Setembro Amarelo: como praticar a empatia no ambiente de trabalho e proporcionar serviços humanizados

Em 1994, Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, reforma um Mustang 68, pinta-o de amarelo e nele se suicida. No velório de Mike, fitas amarelas da mesma cor do carro eram distribuídas com um cartão que dizia: Se você precisar, peça ajuda!

A iniciativa veio dos amigos e dos pais de Mike, Dale e Darlene Emme. O caso ganhou repercussão e a fita amarela tornou-se símbolo da luta contra o suicídio.

A partir daí, em 2003, a Organização Mundial da Saúde decretou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com base na data, no Brasil surge entre 2014 e 2015 a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Agora que você conhece a história por trás da campanha, acompanhe neste artigo como a sua empresa pode fazer parte do Setembro Amarelo através de ações empáticas com clientes e funcionários.

Qual a importância da campanha Setembro Amarelo?

Segundo a OMS, por ano, mais de 1 milhão de pessoas se suicidam no mundo. O equivalente a um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, os registros apontam uma média de 12 mil suicídios anuais. Números expressivos e assustadores.

Por isso, a importância de uma campanha que priorize a saúde mental das pessoas e fale de assuntos ainda tabus.

Ansiedade, estresse e depressão são apenas alguns dos gatilhos que afetam a saúde mental e que costumeiramente estão presentes no ambiente corporativo.

Como melhorar a experiência laboral?

Ações empáticas e acolhedoras podem contribuir para a redução de gatilhos que afetem a saúde mental dos colaboradores nas empresas. Algumas ações da campanha podem ser adotadas, como:

Palestras ou apresentações em vídeo

Compreender a importância do assunto é crucial para quem sofre conseguir buscar ajuda e, para quem não sofre conseguir identificar atitudes e comportamentos de colegas e pessoas próximas, seja no ambiente de trabalho ou fora.

Com isso, convidar médicos, psicólogos ou psiquiatras para um bate papo pode ser uma forma, se isso não for possível, uma curadoria de conteúdo disponível gratuitamente na internet também pode ser apresentada para a equipe. Tem muito material, palestra gravada e disponível online e gratuitamente.

Atividades em grupo

Atividades de recreação, gincanas, ginástica, dança e até massagens podem ser proporcionadas dentro do ambiente corporativo para promover bem-estar, integração e senso de unidade da equipe.

Mindfulness

Pode parecer moda, mas o mindfulness é um método científico comprovado. Nada mais é do que a prática de concentração plena no que se está fazendo.

A prática reduz ansiedade, estresse, proporciona mais concentração, criatividade e prazer nas atividades cotidianas, deixa as emoções positivas mais evidentes, melhora geral no desempenho cerebral, reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse, auxilia no combate a doenças mentais e consequentemente, bem-estar geral do indivíduo que se sente mais capacitado para suas funções.

Como estender a campanha para os clientes?

Isso é básico, mas infelizmente ainda não é o que vemos em muitos serviços, a regra é uma só: Escute seu cliente, atenda-o sem julgamentos e resolva o problema dele. Se uma empresa não foi criada para resolver algum problema, algo não está indo bem.

A campanha Setembro Amarelo, na verdade ocorre o ano todo, ela apenas é enfatizada no mês nove. Ouvir, compreender, não julgar, acolher e solucionar problemas de clientes são ações básicas de compreensão, que evitam desgastes emocionais.

A MXLOG  entende a importância da comunicação humanizada, por isso trabalha com a conscientização de que o atendimento é parte primordial de todo bom relacionamento, mas antes de tudo, faz parte do bem-estar do cliente.

O que a MXLOG faz?

Cada pessoa que chega até nós tem uma vida por trás, que não nos é exposta, obviamente. Com isso, a melhor forma de tratar e atender alguém é sem expressar nenhum tipo de julgamento e nem pensamentos de juízo de valor.

Contudo, nosso atendimento é sempre humanizado, nada robótico. Quem nunca se estressou com uma operadora de telefonia por não conseguir falar com um atendente ou ter que esperar horrores para se comunicar?

Causa um estresse que só quem já passou por isso sabe. Parece pouco, mas são pequenas ações que vão acumulando e podem gerar gatilhos de estresse nas pessoas. A gente entende que uma comunicação empática deve ser assertiva e humanizada.

Nossos canais de comunicação são variados e de fácil acesso. Seja por telefone, e-mail, site ou redes sociais. O cliente sempre consegue ser ouvido.

Assim como nós, tenha como missão atender as necessidades específicas e particularidades do seu cliente, demonstre os valores que a empresa carrega através da ética nas relações, na honra com os compromissos, na inovação dos serviços e principalmente mostre como sua empresa valoriza os relacionamentos.

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