Transporte de cargas aéreas em tempos de pandemia

Transporte de cargas aéreas
transporte de cargas aéreas em tempos de pandemia

O transporte de cargas aéreas foi bastante atingido com a crise mundial da pandemia. E os níveis são preocupantes. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, CNI, em abril, a logística de cargas nos aeroportos brasileiros caiu bastante com relação ao mesmo mês em 2019. Ou seja, 48% a menos.

Segundo o órgão, a situação não é nada positiva. Esse número foi analisado quando o Brasil adotou as medidas de distanciamento social, um dos recursos adotados como ação de prevenção. Isso resultou em uma redução dos voos comerciais e aumentou o valor de frete para o transporte aéreo.

Em 2019, ainda segundo a CNI, o transporte de cargas aéreas correspondeu a 26% dos transportes em 2019. Continue acompanhando este post para saber como essa área foi prejudicada pela pandemia. Boa leitura. 

Preços dos fretes para transporte de cargas aéreas

Os fretes cobrados pelas companhias aéreas subiram diante da pandemia do novo coronavírus. Com isso, houve dificuldade para distribuir cargas para diversos setores da economia. Inclusive materiais de urgência. O embarque de carga passou a ser visto pelas companhias aéreas como de caráter especial e de emergência. Portanto, em caso de descumprimento de prazos, haverá indenização.

A companhia aérea Azul, por exemplo, perdeu 82% do seu valor de mercado. A LATAM e a GOL seguem o mesmo ritmo, registrando constantes quedas.

Análise do cenário do transporte aéreo de cargas

Para que você entenda melhor, veja como está o cenário do transporte aéreo de carga nos dias atuais:

Transporte aéreo de cargas hoje

Houve uma drástica redução no transporte aéreo de cargas. Isso porque reduziu a oferta de aviões de passageiros. Sendo assim, cargas e mais cargas estão ficando acumuladas em todo o mundo, não somente no Brasil. Afinal, as companhias que possuem aviões cargueiros estão com superlotação.

Carga oriundas da China

A maior dificuldade de transporte de cargas aéreas hoje é da China. Mesmo que seja difícil conseguir espaço em aviões em todo o mundo, a China se destaca. O frete no país oriental, por exemplo, aumentou em até 500% desde o início da pandemia.

Cenário da exportação

O aumento dos custos nas exportações em transporte aéreo de cargas é devido à diminuição de opções das companhias aéreas. Esse recuo no cenário da exportação ocorreu desde o período em que a pandemia estava centralizada somente na China.

O que esperar a partir de agora?

De acordo com a Americas Market Intelligence, AMI, a América Latina está prestes a ver o maior impacto da Covid-19 na logística. Portanto as empresas devem ficar atentas e possuir um plano de ação.  

Os atrasos na alfândega iniciaram no momento em que o alerta sobre o coronavírus foi dado. O trabalho dos profissionais foi reduzido pela metade, para evitar o contágio da doença. Portanto, contar com a ajuda de empresas terceirizadas em transporte para colocar as mercadorias é a melhor solução.

Esse momento pode também encarecer o transporte aéreo de carga para os e-commerces.  Além disso, em algum processo, pode haver  represamento de pacotes, já que as companhias estão autorizadas a dar prioridade para produtos essenciais como, por exemplo, suprimentos hospitalares e outros equipamentos para conter a pandemia.  

É necessário aguardar, pois, por enquanto, não há como prever qual será o futuro do transporte aéreo de cargas. O que se sabe é que ele foi um dos mais atingidos no setor de logística. 

Afinal, muitas empresas de transporte aéreo que eram destinadas somente para passageiros, com a queda das viagens, se adaptaram para atender outras demandas e não parar totalmente. Com isso, elas passaram a transportar cargas e com o frete bastante alto. 

O ideal nesse momento é que toda a operação esteja em processo de otimização. Ou seja, diariamente o gestor precisa ter boas estratégias para resolver os problemas que aparecem de forma rápida e econômica. Não optar por somente apagar incêndios é a melhor escolha. É preciso que as ações sejam definitivas.

É preciso enfrentar esse momento com uma visão de oportunidades para melhorias. Mesmo o cenário mostrando ao contrário. Afinal, só se pode aprimorar algo a partir do momento em que há a identificação do problema e, assim, elaborar um bom plano de ação. 

A MXLOG conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e preparados para atender a sua empresa nesse momento tão delicado. Ela tem o propósito de facilitar a vida de seus clientes e, por isso, está devidamente pronta para realizar suas entregas com total segurança e agilidade.

O nosso serviço é rápido, prático, seguro e totalmente eficaz. Você não precisa ir até a MXLOG, ela vai até você para recolher o material e realizar a entrega com todos os procedimentos de segurança ordenados pelos órgãos de saúde. Afinal, a proteção de todos nesse momento é o que importa.

Em momentos de crise no transporte de cargas aéreas, é bom poder contar com outras entregas para o seu produto. Conte com a MXLOG para proporcionar a você uma incrível experiência com as suas entregas.

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana