Algumas medidas de segurança garantem a integridade da carga em todas as etapas da distribuição. A segurança da gestão logística impacta diretamente na competitividade de uma empresa, portanto, essa é uma questão central para as estratégias corporativas.
O roubo de cargas, e os danos decorrentes de acidentes ou desleixo no manuseio durante o armazenamento ou transporte, representam prejuízos financeiros para as empresas envolvidas, além de atrasos que vão desde a fabricação, operações até as entregas.
Por isso, a segurança é fundamental para garantir a eficiência e o cumprimento da distribuição de produtos. E as formas de detectar, mitigar riscos, ameaças e aumentar a proteção e manuseio é feita através de uma série de medidas protetivas e preventivas.
Medidas básicas para garantir a segurança
Algumas medidas devem ser consideradas ao implementar um plano de segurança logística, são elas:
1) Escolha uma transportadora e um parceiro logístico que ofereça um serviço de armazenagem robusto, com sistema avançado de segurança que vise localizar a carga facilmente.
2) Lacres e fechaduras são medidas que garantem a integridade dos produtos, além de fiscalização de contêineres e caminhões de carga.
3) Verifique os antecedentes dos seus contratados, isso pode parecer rude, mas é uma medida de segurança. Implemente um sistema de identificação de funcionários e restrinja o acesso às áreas de carga e descarga apenas ao pessoal com autorização.
4) Utilize a tecnologia para padronizar e controlar a movimentação, armazenamento e transporte dos produtos.
5) Analise a documentação de todas as cargas, tenha um responsável por isso. É preciso entender quais documentos são necessários e verificar se os contratos e documentos estão claros e precisos.
6) Câmera, sinalização, extintores de incêndio etc. são medidas de segurança que devem ser implementadas nas áreas de carga e armazenamento.
7) Desenvolva políticas de procedimentos de segurança digital para proteger os registros e controle da carga.
8) Treine a equipe para identificar ameaças e propor soluções, agindo proativamente.
3 áreas para focar
As três principais áreas que necessitam de concentração no quesito segurança e proteção, são:
Carga
Furtos, perdas e danos são os problemas mais comuns quando se fala em cargas. Os sistemas de segurança devem incluir leitor de código de barras ou marcadores e leitores eletrônicos para registrar a entrada e saída de mercadorias. As entregas devem possibilitar acompanhamento em tempo real.
Também existem sensores de temperatura para facilitar a verificação de que os produtos perecíveis estão sendo armazenados e transportados nas condições necessárias para que cheguem em bom estado de consumo.
Roubos e acidentes
Contratar seguro é uma forma de proteger os bens e realizar ações preventivas para proteger o lucro operacional de riscos ou emergências advindas do armazenamento e transporte de mercadorias.
Os riscos cobertos pelo seguro devem cobrir perdas, danos específicos e custos de salvamento. Se ocorrer algum sinistro, a seguradora pagará assim que as responsabilidades estiverem claras e a indenização correspondente for definida. É bom ter tudo documentado.
Sistemas de segurança
Estes incluem tanto aqueles implementados para facilitar o registro e controle de mercadorias; as criadas para garantir a invulnerabilidade das instalações de carga e armazenamento; e aqueles que auxiliam no monitoramento em tempo real da mercadoria durante o transporte.
De sistemas de GPS para veículos de transporte a etiquetas de código de barras inteligentes, as soluções de segurança para logística usam a tecnologia para monitorar e verificar a movimentação de cargas, detectar e enfrentar ameaças e reforçar o controle sobre quem acessa as instalações.
Ferramentas tecnológicas como serviços de localização em tempo real, sistemas de identificação baseados em biometria e detectores de intrusão e incêndio são altamente eficazes para responder o quanto antes contra ameaças.
Quando se trata de melhorar a segurança logística, uma escolha acertada seria formar uma parceria estratégica com uma empresa com conhecimento de causa, experiência e recursos tecnológicos necessários para oferecer soluções de acordo com suas necessidades.
A perda de mercadorias, roubo e danos podem apagar qualquer vantagem competitiva obtida pelo comércio. Planeje, prepare e implemente estratégias para gerenciar riscos e aumentar a segurança de suas entregas.
Contrate uma transportadora, mas investigue antes
É isso mesmo, exerça a diligência ao contratar uma transportadora. Ter uma parceria de transporte pode ser uma excelente estratégia para garantir a segurança, mas saiba contratar. Analise os pontos abaixo:
- Há quanto tempo a transportadora está ativa?
- Como são seus equipamentos e centro de armazenamento e distribuição?
- Seu pessoal é treinado e qualificado?
- Qual o histórico dela?
- Consulte o portfólio de clientes da transportadora.
A MXLOG possui todas as características necessárias para realizar armazenamento, transporte e manuseio com segurança, previsibilidade e eficiência.
Há mais de 30 anos atuamos na logística de empresas que buscam soluções assertivas, agilidade nos processos, atendimento personalizado e alta performance nos serviços prestados. Somos pioneiros em transporte e envio de mercadorias para todos os lugares do Brasil, armazenamento estratégico, gestão de documentos e movimentações logísticas.
Conheça nossas instalações e descubra porque clientes como Yoki, Microsoft, Maersk, Bosch, Samsung, Poupafarma, Ache e muitos outros, confiam em nós.