Atraso nas entregas: como evitar esse problema no e-commerce?

atraso na entrega do e-commerce

O advento do comércio eletrônico facilitou os negócios, afinal, o empresário não precisa mais ter um espaço físico para efetuar suas vendas. O e-commerce é uma loja online, frequentada por consumidores que preferem comprar no conforto de sua casa, bem como, receber suas compras em casa e, de preferência, sem demora.

Um e-commerce tem muitos benefícios, mas também tem seus desafios. Um dos desafios é que os empresários devem estar prontos para fornecer serviços de entrega aos seus clientes, dentro do prazo estipulado, é o mínimo que um consumidor espera. No entanto, a principal queixa online é o atraso das entregas.

E aí, o seu e-commerce pode lidar com os prazos de entrega rigorosos que os clientes desejam? Evitar atrasos na entrega pode fazer uma grande diferença na satisfação do cliente e, eventualmente, melhorar o crescimento do seu negócio.

O que causa atrasos na entrega?

Para entender como evitar atrasos, é necessário ter clareza do que causa as falhas nas entregas dentro do tempo estipulado. Por vezes, pode ser um erro cometido pelo cliente ao informar um CEP errado. No entanto, na grande maioria dos casos, um varejista de comércio eletrônico é o responsável pelos atrasos na entrega. Seja qual for o caso, as causas mais comuns de atrasos na entrega são:

  • Falhas na documentação >> De endereço incompleto, à erros de digitação. Vindo do cliente ou do varejista, quando uma transportadora recebe informações erradas ou insuficientes, é provável que o pacote não chegue ao consumidor, ou chegue com atraso.
  • Erro de sistema >> Um e-commerce trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas se a empresa depende de outra para manter sua loja funcionando corretamente, como um site, que necessita de uma hospedagem, é provável que surjam problemas técnicos no sistema. O que, adivinha? Ocasionará em atraso na expedição.
  • Dificuldades logísticas >> Empresas pequenas podem sofrer com problemas logísticos pela dificuldade em lidar com a demanda. De fato, a logística está no topo da lista de atrasos. Se o e-commerce não terceiriza suas entregas, as dificuldades serão inevitáveis.
  • Problemas climáticos e de tráfego >> Trânsito lento, congestionamento, tempestades, alagamentos e neblina são agentes da natureza que podem afetar as entregas, embora, não deveriam ser um motivo. Embora as condições climáticas não dependam do ser humano, o planejamento que considera essas ações, é capaz de evitar falhas condicionadas por esses problemas.

Impacto dos atrasos de entrega no seu negócio

As causas dos atrasos são variadas, e não se limitam aos motivos acima mencionados. O que a sua empresa deve ter em mente é o quanto essas falhas afetam negativamente as vendas, a reputação da empresa e a satisfação dos clientes.

Uma boa parcela dos consumidores pode ser compreensiva. No entanto, se o problema é repetitivo, provavelmente perderão a confiança em seu e-commerce.

O tempo de entrega está diretamente ligado à retenção de clientes. Os clientes que sofreram um atraso na entrega ao fazer o pedido pela primeira vez provavelmente não farão o pedido novamente. Você pode imaginar o impacto que isso pode ter em seus lucros, bem como em sua reputação. Isso explica por que algumas empresas de comércio eletrônico são tão bem-sucedidas, enquanto outras estão atrasadas em termos de crescimento.

Evitando atrasos na entrega

Você pode usar uma variedade de estratégias para evitar atrasos na entrega. Esses incluem:

Definir um prazo mínimo/máximo

A definição de um prazo mínimo de entrega permitirá que você atenda seus pedidos de forma incisiva. Estabeleça um tempo realista, é melhor entregar antes do prazo, do que depois. Por outro lado, não aumente o tempo apenas para agir com folgas, senão, o tempo de envio pode ser desanimador para o cliente.

Prepare seu depósito

À medida que seu negócio cresce, você realizará mais pedidos. Prepare sempre o seu depósito de forma a facilitar a expedição dos produtos para os respectivos destinos. Se o negócio é pequeno, terceirize o quanto antes. Transportadoras como a MXLOG oferecem o serviço completo, que abarca logística, armazenamento e entregas. É aconselhável terceirizar.

Prepare-se para as datas sazonais e as férias

Datas importantes devem ser planejadas com antecedência. Um aumento de pedidos em determinado período, pode ser fatal se sua empresa não estiver preparada para dar conta do recado. Portanto, você deve tomar providências alternativas para entregar os pedidos em tempo hábil. Abasteça o estoque, despache os pedidos considerando os feriados e evite aborrecimentos.

Terceirização

Atendimento, logística, depósito, transporte. Você pode contratar uma empresa para cuidar de cada uma dessas áreas, ou uma que auxilie em mais de uma delas. Uma contratação inteligente reduz os custos operacionais, melhora o foco nos negócios, melhora a escalabilidade e, acima de tudo, elimina os atrasos na entrega.

MXLOG

A melhor maneira de evitar atrasos é deixar suas entregas nas mãos da MXLOG.

Com a MXLOG você só se preocupa em vender e poderá ter certeza de que todas as encomendas serão entregues aos respectivos clientes, prontamente, dentro do prazo. Na MXLOG, sua empresa estará segura, pois oferecemos o serviço completo. Do armazenamento em depósito próprio, à entrega de pedidos, tudo em um só lugar. Supere os atrasos.

estratégia para e-commerce

Compartilhar

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

CATEGORIAS

Veja Também

Atendimento

Solicite qualquer orçamento aqui.

A MXLOG é uma transportadora especialista em logística corporativa, localizada em São Paulo e com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atuamos com excelência em transporte de cargas, armazenamento, entregas, gestão de correspondências e uma variedade de soluções logísticas. Nossos serviços também incluem gestão para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, motofrete, transporte de medicamentos com certificação da ANVISA e muito mais.

Contato
Telefone

(11) 4240-5336

E-mail

contato@mxlog.com.br

Seg - Sex

07h às 20h

Sábado

08h às 17h

Nossos Endereços

Matriz

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1260 - Galpão 02
Jardim Santo Ignacio
São Bernardo do Campo - SP
09850-300

Unidade Santos (SP)

Vila Mathias

Unidade Valinhos

Vila Santana