Distribuição logística e promoção devem andar lado a lado. Afinal, se uma empresa desenvolve estratégias de marketing com kits promocionais e boas ofertas em produtos, mas não consegue entregá-las aos clientes, todos os esforços serão inúteis.
Dessa maneira, a distribuição é ponto central de uma promoção que depende de entregas. A logística se preocupa com a distribuição física dos kits, por isso é uma parte importante da cadeia de suprimentos ou da rede de entrega de valor de marketing.
A entrega de kits promocionais é bastante utilizada nas empresas para fornecer valor na forma de produtos ou serviços, atrair novos clientes, reter clientes existentes, experimentar novos conceitos de produtos e responder às demandas em constante mudança do consumidor e também um jeito de promover efetivamente o valor corporativo e o de suas ofertas. A questão é que a empresa promoveu bem seu valor e convenceu o consumidor a comprar algo, e agora, precisa entregá-lo a tempo, independente da demanda.
Passos para melhorar a gestão durante a distribuição de kits promocionais
Para os comerciantes, a distribuição de kits promocionais exige trabalho e muita dedicação. Afinal, a ideia é fidelizar clientes e agradar, claro. Mas uma falha na preparação, pode pôr tudo a perder. Contudo, a distribuição deve ser perfeita, ou o mais perto disso possível.
Dessa forma, a logística tem que estar preparada, do recebimento dos kits, montagem, definição de roteiros e tudo que envolve o armazenamento e a distribuição.
Antecipação
Em tempos de ofertas, sua empresa deve estar preparada para reagir a uma variedade de cenários que podem ocorrer à medida que a promoção avança. Antecipe-se aos problemas e às demandas. O setor de marketing deve estar alinhado com a logística para evitar, minimizar e eliminar possíveis problemas de demanda, permitindo assim, que suas promoções sejam eficazes e cumpram com todo o potencial do proposto.
Estoque
Ao preparar a logística para a entrega de kits promocionais, o estoque tem um papel crucial dentro desse planejamento. Uma alta inesperada e a falta dos produtos em estoque podem manchar a reputação da empresa. Tenha controle do estoque, solicite garantias dos fornecedores e da transportadora.
O mapeamento do estoque evitará prejuízos e reclamações. Lembre-se que a montagem de kits serve para zerar o armazém, mas se a campanha estourar e ultrapassar o limite de vendas, a empresa perde a oportunidade.
Prazos
O atraso nas entregas é disparado o maior motivo de reclamações. Um kit promocional, acredite, causa ainda mais ansiedade, as pessoas esperam pelo produto contando os dias. Um atraso é motivo de frustração e raiva, por isso atente-se aos prazos. As dicas para lidar com isso, são:
- Coloque uma “gordurinha” nos prazos por questão de segurança. A demanda será maior, quem sabe informar um ou dois dias a mais do calculado como prazo final, pode evitar queixas caso um evento inesperado aconteça e atrase a entrega.
Se a distribuição pode ser facilmente realizada em dois dias úteis, por exemplo, nessas situações pode ser mais confortável informar algo do tipo: “Sua encomenda será entregue em até 3 dias úteis, podendo sofrer variações para mais ou para menos”.
- Informe o cliente em toda a cadeia de distribuição. Sabe aquelas mensagens via push up ou notificações de Whatsapp como “Seu produto chegou ao estoque”, “Seu produto chegou ao local de distribuição”, “Seu produto saiu para entrega”, entre outras? Elas servem para acalmar e manter a expectativa do cliente.
- Acompanhe de perto todo o processo nas transportadoras. Seja no software que a empresa disponibilizar, via aplicativo ou qualquer que seja a forma de atendimento, se está com alguma desconfiança, lembre-se do ditado “é o olho do dono que engorda o boi”.
Definição de roteiros
Essa parte fica com a transportadora, caso você tenha uma. Mas também depende do tamanho da empresa que contratar, pode ser que o empresário precise usar a expertise dele e ajudar na definição do roteiro de entregas.
Transportadoras grandes como a MXLOG planejam o roteiro que será realizado para evitar atrasos, trânsito e imprevistos. Com um roteiro definido, é possível prever o tempo de transporte. Às vezes um caminho mais curto pode levar mais tempo, dependendo da região, o que parece melhor, pode não ser, os congestionamentos são bastante previsíveis nas grandes cidades, por isso é bom definir bem o roteiro e assim, qual tipo de transporte poderá ser utilizado para as demandas.
Transportadora
Como vimos, a logística para a distribuição de kits promocionais é rigorosa e essencial para o sucesso da campanha. Os detalhes nem deveriam se chamar detalhes, de tão importantes que são.
Agora se você tiver bem amparado por uma transportadora integrada como a MXLOG, pode ficar despreocupado. Na MXLOG, suas demandas são prioridades, sempre, definimos equipes para cada etapa e cada cliente.
Passando pelo recebimento, montagem de kits, se necessário, armazenamento, distribuição e até quanto às notificações de status de pedidos via SMS ou WhatsApp. Conosco, seus kits estarão em boas mãos. Afinal, já são mais de 35 anos realizando esse tipo de trabalho, tempo suficiente para aperfeiçoarmos nosso serviço, cada vez mais.