Diante de tantos processos que fazem parte de uma cadeia logística, é natural que uma série de fatores de risco devam ser considerados pelas empresas durante a distribuição de seus produtos para um cliente-final. E esses desafios, vale frisar, se fazem ainda mais presentes dentro do contexto da logística urbana.
Logo abaixo, listamos alguns dos principais pontos para os quais as companhias precisam desenvolver estratégias muito bem planejadas, tendo-se em vista a redução de custos com a logística e até mesmo eventuais problemas com a perda de cargas:
Acidentes e outros imprevistos:
A realidade das estradas brasileiras, infelizmente, oferece riscos no âmbito dos acidentes e uma série de entraves que afetam veículos e a própria segurança dos motoristas. Uma pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgada em 2021 apontou, por exemplo, que de cada 100 km de estradas no país, 23 km estão em estado ruim ou péssimo de conservação.
Extravio/roubo de cargas:
Os problemas com segurança nos transportes são também outro fator de risco considerável dentro do ambiente logístico brasileiro. Também segundo a CNT, em 2020, mais de 14 mil ocorrências de roubo de carga foram registradas no país, gerando um prejuízo superior a R$ 1,2 bilhão para as empresas e transportadoras. E nas grandes cidades esse desafio é ainda maior: uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destacou que 80% dos furtos de carga se concentram em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Problemas na distribuição de cargas nos veículos:
Sobrecarga de mercadorias em um veículo; escolha equivocada do tipo de veículo para a distribuição de determinadas mercadorias; armazenamento e má distribuição de cargas nas frotas. Todos esses problemas – que podem ser evitados com uma gestão logística mais profissional e planejada – são alguns dos fatores que comprometem a proteção de produtos durante o transporte e podem, por sua vez, gerar avarias que frustrarão as expectativas dos clientes.
Falta de controle nos processos:
Outro desafio logístico importante envolve uma gestão de cada etapa da distribuição orientada por indicadores precisos; planejamento estratégico de acordo com a demanda de pedidos, tipos de carga e frota, tempo estipulado de entrega etc.; além de equipes bem treinadas e que contem com o suporte de tecnologias de ponta para o controle dos processos que fazem parte da cadeia de suprimentos.
Falta de manutenção das frotas:
Finalmente, frotas antigas ou carentes de manutenção também podem reduzir a eficiência nas entregas e impactar na experiência dos clientes.
Todos esses problemas, em conjunto ou isolados, podem gerar os mais diversos impactos para a realidade de uma empresa: da perda de estoque em virtude de questões de segurança à devolução de produtos avariados devido a uma má distribuição das cargas em uma frota.
Dito isso, para auxiliar sua empresa a superar tais desafios, nós preparamos um novo e-book que lhe dá dicas para aumentar a satisfação dos seus clientes com as entregas e superar, inclusive, problemas como as avarias de produtos. Não deixe de conferir e até a próxima!