Marketing logístico: entenda como esse conceito pode influenciar os resultados do seu negócio

Marketing é a prática de compreender o que os clientes precisam para comunicar como a empresa atende essas necessidades.

Envolvem o marketing: a publicidade, as redes sociais, o design da embalagem do produto, análise das vendas e os dados de resposta. Tudo é válido para descobrir o que os clientes gostam e desejam e para que as mensagens enviadas possam ser ajustadas.

Portanto, marketing logístico é basicamente aplicar esses conceitos dentro da logística, que envolve planejamento, entrega, controle do fluxo e distribuição. A função do marketing logístico é descobrir quem é seu cliente e como levar o produto ou serviço até ele.

Para simplificar, separamos 5 dicas de marketing logístico e como ele pode ser benéfico para uma empresa que souber integrar as áreas.

5 dicas de marketing logístico para ajudar os clientes a encontrar sua empresa

Uma boa parcela das empresas de transporte e logística ainda contam com canais convencionais de marketing para promover seus produtos e serviços. Por meio de chamadas frias e meios de comunicação tradicionais, o marketing digital no setor ainda é muito negligenciado, embora, estima-se que 97% das pessoas usem pesquisas na Internet para encontrar uma empresa local, de acordo com o SEO Tribunal. O Google Meu Negócio, por exemplo, é um meio de achar uma empresa na internet.

Por isso, se quiser manter a competitividade, inclua ferramentas e canais digitais que podem ajudar a expandir o alcance e as vendas. Para começar, aplique as seguintes táticas:

1. Definição de público-alvo

Sua empresa ajuda os clientes a entregar e armazenar produtos, materiais e serviços. A empresa pode estar envolvida em todas as etapas da cadeia de suprimentos ou em parte dela, o importante é definir uma estratégia e planejamento para toda a cadeia de suprimentos. Assim, ficará mais fácil identificar seu público-alvo e desenvolver o perfil do seu cliente. Desenhe toda a cadeia, os passos do cliente e descubra em qual etapa da jornada do cliente está o seu negócio.

2. Identificação dos principais concorrentes

Para se destacar na área você precisa realizar uma análise competitiva. Isso permitirá que você identifique seu valor para clientes em potencial e comunique melhor seu benefício a eles por meio de suas estratégias de marketing digital. 

Provavelmente, você já tem uma ideia de quem são esses concorrentes, identifique-os e reserve um tempo para analisar o marketing deles. Analise site, redes sociais, conteúdo, relatórios anuais, produtos e serviços que oferecem e tudo que estiver ao seu alcance.

3. Desenvolvimento da proposta de valor

Após a análise da concorrência, compare seus serviços e identifique no que sua empresa se sobressai e use seus canais digitais para comunicar sua proposta de valor.

Uma boa proposta tem uma mensagem forte, clara e que ajuda o cliente a entender imediatamente o que você pode fazer por ele. O que te diferencia do concorrente? Onde o concorrente erra? Tenha isso bem claro e desenvolva o seu valor.

4. Otimização do site

Otimizar o site é crucial para uma empresa de transporte e logística. Esse, frequentemente, é o primeiro canal pelo qual um cliente encontra seu negócio.

Avalie cada página, contrate bons profissionais para trabalhar o SEO (pesquisa de palavras-chave na internet) e deixe o site responsivo para todos os dispositivos, tendo em mente, que a maioria das pessoas realizam buscas pelo celular. O site precisa ter leitura e velocidade pelo celular, tablet e computador, do contrário, o cliente fecha a janela e entra no site do concorrente.

5. Identificação de outros canais digitais

Blog, e-mail marketing e mídias sociais trazem notícias, informações, curiosidades e novidades da sua empresa. Atualize os procedimentos de acompanhamento do cliente para incluir pontos de contato digitais que permitirão que eles se conectem mais com você.

Mantenha uma base de dados e não use a lista de e-mail apenas como uma ferramenta de vendas. Compartilhe dicas, truques interessantes, bastidores e processos com seus clientes também. Insira um call to action (chamadas para ação) em todos os e-mails, ainda que de forma sutil.

O marketing logístico não é focado descaradamente em vender, mas em entreter, em fazer o cliente lembrar da sua marca, em agregar valor à vida do consumidor, para no fim, como consequência de um bom trabalho, converter sua audiência em clientes.

Esteja presente em redes como o LinkedIn, Google Meu Negócio e analise se as mais famosas como Facebook e Instagram são para você. Como? Estudando e testando. Descubra em quais redes estão os seus clientes e marque presença.

Trabalhar a autoridade do seu negócio nas mídias sociais é econômico, gera identificação, aproxima sua clientela e é atualmente, a melhor forma de propagar conhecimento.

Embora muitas empresas de logística ainda não usem o marketing digital em sua plenitude, há uma boa base de potenciais clientes esperando para encontrar sua empresa na internet. Encontre você os clientes, seja proativo sem que eles percebam, deixe o cliente achar que ele te encontrou.

E se quiser se aprofundar ainda mais sobre marketing logístico, clique no botão abaixo e acesse nosso e-book exclusivo.

 

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