Redes Sociais: qual a importância para sua empresa

Até pouco tempo atrás, uma das grandes preocupações das empresas era estar bem localizada, em uma rua com bastante movimento e no melhor ponto da cidade.

No entanto, hoje, a rua mais movimentada do mundo se chama internet.

Caso sua empresa não tenha um site e nenhum perfil nas redes sociais, especialmente Facebook e Instagram, ela não existe para milhares de pessoas.

Já pensou nisso?

Assim sendo, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância das redes sociais para sua empresa, porque você não pode estar fora delas e dicas de por onde começar.

Por que é importante estar presente nas redes sociais?

O crescimento das redes sociais, que já era contínuo, ganhou um impulso ainda maior durante o ano de 2020 e os negócios que resistiam à presença on-line, especialmente nas redes sociais, precisaram correr atrás do prejuízo e digitalizar alguns de seus processos rapidamente.

Isso porque, com as lojas fechadas, os consumidores passaram a navegar e a comprar muito mais pela internet. Sem falar na contratação de serviços, pesquisas e o uso de aplicativos de delivery.

Resultado? Se os clientes estão na internet, as marcas também precisam estar.

De fato, os motivos para sua empresa aderir ao marketing digital e estar presente nas redes sociais são muitos.

Confira as principais razões que separamos para você.

1. Visibilidade

Quem não é visto, não é lembrado.

Você já observou quantas pessoas deslizam a tela do celular enquanto estão no ponto de ônibus, na fila do supermercado ou na sala de espera de um consultório médico?

A maioria delas, com certeza, está conferindo suas redes sociais.

E, nesta conferência, visualizando inúmeras marcas diferentes, divulgando seus produtos, iniciativas e os mais variados tipos de conteúdo.

Logo, estar nas redes sociais é uma excelente forma de dar visibilidade ao seu negócio.

2. Relacionamento

Nas redes, os clientes têm total liberdade para entrar em contato com sua empresa.

Seja por meio de comentários, mensagens privadas ou interação em grupos fechados, como os do Facebook, por exemplo.

Dessa forma, são nestes espaços, que sua empresa tem a oportunidade de falar com clientes ou potenciais clientes, saber mais sobre suas opiniões e estabelecer uma relação de proximidade com eles.

3. Posicionamento da marca

A forma como sua empresa se posiciona nas redes sociais, pode determinar o sucesso ou o fracasso na conquista de um espaço relevante nesse mercado.

Isso porque, os usuários, de modo geral, são bastante críticos e estão atentos a todos os seus movimentos, causas que apoia e bandeiras que levanta.

Sendo assim, é importante criar estratégias consistentes de como se posicionar.

Não dá para fazer de qualquer jeito.

4. Engajamento

Clientes engajados costumam estar ao lado da marca, além de partir em sua defesa quando necessário e indicá-la para outras pessoas.

Nesse sentido, algumas formas de reconhecer esse engajamento são os comentários, curtidas, compartilhamentos de postagens e marcações.

De modo geral, as reações que o público tem são estimuladas pelo conteúdo produzido pela marca.

5. Fidelização

O monitoramento das redes sociais, no entanto, vai além de contabilizar números de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Desse modo, aproveite para obter insights sobre como está a saúde da sua marca e criar planos de ação focados nos seus clientes, especialmente com aqueles que interagem de forma positiva.

6. Tráfego para outros canais

Por fim, as redes sociais são uma excelente forma de gerar tráfego para outros canais da sua empresa.

Por exemplo: sites, blogs, landing pages, lojas virtuais, entre outros.

No entanto, tudo isso depende de um trabalho sério, estruturado e coeso nas redes sociais.

Mas não se assuste! Preparamos algumas dicas para você começar com o pé direito.

Por onde começar?

Quando se trata de redes sociais, algumas questões são fundamentais para colher bons resultados.

Isso porque, as plataformas precisam ser usadas de forma inteligente, alinhadas aos valores da empresa e associadas a outras estratégias de marketing digital.

1. Escolha as redes em que deseja atuar

Este é um ponto em que muitas empresas se perdem. Na ânsia de fazer um ótimo trabalho, optam por criar perfis em todas as redes sociais.

Porém, esquecem que não adianta ter um perfil sem conteúdo.

Neste cenário, o mais adequado é conhecer todas as plataformas e escolher a rede ou as redes que fazem mais sentido para o seu negócio.

Verifique também em quais redes sociais seus clientes estão presentes, assim como seus concorrentes.

Este pode ser o primeiro passo para quem está começando do zero.

2. Tenha um objetivo definido

Atirar para todos os lados fará com que sua empresa perca tempo e acredite que as redes sociais não funcionam para ela.

Por outro lado, ter um objetivo definido, é fundamental para analisar as métricas certas e obter bons resultados.

No entanto, lembre-se!

Curtidas e números de seguidores não significam vendas ou contratos assinados. Por isso, não se prenda a essas métricas de vaidade.

3. Produza conteúdo de valor e na linguagem adequada

Conteúdos naturais, personalizados para o seu público, autênticos e com consistência.

Não é postar por postar.

Acima de tudo, conheça sua persona, utilize uma linguagem que ela compreenda e que imprima toda a personalidade da sua marca.

4. Mantenha um posicionamento sobre questões sociais

A maioria dos clientes espera um posicionamento da sua marca preferida, em relação a temas ou questões que estão em pauta.

É claro que você deve se posicionar de acordo com os valores da sua empresa, no que ela prega e acredita.

Caso contrário, pode parecer forçado ou até mesmo oportunista.

5. Tenha paciência com os resultados

Não existe milagre, nem mesmo nas redes.

Em resumo, o segredo está no trabalho, dedicação, estratégia, planejamento e testes.

Sim! Muitas vezes você terá que analisar as métricas várias vezes, redefinir ações e estratégias até atingir um objetivo maior.

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