassez de estoque entre 2020 e 2021, muitas empresas estão repensando as técnicas tradicionais de gerenciamento de estoque.
Os empresários mais sagazes farão pedidos e manterão níveis mais altos de estoques, pois os custos de oportunidade das vendas perdidas nos anos citados foram maiores do que os custos de manter os excessos de estoques.
Como essa incerteza prevalecerá em 2023, as empresas manterão os estoques acima da média para que transportadores eficientes façam as entregas no momento exato.
-
Prestadores de serviços logísticos integrados
Com todos os acontecimentos passados, as empresas buscam cada vez mais transportadoras com serviços logísticos integrados que otimizem as demandas, e que sejam cada vez mais completas, assim como a MXLOG que veio para realizar esse serviço, evoluindo e atuano neste segmento. E para atender esse público e otimizar as demandas, as prestadoras de serviços logísticos estão se tornando cada vez mais completas, como a MXLOG.
Em 2023 não haverá espaço para transportadoras que ficaram no passado. Os fatores macroeconômicos que citamos farão com que as transportadoras acelerem esforços, oferecendo serviços logísticos integrados capazes de ampliar suas capacidades de serviços de ponta a ponta.
O investimento das transportadoras transformará a indústria logística em uma organização mais robusta e que atuará em toda a cadeia de suprimentos, beneficiando todo o setor, pois quanto melhor o concorrente, melhor nós teremos que ser.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a MXLOG? Conheça já nossos serviços no link Fale com um Consultor!