Transporte de medicamentos: tudo o que você precisa saber

transporte de medicamentos

O transporte de medicamentos é uma das áreas mais importantes de uma cadeia logística porque os produtos transportados são sensíveis, requerem condições bem específicas e são para o consumo humano. Por isso, envolve um controle rigoroso de toda a cadeia de distribuição a fim de possibilitar a entrega dos medicamentos em seu perfeito estado de uso e conservação.

Fabricantes de produtos farmacêuticos exigem que o transporte cumpra todos os requisitos de conservação como segurança, rastreabilidade e manutenção da temperatura no transporte. Esses requisitos são elementos essenciais para esse tipo de entrega.

Toda a logística de envio de medicamentos deve ter um sistema robusto de qualidade para avaliar e monitorar possíveis riscos durante toda a cadeia logística de armazenamento e transporte de remédios.

Uma transportadora eficiente e segura tem como responsabilidade envolver nesse tipo de transporte apenas pessoal qualificado, que possua formação no manuseio de medicamentos, além de cumprir com as condições do veículo de transporte, com a documentação e embalo dos remédios.

Vamos falar mais sobre cada uma dessas exigências!

Pessoal qualificado

Ter profissionais capacitados e treinados para lidar com todo tipo de produto é essencial, mas quando falamos de medicamentos, é obrigação da transportadora ter essa qualificação.

Do escritório, que vai documentar todo o processo com agilidade, aos profissionais que irão transportar e descarregar os medicamentos. Toda a equipe deve ser capacitada para agir rápido, com segurança e integridade.

Condições do veículo

A higiene e a temperatura dos veículos requerem monitoramento constante. Estima-se que cerca de 30% das medicações necessitam de temperatura específica e controlada para se manter em boas condições.

Produtos congelados, por exemplo, devem ser transportados a -20 °C, enquanto remédios que precisam ser refrigerados exigem temperaturas entre 2 °C e 8 °C. Poucas são as medicações que podem ser transportadas em temperatura ambiente.

Contudo, o veículo de transporte pode ser isotérmico, refrigerado ou resfriado independente se a entrega é local ou para centros de distribuição mais distantes.

Todo veículo utilizado para transporte a serviço da indústria farmacêutica deve atender requisitos de temperatura, limpeza e isolamento. Essas são medidas definidas inclusive pela Organização Mundial da Saúde e pelas boas práticas de distribuição de remédios.

Documentação no transporte de medicamentos

Órgãos regulatórios e fornecedores exigem pelo menos 5 documentações para o transporte de medicamentos, são eles:

1. Autorização de Funcionamento da Empresa

A Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) é cedida pela Anvisa e é ela que confere autorização para uma empresa transportar medicamentos comuns, que não necessitam de controle especial.

Se o transporte for de medicação que necessita de controle, aí, além da AFE, é necessária também a Autorização Especial de Funcionamento (AE). Ambas as autorizações são emitidas pela Anvisa.

2. Alvará Sanitário

Também expedida como licença sanitária, o alvará é emitido pela Autoridade Sanitária Municipal. Estando de acordo com as normas sanitárias vigentes, após inspeção, é expedido o alvará sanitário para a transportadora que cumpre com as boas práticas.

3. Certificado de Regularidade Técnica (CRT)

O CTR é um documento que deve ser expedido pelo Conselho Regional da classe que o profissional técnico responsável pela empresa é registrado. Geralmente, toda operação farmacêutica tem um profissional de farmácia, que deve ser registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF). Caso contrário, também é permitido em algumas localidades, que este profissional seja químico, bioquímico, enfermeiro, entre outros. Em todo caso, o profissional deve ser autorizado junto ao seu conselho em nome da empresa.

4. Registro Nacional de Transporte Terrestre de Cargas

O RNTTC é obrigatório para todas as transportadoras que fazem viagens rodoviárias e de cargas, além de transportadores autônomos.

5. Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais

O Manual de boas práticas é onde constará os procedimentos operacionais padrões (Procedimento Operacional Padrão – POP) do transporte de medicamentos.

Nessa documentação deve ser descrito todos os passos desenvolvidos durante a coleta e envio de medicamentos. O objetivo é assegurar que os profissionais encarregados da tarefa sejam capazes de executar com segurança e profissionalismo toda a ação. É como um treinamento de integração para a equipe.

Desde como efetuar a limpeza e manutenção do veículo usado até a como lidar com imprevistos e ações de prevenção de sinistros. Tudo deve ser documentado.

Portanto, antes de contratar uma transportadora, saiba se ela cumpre com as documentações exigidas, esse é um indício de que a empresa realmente trata com seriedade o que a ocasião exige.

Transportadora especializada no transporte de medicamentos

A especialização da MXLOG permite atender qualquer necessidade que envolva o transporte de medicamentos. Temos um compromisso com a segurança e integridade que a indústria farmacêutica exige e merece.

Além de certificada pela Anvisa, a MXLOG é especializada no transporte de medicamentos, ambulatoriais e insumos.

Este serviço é personalizado para laboratórios, Indústrias Farmacêuticas, Redes de Drogaria, Distribuidoras de Medicamentos, Materiais Cirúrgicos e empresas que trabalham com Home Care.

A MXLOG cuida de toda a gestão da logística, cumprindo os prazos estabelecidos e disponibilizando rastreio online em tempo real. Tudo isso contando com a qualidade e segurança que uma empresa de logística certificada pela ANVISA pode fornecer.

logística personalizada

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana