A crescente demanda por serviços mais eficientes faz com que empresas dos mais diversos segmentos invistam em tecnologia para melhorar seus processos logísticos. Essa é uma das maiores questões no mundo do empreendedorismo, sendo que a tecnologia com certeza será uma grande aliada no desenvolvimento das principais tendências logísticas agora e no futuro.
Isso acontece, tendo em vista que a logística está muito mais voltada para o mundo digital do que era anteriormente. Esse fenômeno se chama transformação digital e veio para ficar. Com a transformação digital, as maiores demandas dos clientes, que são: rapidez, eficiência e qualidade, são atendidas com mais facilidade e com custos mais baixos para as empresas.
Continue a leitura e veja quais são as principais tendências logísticas atuais e as mudanças que virão no futuro. Acompanhe!
Tendências logísticas
Segundo o dicionário online da língua portuguesa, Dicio, o significado de logística é: “Organização, gerenciamento, gestão dos detalhes e pormenores de quaisquer atividades: a logística de um projeto, de um filme, de uma campanha política”.
Então, seguiremos essa linha de raciocínio para demonstrar as principais tendências logísticas relacionadas à organização, gerenciamento e gestão dos detalhes e pormenores.
Organização
Em relação à organização de processos logísticos, temos diversas tendências que atualmente fazem sucesso nas principais empresas do mundo. Um bom exemplo disso é o Omnichannel. Para conceituar o Omnichannel é preciso primeiro demonstrar quais são os meios de comunicação de um cliente com determinada empresa atualmente.
Hoje um cliente que deseja ter contato com uma empresa pode fazer isso por diversos meios, tais como: telefone, e-mail, chat, aba contato no site, entre outros.
O Omnichannel consiste em uma forma de organização extremamente funcional que interliga todos esses meios de comunicação, de modo que o cliente pode se comunicar e fazer ações junto à empresa de maneira online e offline.
Outra tendência muito interessante relacionada à organização da logística é o Cloud Computing, que consiste no armazenamento das informações e dos dados das empresas na nuvem.
Esse tipo de processo caminha junto com a transformação digital e ajuda não só a organizar os dados da empresa e de seus clientes, mas também faz com que essas informações estejam mais seguras.
O armazenamento das informações, sejam elas relacionadas à empresa, contratos, clientes, colaboradores, entre outras, ficam muito mais seguras quanto a efeitos adversos. Esse tipo de evento acontece quando algum computador, pendrive, ou até mesmo um servidor local apresenta algum tipo de defeito. No armazenamento Cloud isso é muito mais difícil de acontecer, pois além dos servidores serem muito mais seguros em termos de hardware, eles também são altamente protegidos em relação a ameaças virtuais, por exemplo.
Gerenciamento
O gerenciamento também faz parte do conceito de logística e está muito voltado a processos gerenciais de transporte, estoque, entre outras questões. Uma das maiores tendências mundiais em termos de gerenciamento é a Quarteirização Logística, ou fourt-party logistics.
A Quarteirização Logística permite que o gerenciamento de uma empresa seja terceirizado de uma maneira mais eficaz. Para explicar melhor, podemos dizer que a quarteirização é a evolução da terceirização.
Uma empresa que atualmente terceiriza os seus serviços de entregas por exemplo, pode quarteirizar ele, de modo que todo o processo seja feito com mais eficiência.
A quarteirização permite que a empresa terceirizada também terceirize o serviço que foi contratada para fazer. Assim, a relação fica nessa ordem:
- Empresa principal terceiriza um setor para a empresa X;
- A empresa X quarteiriza uma parte do serviço para a empresa Y.
Esse processo permite que todas as empresas ganhem mais economia e eficiência nos processos logísticos. Além disso, faz com que se tenha mais geração de postos de trabalho e competitividade entre as empresas.
Tendências logísticas: gestão dos detalhes e pormenores
Uma tendência muito interessante relacionada à gestão dos detalhes e pormenores é a Internet das Coisas. Essa já pode não ser considerada uma tendência atualmente, tendo em vista que muitas empresas já aplicam esse conceito há algum tempo. Porém, uma das coisas mais interessantes dessa prática é a utilização de sensores em produtos.
A aplicação de sensores em produtos faz com que o rastreio desses itens seja feito de maneira mais rápida e simplificada. Digamos que uma pessoa compre um celular ou um livro em determinado e-commerce. A empresa pode colocar um sensor na caixa do produto para que tanto seus colaboradores, quanto os clientes saibam exatamente onde ele se encontra, tudo isso é feito através da tecnologia RFID.
Tais dispositivos facilitam muito a vida dos clientes que têm mais precisão para saber onde estão os produtos solicitados, bem como faz com que o trabalho das centrais de atendimento sejam menos sobrecarregados, o que acaba por melhorar o atendimento em consequência disso.
Tendências logísticas: inovações que virão no futuro
Algumas inovações tecnológicas que têm como finalidade a melhora de processos logísticos já estão acontecendo em algumas empresas, mas ainda não estão totalmente sedimentadas. Esse é o caso da entrega realizada por drones, por exemplo. Essa ação foi iniciada pela Amazon e tem muito potencial para se popularizar entre as varejistas de todo o mundo no futuro.
Outra inovação que também pode ser esperada para o futuro é a entrega por meio de transportes autônomos. Existem veículos sendo fabricados nesse momento, que não precisam de um motorista para serem dirigidos, de modo que a não necessidade de um profissional para levar as entregas é capaz de diminuir custos e trazer mais segurança para esse tipo de processo.
O que esperar para os próximos anos
Nos próximos anos muitas coisas podem mudar. As empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia e a transformação digital pode acontecer a qualquer momento nos mais diversos setores. Entretanto existe uma questão que tem a tendência de ser cada vez mais necessária nas empresas, que é a Logística Verde.
A Logística Verde é cada vez mais um diferencial entre as empresas, pois com ela muitos processos são realizados de maneira que causem o menor dano possível ao meio ambiente. A implementação da Logística Verde nos próximos anos não será apenas um diferencial, mas uma necessidade ambiental para que os recursos naturais não se esgotem.
Considerações finais
Diante de tudo o que foi mencionado, fica claro que a tecnologia é a principal aliada das transformações logísticas relacionadas aos processos logísticos de qualquer empresa. É importante que essa evolução aconteça, pois conforme vamos nos desenvolvendo, a demanda por eficiência aumenta.
Porém, é sempre válido lembrar que processos logísticos devem ser acompanhados de consciência ambiental e de condições de trabalho. Assim, todas as transformações podem ser feitas com naturalidade e as tendências logísticas podem ser implementadas e trazer muitos benefícios.