Protocolo Hash

Protocolo Hash

Com a evolução contínua da internet, a tecnologia desenvolve-se rapidamente. Mas com isso, também surgem problemas de segurança e ameaças à privacidade que aumentam a necessidade de assegurar o anonimato das identidades. Para isso, existe o protocolo Hash, um esquema de autenticação sigiloso para uma logística inteligente que garante a segurança da comunicação sem fio.

O que é Protocolo Hash

O protocolo Hash consiste em um esquema de criptografia, que faz uso de uma função matemática sobre dados de informações digitais. Ele criptografa textos, arquivos e senhas, transformando-os em sequências de números, letras e caracteres.

As principais vantagens da criptografia é que ela resume as informações, verifica a integridade delas e garante a segurança das senhas dentro de um servidor. Mas os benefícios vão além.

Benefícios do protocolo Hash

O protocolo Hash protege contra espionagem, personificação, repetição, falsificação de servidor, roubo de dados, ataques de interferência e ajuda a manter o sigilo dos dados.  Tudo isso com eficiência de operação, pois os algoritmos são leves, e não comprometem a velocidade de processamento dos dados.

Além disso, a confidencialidade é garantida e o esquema reduz significativamente o custo computacional, o que aumenta a eficiência em comparação com outros protocolos de criptografia.

Recapitulando, as aplicações do protocolo Hash visam:

  • Resumir as informações;
  • Verificar a veracidade e confiabilidade dos arquivos;
  • Proteger as senhas em servidores;
  • Aumentar a segurança e o anonimato dos dados.

Em nosso dia a dia, a função Hash está por trás de muita coisa que não percebemos, algumas dessas situações do cotidiano, por exemplo, são a recuperação de senha e os rastreadores antivírus.

. Recuperação de senhas

Os servidores seguros guardam as senhas dos usuários com criptografia, impedindo que ela fique exposta no banco de dados. Mas repare que quando você esquece a senha e solicita uma recuperação dela, por exemplo, é enviado para o seu e-mail, SMS ou outro meio apontado por você, um código que será utilizado pelo servidor para “descriptografar” o protocolo da sua senha. Ao informar o código enviado, o servidor entende que não é uma invasão, e consegue tornar a senha legível para o usuário novamente, de modo que ele crie uma nova.

Todo mundo já tentou recuperar alguma senha antes e recebeu um código para criar uma nova, portanto, você deve ter entendido agora o porquê dessa solicitação dos servidores.

. Antivírus

O primeiro trabalho de um rastreador antivírus, dentro de um dispositivo, seja computador ou telefone, é analisar a veracidade e potenciais riscos à segurança que um arquivo pode ou não conter por meio da função Hash.

Quando você baixa um arquivo da rede, o seu antivírus verifica se ele possui a mesma sequência alfanumérica que você solicitou, ou seja, o mesmo protocolo Hash que o servidor forneceu. Se sim, é porque está tudo certo com o seu download e ele pode ser realizado com segurança. Caso contrário, pode significar uma alteração realizada por um invasor, corrompendo o arquivo, o que significa que o protocolo Hash foi alterado.

Como o protocolo hash pode ser utilizado na logística?

Como vimos, o protocolo Hash é um esquema de criptografia que entrega segurança a todos os envolvidos nas transações que realiza.

Para o setor logístico, o protocolo assegura a origem, a rastreabilidade, seja de envio e entrega, ou de produtos perecíveis, remédios e produtos industriais, documentos e entregas em geral. Tornando possível a verificação das informações acerca do prazo de validade, modo de armazenamento, ingredientes utilizados na composição dos perecíveis, dentre todas as informações necessárias e importantes.

Além disso, os registros possibilitam reduzir os casos de fraudes e até detectar cargas perdidas ou roubadas com muito mais agilidade.

Mas onde mais se emprega os benefícios do protocolo Hash é no controle de documentações, tornando mais seguras as informações contidas.

A MXLOG utiliza o protocolo Hash em todos os serviços, prezando pela proteção, segurança, sigilo e a confidencialidade das informações, seja nos serviços de armazenagem, entregas ou gestão de correspondências e expedição. Contamos com um sistema de tecnologia, proteção e rastreamento contínuos. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Logística personalizada

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana